Para ter uma boa redação

A escrita está para a leitura assim como a fala está para a audição. Se para aprender a falar precisamos ouvir, para escrever bem o primeiro passo é ler. Quanto mais você lê e quanto maior for a qualidade do que você lê, melhor escreverá.

Para escrever bem você precisa ter um bom vocabulário, assim não cansará seu leitor usando muitas vezes um número restrito de palavras. Precisa também ter uma idéia de como organizar o que quer dizer, e isso você pode desenvolver através do exemplo de grandes escritores. Cada um tem seu estilo e quanto mais você ler mais estilos conhecerá e terminará por desenvolver o seu próprio estilo, aquele no qual se sente mais à vontade escrevendo.

Ter algumas noções de literatura também ajuda bastante porque a forma de escrever uma carta é diferente da que se usa para uma redação, por exemplo. Claro que algumas pessoas têm o dom da escrita, mas isso não significa que quem já não nasceu com esse talento não possa desenvolvê-lo.

Se você não tem o hábito da leitura e nunca consegue passar do primeiro capítulo de um livro, comece em doses homeopáticas e com obras que exijam menos esforço para entender. Acostume-se a anotar num caderno o que achou interessante e também as palavras que não conhece para consultar um bom dicionário.

Se você está estudando um idioma e pretende aperfeiçoar sua redação, aproveite para ler algumas obras na língua que estuda, mesmo que no início tenha que procurar o significado da maioria das palavras. No começo isso pode ser um pouco cansativo, mas aos poucos você lerá cada vez mais depressa e entenderá uma parte maior do conteúdo.

Livros com muitas páginas podem ser exaustivos para quem está começando, então que tal começar com histórias em quadrinhos? Será mais interessante e depois de um mês você já poderá começar a ler livros inteiros. Comece com livros de contos ou crônicas, e proponha-se a ler uma crônica ou conto por dia e logo verá que não só isso não será mais um “sofrimento”, como já estará gostando.

Tente ler sobre o que gosta, há muitos autores para escolher. Alguns escrevem com humor, outros escrevem livros policiais. Escolha o que mais lhe agrada, disponibilize no mínimo meia hora por dia e comece já. Boa leitura!

Leia também:
O mito da redação
(zaida coirano)

About these ads
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 59 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: