Por quê estudar gramática?

Digamos que você estude um idioma ou mesmo que queira escrever melhor em português, ou esteja procurando um emprego. Em qualquer dos casos a gramática pode ser um auxiliar – ou derrubá-lo de vez. Cada idioma possui uma gramática própria assim como cada país tem as leis que o regem. Não conhecer a gramática seria como navegar sem bússola ou mapas, a qualquer momento você pode colidir com alguma coisa que o levará ao fundo.

A gramática não é tão difícil quanto parece e tem seus encantos porque é baseada numa lógica e estabelece regras que não devemos infringir se quisermos ser bem entendidos, mas para isso precisamos primeiro conhecer esses regulamentos que são a diferença entre expressar-se bem ou falar de forma errada ou inculta.

Antes de mais nada é sempre bom ter à mão um bom livro de gramática para uma necessidade urgente de última hora. A gramática é tão indispensável quanto um bom dicionário na hora de resolver suas dúvidas. Acostume-se a consultar seu livro de gramática freqüentemente e aos poucos vá se familiarizando com ele.

No início será um pouco complicado mas tenha paciência, essa é uma área que para ser entendida precisa ser absorvida aos poucos e normalmente os livros têm todo um “passo-a-passo”. Uma boa gramática deverá não só lhe informar sobre sujeitos e predicados, conjugação de verbos e coisas assim, mas no caso de um idioma estrangeiro, também mostrar-lhe diferenças de usos entre estruturas ou mesmo regiões onde a língua é falada. De nada adianta aprender a usar must / may / might como probabilidade se você não entender a diferença entre eles e quando escolher um ou outro.

Saber ou não a gramática pode ser a diferença entre passar no concurso ou não, ser aprovado numa entrevista ou não. Falar bem seu idioma também implica em aprender a gramática, para não cometer erros graves como dizer “para mim fazer”, “eu vi ela”, “o pessoal foram”, “não que isto seje”, “de menas importância”, “vou ponhar isso ali” e bobagens no gênero, que agridem os ouvidos de quem se especializou um pouco no assunto.

Pode parecer bobagem, mas falar e escrever errado provocam uma má impressão, e como a primeira impressão geralmente é a que fica, depois dará muito mais trabalho mudá-la. Melhor então começar logo a aprender, porque como eu disse, a gramática obedece à uma lógica, e se você conhece a gramática da sua língua terá muito mais facilidade para aprender todas as outras.

Leia também:
A importância da vírgula

(zailda coirano)

15 Comentários

  1. Helenilson Pereira da Silva

    Atualmente há uma corrente de lingüistas defendendo que a Gramática Normativa é opressora e símbolo do poder. Iniciam a discusão com a nessecidade que temos de observar as variantes lingüísticas. Mas a norma culta é a variante lingüística empregada nos meios acadêmicos, na política e sem o aprendizado da Gramática Normativa está exatamente ocorrendo a marhinalização daqueles que têm a escola como meio de aprendizado.
    Espero que refiltam sobre isso.

  2. Doniseti Raimundo

    Ola eu sou um cara que tem um trauma tão grande ,porque eu aprendi tudo errado,eu falo errado, escrevo errado,não uso acentos os ss ç z s me confunde tudo, não sei pontuar direito, eu sou um cara revoltado, pois eu comecei a estudar eu tinha 20 anos quando eu aprendi alguma coisa eu tenho o segundo grau completo, mas não sei nada direito.o que eu faço isso não entra na minha cabeça se aqui esta mais ou menos certo é porque eu tenho um programa de correção

    • A necessidade é a maior motivação, portanto um adulto que precisa aprender acaba aprendendo mais que uma criança que aprende porque é obrigada a tirar nota na prova. Aqui no blog você vai encontrar a indicação de um dicionário de gramática, recomendo que o compre porque é bem direto e descomplicado, você só resolve a dúvida que tem.

  3. danilo

    como aprender mais da gramatica

  4. danilo

    mandi alguma coida para mim

  5. Farley

    [...] “Por quê” estudar gramática? [...]

  6. Maria Eli

    Gostaria de saber mais sobre o seguinte termo integrante da oração: objeto direto preposicional. Pois pretendo fazer um artigo científico sobre este tema. Por favor mande algo para mim! Obrigada!

  7. Agora eu entendir porque você pois lá em cima “Por quê” no mesmo modo que aparentar ser que muito lugares o que vale é a gramatica a na linguagem de falar. Obrigado mais mesmo assim arruma isso é “porque” baby

  8. Val

    Qual deve ser a ordem correta de se estudar a gramática?

  9. Danilo não e coida e coisa seu jegue

  10. poliane

    por que sim e´bom aprender vc não gosta de estudar?

  11. Thaisa

    Adorei a postagem porque em muitos sites que estou pesquisando não defendem a importância da gramática para o aprendizado de inglês.
    Estou construindo o meu projeto de pesquisa cujo título é ” a importância da gramática inglesa para o aprendizado do idioma”.Caso tenha algum conteúdo adicional para me indicar, fico agradecida.

  12. Amanda Priscila

    Vou fazer um concurso na UFRN para TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO, e preciso me adaptar mais na GRAMÁTICA,é o meu primeiro concurso.
    Espero que possam me ajudar,Obrigado.

Trackbacks

  1. A importância da vírgula « Aprenda Fácil
  2. Gramática fácil « Aprenda Fácil
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 58 outros seguidores

