Como estudar para a prova

Na hora de estudar, como em tudo o mais que fazemos, é importante ter um plano de ação antes de executar. O melhor é ter em mãos a lista da matéria que vai ser abordada e se possível fazer um teste antes para ver como está seu conhecimento, porque o tempo é precioso e não adianta nada estudar o que você já sabe, deixando de lado o que ignora.

Com a lista em mãos, na frente de cada item vá dando notas para si mesmo de zero a 5, conforme seu conhecimento naquela área ou assunto específico, e estude de acordo com essa nota, conforme a sugestão abaixo:

  • nota zero – em assuntos sobre os quais você não sabe nada, você precisará de ajuda. Pode ser que seu professor concorde em ficar alguns minutos a mais com você depois da aula para ajudá-lo com uma explicação extra (eu concordaria), e se por acaso ele não puder, peça a um colega de classe que entenda do assunto para explicar-lhe. Se tiver muitas dúvidas, compensa até ir à casa dele e passar uma tarde aprendendo sobre o assunto.
  • nota 1 – sobre esses assuntos você pode até estudar sozinho, mas dedique bastante tempo para isso. Passe uma ou duas horas relendo toda a matéria, faça gráficos e resumos, tente decorar dados mais importantes, pergunte aos colegas de classe o que sabem disso.
  • nota 2 – nesses assuntos você está um pouco melhor, mas mesmo assim precisa reforçar seu conhecimento. Que tal ir à biblioteca pesquisar sobre o assunto, ou mesmo na internet? Mas não deixe o msn ligado, senão adeus estudos!
  • nota 3 – nesses assuntos você já está melhor, mas com certeza se não estudar vai ter dúvidas na hora da prova, e já que tirou as dúvidas mais urgentes nos assuntos com nota menor, vale a pena investir um pouco do seu tempo informando-se melhor. Leia suas anotações e se tiver tarefas já feitas sobre o assunto, apague e faça tudo de novo.
  • nota 4 – quase perfeito nessas áreas, se sobrou um tempo sempre é bom dar uma lida na matéria, quem sabe ficou alguma coisa para trás que você não percebeu da primeira vez que aprendeu?
  • nota 5 – tranqüilo, nem precisa perder tempo, já que você já sabe tudo do assunto, é quase um expert.

Agindo assim você estuda o que sabe menos, dedicando maior parte de seu tempo e esforço a eles, deixando sempre o que sabe melhor para o final.

E o que fazer se você se atribuir nota zero em tudo? Bem, nesse caso ou você não assistiu nenhuma aula esse bimestre, ou está precisando urgentemente mudar sua postura como aluno, porque se você não sabe nada de nada é porque deixou para aprender tudo às vésperas da prova. Meu conselho nesse caso é você tentar aprender o que achar mais necessário e rezar bastante para a prova ser toda a respeito desse assunto.

Leia também:
Ano novo, vida nova
O trabalho de casa
Dúvidas, gente?
O prazer de aprender
Como estudar
Atendendo a inúmeros pedidos

(zailda coirano)

127 Comentários

  1. eu queria sabe cm sabe pra estudar para prova;
    bjoss

    Zailda responde:
    Se você seguir os passos que descrevi, com certeza terá uma boa nota.
    Obrigada pela visita e volte sempre.

  2. [red][i][gray]]eu queria sabe cm estudar para prova?

    • Giulyanne

      Olha, faz assim…
      1°- Pega a apostila, o caderno e uma folha (com linha) em branco.
      2°- Leia toda a apostila e o caderno
      3°- Faça o resumo de cada parte, sem esqueçer de NADA!
      4°- NÃO COPIE A APOSTILA INTEIRA! Não copie, leia um parágrafo, e escreva o que você entendeu, sem palavras difíceis, assim ficará mais fácil quando você for ler seu resumo!
      5°- Não deixe para estudar de última hora, estudo todo dia um pouquinho, no mínimo 10 minutos!
      6°- Organize bem os seus horários de estudo
      7°- BOA SORTE
      Espero que tenha gostado das dicas!
      Beijinhos,
      Giulyanne.

  3. karoline lima morais

    eu quero estudar para a prova de ciencia
    e ciclo da agua
    saneamentobasico
    estudar fisico da água
    propiedade da água
    corpo humanopartes do corpo humano

    • camilinha 321

      e facil so digitar estudar a materia e para prova do lado …!quer saber mais, me fale

  4. RAFELA

    É MAERAVILHOSO

  5. caroliine arruda

    parabens adorei a tecnica e vou espalhar o seu blog para minhas amigas……..e aposto que na proxima prova vou tirar 10 rsrsrsrs……brigada pela dica e trudu de boum pra vx……

    bjkass
    s

    ss

    sss

    carol….

    • Olá Carol!
      Sua visita é bem-vinda, aceito sugestão de assuntos para as postagens, ok?
      Um abraço.

  6. eu quero saber o jeito mais facil de estudar para prova de ciencias,mas esse site não soube responder.
    OBRIGADA

    • Olá Lorena:
      O jeito mais fácil de estudar Ciências é o mesmo de estudar qualquer coisa. Talvez o você não tenha encontrado a resposta que queria encontrar, uma fórmula mágica para aprender. Essa realmente eu não tenho e acho que não existe.

  7. Verônica Christal

    Adorei o blog só que não era isso que eu queria eu queria para prova de ciencias OK Obigada VERÔNICA

    • Olá Verônica
      Infelizmente o blog não trata de uma matéria específica, mas do aprendizado de modo geral. Valeu a visita, retorne quando precisar.
      Um abraço

    • maria eduarda

      como estudar a prova de ciencias se vc olhar pra tras a professora briga com vc a materia de ciencias ela mandou agente estudar por que a prova e segunda feira 20/09/2010

  8. Jessica

    Acho que estava muito mal nesse bimestre escolar…
    Mas graças aos seus conselhos,a ficha caiu a tempo.
    Pretendo melhorar muito,principalmente no proximo bimestre…
    Serei uma nova aluna,deta vez muito melhor…
    Muito Grata…

    • Olá
      Fico contente por ter ajudado.
      Apareça sempre!
      Zailda Coirano

  9. emily

    amanhã 11 segunda-feira tenho prova de ciencias
    a professora disse que esta muito deficil a prova
    mas quero tirar uma nota boa para passar de ano
    meu sonho é tirar nota 10 em todas a provas
    thau tenho que dormir sedo!!espere que eu tire uma boa nota!

  10. eu estudo um pouco e tem nota baixa de todas as materias.eu não estudo muito.

  11. jiuliane

    Eu tenho prova de ciencais terça-feira e eu qero tirar uma nota boa para eu passar de ano.Se deus dizer eu vou tirar nota boa e vou passar de ano

  12. Gabriele

    e ingles em gente?

    • e isso ai vc e dimais garota vc foi sensacional

  13. tenho prova amanhã vou ver se dá serto

  14. leticia

    tenho prova amanhã vo tentar e ve se da serto ….

  15. eu só estou aqui para saber mais sobre provas eu queria
    saber sobre a prova brasil e simulado

    saber sobre a prova brasil e tanben sobre o simulado

    • Olá Thaís
      Em breve publicarei sobre o assunto, já está anotado.
      Um abraço
      Zailda Coirano

  16. eu presiso estudar

    • Olá Thais
      Todos precisamos, se quisermos aprender. Consulte o blog para descobrir formas fáceis de estudar e aprender.
      Um abraço
      Zailda Coirano

  17. hellem

    como estudar para a prova do sistema respiratorio??
    gostaria d saber!!! ficaria grta se vcs me ajudacem……

    • Olá Hellem!
      Para estudar qualquer mátéria é o mesmo: leia o texto todo grifando o que é mais importante, depois volte relendo o que grifou e olhando as figuras, também tentando lembrar o que o professor disse na aula. Caso tenha dúvidas, sugiro que procure material adicional com a ajuda do Google.
      Um abraço
      Zailda Coirano

  18. Eu to estudando pra akeles negocio de historia
    essas coisa e foda.

    aFFFF a prova vai se amanha :(

    voo cola Xd :)

    Gente me add vi_marifonsrhuj@hogmail.cet

  19. eu queria sabe como a gente aprende com os amigos pertubando

  20. Por favor vc me ajude preciso estudar para portugues mais nao estou entendendo nada,e tirei 4no teste e irà cai;concordancia verbal,regencia verbal,figuras de linguagem e crase.Acima de tudo a professora nao explicou e nem passou a revisao, vc pode me explicar?

  21. e a prova vai ser amanha!

  22. por favor me responde hj,bjks =]

  23. amiga nao lhe conhesso mas gostaria da te conhecer …
    meu professor de ingles falor que nunca penssaria que eu ia tirar nota baixa ,nao sei prque eu me prejudiquei gostari de tirar nota boa em duas materias (ingles e matematica)gostaria que voce me ajudasse alem eu nao te conher,mas eu fico muita anciosa para brincar com minhas amigas.O que preciso para deixar disso.

    meu nome e gabryelle e o seu

    beijos…

    • Olá
      Gabryelle, meu nome é Zailda Coirano.
      Visite o blog e leia os artigos, espero que ajudem.
      Um abraço
      Zailda Coirano

  24. eloisa

    ou quero estuda para prova lerda

  25. oioioioiooi men saber ler este lerdo

  26. jkghbtse

  27. lara

    num seim merda nenhuma dessea burro desse site so fala mitira vou curtir mais msn e orkut

    • Lara: Pela forma como escreve imagino que deve ficar no orkut e msn mesmo, que me parecem mais adequados julgando pela forma como escreve. Zailda Coirano

  28. queria estudar mas soqe não encontrei, qe pena.

  29. Lucas

    Olá,

    Tudo bem Zailda?

    Obrigado pelas dicas, tem ajudado a todos. O essencial além das dicas é a disciplina que cada um tem que ter, priorizando o que acha importante naquele momento.

  30. Kaus

    Nossa, o português daqui está ótimo!! kkk.. brincadeira
    eu queria saber assim, tenho pouco tempo pra estudos, e queria saber se tem um metodo pratico e rápido de “decoreba”

  31. Caroline

    eu queria saber como estudar para o provão de todas as matérias
    e queria saber o modo mais facil de estudar varias materias e lembrar de tudo o estudei na hora da prova

  32. Mara Vieira

    ola !
    Tudo bem Zailda?
    achei muito interreçante suas opniões sobre as redações, vou prestar vestibular amanha e estou meio insegura mesmo com suas opniões, o que faço para acabar com essa insegurança, sera que vc tem algum e-mail para eu poder conversar com vc?preciso de algumas dicas…

    beijos

    por favor me responda.

  33. oiiie olha brigaduh pela sujestão vamos ver se dah serto blz
    Beijosssssssssss

    BY:thayane

  34. Bom seg tenho prova vou tentar as escritas acima e vo ver se da serto

    bjsssssssss

  35. Jessica

    sempre me avalio mais na hora me da um branco como posso me comcentrar mais ?

  36. THAIS

    EU QUERO PELO MENOS APRENDER COMO ESTUDAR PARA A PROVA DE INGLES ME AJUDA POR FAVOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    • karla

      Eu nao eu nao sou professora

  37. THAIS

    me ajuda a estudar ?bjsssssssssssssssssssssssssssssssss

  38. gabriella

    Eu vou tenta para ver que eu vou passa

    • jessica

      so estudar tudo que voce APRENDEU >SEI que vai conseguir.bjs

      • ñ vc esta emganado porque ssi tiver coisasa muito iportante e vc ñ saber iai com que fica

  39. gabriella

    eu vou tenta tabom

  40. eu vou tentar so tenho um dia ta bom…

  41. Thaina

    Quero ajudaaaaaaaaaaaaa,
    como posso estudar ?
    estou na setima serie, só que vou fazer uma prova para ir direto pra oitava.
    não sei o que faço.
    o que eu estudo?

  42. nosa preciso estudar rapido

    • olha ñ estuda muito rapido porque se for asim vc ñ vai aprender nunca estuda com muita cauma

  43. ee muito inportahnte me ajudou muito obrigada

  44. Débora Cristina

    gostei das dicas , é bom para nos sabermos sobre isso tudo ..

    ADOREI ♥.♥

  45. eu queria saber as materias que provavelmente a 5 serie (6 ano) estuda pois não copiei nem 1 materia
    bjs xau!!!!

    • pois vc tem que copiar todos o trabalhos como eu sou estudiosa beijo

  46. Davi

    Tenho que estudar pra a prova de GEOGRAFIAA

  47. po e muito bom porque eu fui estudar para a provo aqui tirei nota 10 gente entra aqui porque voce vai se da bem na sua prova porque aqui tem tudo se voces estudar para a prova de matematica voce vai encomtrar so aqui gente tenta que vale a pena isso que eu estou dizendo e meu coraçao que esta me ajudando palavra de coraçao deus te abensoa eu nao sou crente mais eu acredito na palavra de deus boa sorte na sua prova beijossss voces fez muito susesso deus que ti agrade voces teve sote beijossssssssssss

  48. olha hoji é aminha prova de Ingles estou muito preocupada poque ñ entendo nada de Ingles mais estou estudando bastante e é isso oque vc deveria fazer.cinthia do nascimento gomes.mora em,curalnovo do piaul

  49. OLa zailda bem vou seguir esse conselho aew mais queria saber essa eu fasso uma lista de notas certo aew eu estudo tudo q eu sei e mando meu irmao pergunta tudo q eu souber eu vou atribuindo a essa nota tou certo ou errado por favor me responde adorei as dicas obg

  50. maria virginia oliveira e silva

    tenho uma filha de 11 anos ela esta cursando quinta serie do ensino fundamental ou sexto ano e ela tem dificuldade de concentraçao,memorizaçao e interpretaçao,por indicaçao de uma psicopedagoga que procurace uma boa professora de portugues para que fizesse esse trabalho com ela,mas nao estou conseguindo uma professora disponivel em minha cidade,gostaria de receber algumas sugestoes de como poder ajuda-la como textos e outros metodos,desde ja agradeço.

  51. Hellomoto,queria saber c vc pode me dar dicas de como estudar para uma prova que eu tenha que resumir um conteudo.(folhas.MUITAS)Grato,

  52. como posso estudar para aprova se não tenho nem um coteúde e não sou muito inteligente ?como faço ?

    beijos de amandinha*-*

  53. mermao doido tenho prova segunda mais to cuma priguiça pior que e de matematica to ferrado

    kkkkkkkkkkkkkk—-

    • o e so vc estudar antesd de dormir e e durmir 8 oras de somo e que tira des fasinho

  54. helena

    adorei vou estudar muito adorei suas dicas obrigada!

  55. ai eu estudo estudo e no fimal das conta isso me deixa uma raiva pq eu tiro zero e eu estudei muinto… como fazer nao esquecer na hora da prova

  56. senhor meu deus !!!!!!….senhor apaga a luz!!!!!!nao!!!!meda!!!!!!

  57. Caio

    lol eu nao sei pq eu estudei que so e fiquei em recuperação em português fazer uque agora e pra recuperação aaaaaaaaaffffs….

  58. parabens otimo!!!
    bjoss

  59. mary

    parabens otimo bjossss

  60. Gabriela

    Eu estudo 2 horas e meia e não consiguo tirar notas boas o que eu faço.<<

    • Olá
      Na verdade não é bem o tempo que você gasta estudando que vai determinar o seu rendimento. Você tem que ver como você aprende e estudar da forma certa. Aqui no blog há muitas dicas sobre como estudar.
      Zailda

    • olá eu gostaria de esfoço para minhas provas 2 bimesmestre eu fiquei em duas provas é eu gostaria de uma ajuda as provas que eu fiquei foi geografia é imformática é eu gostaria de ajuda esse bimestre eu naõ quero fica em men uma esse bimestre naõ tem recoperaçaõ><?

  61. Jonathan

    estude pra prova e durma 8 horas antes dela o seu selebro vai fucionar menhor e vc vai se sair bem

  62. Jonathan

    estude pra prova e durma 8 horas antes dela o seu cérebro vai fucionar menhor e vc vai se sair bem

  63. brenda

    estou muito mal ne algumas materias esse ano e estou agora presizando uma maneira de estudar p alcanssar o q eu quero quero muito q vc me ajude.
    nas materias : física, historia e geografia
    estou presizando muito de sua ajuda.

  64. caio

    olha moça eu so meio burro mais se eu quise eu posso tira nota boa mais só estudando entao mais tem um problema eu nao sei fazer resumo meu pai ja tento de tudo me ajudar fazer um resumo mais nao consigo entao espero que vc possa me ajuda bjss ass:caio

  65. olha eu estudo um monte mas quando eu xego na hora da prova eu esqueço de tudo…e cai tudo oque eu ñ estudei…e eu ñ consigo estudar eu ñ tenho voia spakpsapska

  66. as materias que eu mais tenho dificuldads dão história geografia e ingles:@

  67. caroliny

    tenho prova amanhã de ingles e num estudei… num sei nada, e to ferrada! a uma maneira de concerta? *-* KOSAKOSKAS :D

  68. obrigadoo por toda a atenção que vc deu a nós aprendi muitas coisas que não sabia eu queroo estudar para ser uma cantora tenhoo muitoo talendo mesmo em cantar obrigado muito mesmo vc é muito enteligentii vlw.

  69. Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!Obrigada pela ajuda!

  70. cassiano

    como estudar para prova de literatura

  71. Louise

    bom eu nem preciso falar sou muito inteligente pois estudo sempre!!!!!
    UMA DICA:Q

  72. Louise

    UMA DICA QUANDO FOR ESTUDAR PRA PROVA COM SEU AMIGO(A)FASSA O SEGUINTE:DIGA A ELE(A) QUE ENQUANTO ESTUDAR FALARÁ SOMENTE SOBRE O ASSUNTO DA MATÉRIA…
    POR EXEMPLO:EU E MINHA AMIGA VAMOS ESTUDAR POR 2 HORAS,O COMBINADO É DURANTE AS DUAS HORAS SÓ PODEREMOS FALAR SOBRE A MATÉRIA ….

    OBRIGADO PELA ATENÇÃO (BURRINHOS)BRINCADEIRA……………..

  73. maria eduarda

    a maneira mais fasil de copiar a prova

  74. oi eu não sei mais o que fazer por favor minha prova é na segunda fiquei sabendo na sexta me ajude se não vou tirar 00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

  75. Luísa

    Nossa por causa dessa técna eu tirei 100 numa prova valeu fui…

  76. Gabriela

    olá, minhas provas de matemática é muito doficil…
    queria saber se vc pode me ajudar a me concentrar nos números.
    obrigada
    bjs.

  77. olá,meu nome é Isabella, E TENHO MUITA DIFICULDADE EM MUITAS MATÉRIAS,EU QUERO AGRADECER A Giulyanne E A Zailda Coirano E O Jonathan POR TEREM ESCRITO TODAS AQUELAS DICAS!

    Tenho certeza que essas dicas vão me ajudar muito!
    Isabella
    muito obrigado(a)

  78. obrigado pela a dica vou tentar,mas oq fazer quando chega na hora da prova e vc esqueçe tudo

  79. eu estudei muito atraves dessas dicas e agora estou tirando muita nota boa
    gostei das dicas
    valeu a pena!!!!!!!!!!!!!!
    :)

    • JA SEI

  80. eu comsigi passar na prova e vou passar de ano

    MUITO OBRIGADO POR TER MI ENSINADO

    • É É MUITO LEGAL A SOLUSÃO FOI ISSO PRIMERAMENTE ÃO SENHOR 2 VOCEIS

  81. Naathy

    Oii gente;
    beem eu queria saber como estudar inglês, tipo é fim de anoe to ralaando aqi, para não pegar exame e a minha prova e das preposiiton !
    tipo: between – entre
    across from- em frente
    é para se achar no mapa ;S .
    me ajuudem ?
    bjs:*

    • bruna

      divida o seu tempo naaty

  82. por favor me ejude eu fiquei de recuperação em matemática e eu queria uma pequena ajudinha para saber o q fazer e eu já seguios seus passos e eu ainda estou com muitas dúvidas por favor eu t emploro uma ajudinha

    Grato pela a sua compreenção

    Ass:Samir

  83. karen

    oi precisei de dicas muito obrigado vceis me ajudaram

  84. eu tenho prova de ingles e eu estava doente e ñ tenho nenhuma materia e agora o que que eu faço??
    preciso de sua ajuda..
    por favor me ajuda….
    *-*

    • bruna

      olha vou te dar um conselho pega essa materia que voce nao sabe vai na casa de suas colegas e conta porque voce nao tem o que estudar para a prova de ingles eese e o meu conselho te adorei js

  85. jakeline

    queria saber como estudar para a prova de matematica e tirar uma nota super boa

  86. bruna

    sempre tiro notas boas em todas as materias menos nao muito boas em matematica

    • livia

      eu tenho nove anos e vou explicar tudo desse ano e do ano passado

      o ano passsado

  87. alessandra cardoso da silva

    como eu faço pra me consetrar mais na hora de estudar para as provas

  88. como faço para estudar 3 provas?

    • livia

      bom o ano passado eu me conciderava a 2 segunda da classe mais a prof sempre dizia que eu era a primeira vou explicar como v tira notas boa 4 dias antes da prova voce faz uma provinha das provas responde e se da a nota estuda reflita segundo dia decore faça uma musica antes do dia das provas reflita e faça uma redaçao e estude no dia repita a musica olhe a prova que fez reflita e estude voce vai tirar 10 eu faço assim este ano eu prometo nao conversar ser a melhor da classe e etc fim

  89. como faço para me consentrar quando estiver fazendo a prova?

  90. Renatinha

    Isso é legal sim, fiz o mesmo e deu certo!!! Eu agradeço… :)

  91. e muito enteressante sou da quarta serie e sou uma das pessoas mais inteligentes da escola no ano passado eu ganhei o premio de mais inteligent da 3 serie

  92. eu nem preciso de estudar minha familia e tod ainteligente tios mãe pai irmão etc

  93. bruna

    eu sou bruna estou na sexta serie sou muito boa aluna tiro notas otimas , mas queria saber um jeito mais divertido de estudar..

  94. bem eu passe em portugês , historia, geografia , artes, religião, agra fauta o resultado das outras materia ,, mais eu tenho que fazer uma prova de inglês .. e preciso de ajuda ….

  95. Miquéias

    VALEU PELA AJUDA E COMENTÁRIOS, PRINCIPALMENTE ORE A DEUS E PEÇA AJUDA A ELE…
    E ESTUDE BEM, PORQUE DEUS AJUDA A QUEM SE ESFORÇA..
    BJÃO!!!!!!
    ABRAÇOS PARA TODOS!!!!!!!!

  96. ketlyn cristina

    oieeeeeee
    eu queria estudar pra prova de Lingua Portuguesa
    como eu faço????
    eu naum entendi esse site!!!!
    OBRIGADOO!!!!
    bjsssssssssssss KETLYN

  97. beatriz

    nao sei

  98. Olá Carol

    Não devem dar atenção a mim mesmo não. Se quiserem ESCREVER COMO VOCÊ ESCREVE devem dar atenção a você.

    Por outro lado, quem quer escrever certinho não irá dar atenção a você não.

    Quando for estudar, estudar, estudar para tirar dez na prova, não esqueça de estudar ortografia, você está precisando.

    Um abraço

    Zailda Coirano

Trackbacks

  1. Decorar não resolve « Aprenda Fácil
  2. Menos é mais « Aprenda Fácil
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 57 outros seguidores

