A importância da leitura

A Importância da Leitura

A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a “compreender” o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos, de certa forma, lendo – embora, muitas vezes, não nos demos conta.

A atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. Segundo Angela Kleiman, a leitura precisa permitir que o leitor apreenda o sentido do texto, não podendo transformar-se em mera decifração de signos linguísticos sem a compreensão semântica dos mesmos.

Nesse processamento do texto, tornam-se imprescindíveis também alguns conhecimentos prévios do leitor: os linguísticos, que correspondem ao vocabulário e regras da língua e seu uso; os textuais, que englobam o conjunto de noções e conceitos sobre o texto; e os de mundo, que correspondem ao acervo pessoal do leitor. Numa leitura satisfatória, ou seja, na qual a compreensão do que se lê é alcançada, esses diversos tipos de conhecimento estão em interação. Logo, percebemos que a leitura é um processo interativo.

Quando citamos a necessidade do conhecimento prévio de mundo para a compreensão da leitura, podemos inferir o caráter subjetivo que essa atividade assume. Conforme afirma Leonardo Boff,

cada um lê com os olhos que tem. E interpreta onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender o que alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isto faz da leitura sempre um releitura. [...] Sendo assim, fica evidente que cada leitor é co-autor.

A partir daí, podemos começar a refletir sobre o relacionamento leitor-texto. Já dissemos que ler é, acima de tudo, compreender. Para que isso aconteça, além dos já referidos processamento cognitivo da leitura e conhecimentos prévios necessários a ela, é preciso que o leitor esteja comprometido com sua leitura. Ele precisa manter um posicionamento crítico sobre o que lê, não apenas passivo. Quando atende a essa necessidade, o leitor se projeta no texto, levando para dentro dele toda sua vivência pessoal, com suas emoções, expectativas, seus preconceitos etc. É por isso que consegue ser tocado pela leitura.

Assim, o leitor mergulha no texto e se confunde com ele, em busca de seu sentido. Isso é o que afirma Roland Barthes, quando compara o leitor a uma aranha:

[...] o texto se faz, se trabalha através de um entrelaçamento perpétuo; perdido neste tecido – nessa textura -, o sujeito se desfaz nele, qual uma aranha que se dissolve ela mesma nas secreções construtivas de sua teia.

Dessa forma, o único limite para a amplidão da leitura é a imaginação do leitor; é ele mesmo quem constrói as imagens acerca do que está lendo. Por isso ela se revela como uma atividade extremamente frutífera e prazerosa. Por meio dela, além de adquimirmos mais conhecimentos e cultura – o que nos fornece maior capacidade de diálogo e nos prepara melhor para atingir às necessidades de um mercado de trabalho exigente -, experimentamos novas experiências, ao conhecermos mais do mundo em que vivemos e também sobre nós mesmos, já que ela nos leva à reflexão.

E refletir, sabemos, é o que permite ao homem abrir as portas de sua percepção. Quando movido por curiosidade, pelo desejo de crescer, o homem se renova constantemente, tornando-se cada dia mais apto a estar no mundo, capaz de compreender até as entrelinhas daquilo que ouve e vê, do sistema em que está inserido. Assim, tem ampliada sua visão de mundo e seu horizonte de expectativas.

Desse modo, a leitura se configura como um poderoso e essencial instrumento libertário para a sobrevivência do homem.

Há entretanto, uma condição para que a leitura seja de fato prazerosa e válida: o desejo do leitor. Como afirma Daniel Pennac, “o verbo ler não suporta o imperativo”. Quando transformada em obrigação, a leitura se resume a simples enfado. Para suscitar esse desejo e garantir o prazer da leitura, Pennac prescreve alguns direitos do leitor, como o de escolher o que quer ler, o de reler, o de ler em qualquer lugar, ou, até mesmo, o de não ler. Respeitados esses direitos, o leitor, da mesma forma, passa a respeitar e valorizar a leitura. Está criado, então, um vínculo indissociável. A leitura passa a ser um imã que atrai e prende o leitor, numa relação de amor da qual ele, por sua vez, não deseja desprender-se.
Maria Carolina
Professora de Língua Portuguesa e Redação do Ensino Médio e Normal

Fonte: http://www.colegiosantamaria.com.br/santamaria/aprenda-mais/artigos/ver.asp?artigo_id=2

Leia também:
Importância da leitura (resposta)
Leitura diária

About these ads

70 Comentários

  1. Drika Ramos

    Este texto ficou perfeito,ele abriu os meus olhos para o mundo da leitura e me deu algumas informações a quais eu estava a procura sobre a importância da leitura e de que forma eu posso trabalhar este assunto junto ao projeto que
    está em elaboração sobre a DEFICIÊNCIA DA LEITURA.

    Obrigada pelas informações sou aluna do terceiro período de pedagogia.

    Zailda responde:
    Infelizmente vivemos num país onde as pessoas relegam a leitura a um segundo plano e temos os preços de livros entre os mais altos do mundo, então é sempre bom divulgar o quanto a leitura pode beneficiar as pessoas e o quanto faz falta quando não se torna um hábito.
    Obrigada pelo comentário e apareça sempre!

  2. eriki

    bem seu texto ficou 10 parabens por você ser essa pessoa sabia olha muito obrigado pela informação sou aluno da 6° serie .. OBRIGADO..

    Zailda responde:
    É muito bom saber que o texto ajudou alguém, afinal a idéia é essa mesmo.
    Obrigada por comentar e volte sempre!

  3. D. ZAILDA,
    NA VERDADE, EU QUERIA UMA FORMA PRÁTICA DE ENSINAR MEUS FILHOS,08 E 10 ANOS, A ITERPRETAR TEXTOS,AGORA, TUDO NUM CONTEXTO MAIS INFANTIL, OU SEJA, QUERIA UMA FORMA DE ENSINÁ-LOS SEM SAIR DO SEU UNIVERSO AINDA DE BRINCADEIRAS. TENHO MEDO DE EMPURRÁ-LOS PARA UMA RESPONSABILIDADE MAIOR DE TER
    QUE FAZER AS COISAS COM PERFEIÇÃO.
    ME AJUDE, POR FAVOR, A FAZÊ-LOS APRENDER A INTERPRETAR E CONSTRUIR TEXTOS.

    Zailda responde:
    Estou encaminhando seu pedido à Nazareh Betzabe, ok? Aguarde postagem no blog sobre o assunto.
    Obrigada pelo comentário e apareça sempre!

  4. Janaina

    Zailda…

    Sou estudante de Direito ( cursando o primeiro período) , onde o curso exige leitura, leitura e acima de tudo compreensão e o emprego correto das palavras. Onde o texto acima nos mostra que é possível conciliar leitura a outros momentos prazerosos da vida como, por exemplo: Assitir TV, comer chocolate e coisas prazerosas da vida.Onde deixa calro que temos que buscar sempre o “novo” conhecimento independente da area que seja.
    Adorei o texto, parabéns pela escrita nos atingir de uma forma objetiva.
    Parabéns

  5. VANESSA FRANÇA

    com este texto consegui enxergar com mais importância a leitura,quando lermos como simples obrigação,realmente fica cansativo e nao conseguimos entender o que a leitura tenta nos passar(o autor)
    ler faz com o que você,tenha mais cultura,aprendizado em tudo que se vê e se fala de forma objetiva.
    adorei o texto
    grata!

  6. Humberto Lira

    A leitura é um processo maravilhoso que tem como ápice o orgasmo do conhecimento, esta é uma definição siginificativa da atividade de uma boa leitura.

  7. thiago santos araújo de lima

    A leitura é muito importante principalmente para um estudante universitário do curso de comunicação social,pois sem ela é impossível saber e compreender os assuntos,temas e fatos que surgem nonosso cotidiano.

  8. A leitura é importante em todos os momentos de nossa vida,ter o hábito da leitura é maravilhoso ela nos ajuda no nosso dia á dia.Ler sempre é estar atualizado em todos os sentidos nunca esqueça disso bjs.

  9. Agnes Venceslau

    Entende-se que a leitura é um fator primordial,pois é atraves da leitura que passamos a ter mas conhecimento, e desenvolvimento em nosso cotidiano.

  10. José Vicente

    Gostar de ler é moralmente necessário e de fundamental importancia,para que possamos adiquirir conhecimento.O hábito da leitura tem que ser prazerosa é um bom exercício para o cérebro é como ter gozos mentais.

  11. ler é essencial para o ser humano. É através da leitura que adquirimos conhecimentos, esta prática nos trás informações sobre o que acontece no mundo.
    Não é fácil adquirir este hábito,mais é importante nos esforçármos para adquiri-lo.

  12. Aldo Frederico

    A leitura hoje, é radicalmente prazerosa e estimula os jovens a praticarem e desenvolverem o conhecimento como vemos nessas provas de concursos, exame nacional.(Primeiro período administração).

  13. mastreone

    muito bom,só que vc colocou:Professora de Língua Portuguesa e Redação do Ensino Médio e Normal.porque normal e sim fundamental?

    • O texto não é meu e a pessoa que o escreveu se auto-define dessa forma, que deveria ser a correta na época em que ela escreveu o artigo, que me foi enviado por uma leitora e julguei adequado para o blog.
      Um abraço

      • fernanda

        não gente, Normal é “formação de professores”, é depois do ensino fundamental, vc pode optar por fazer curso normal ou ensino médio. A autora é minha professora ;D’ O texto é ótimo sim, bem esclarecedor!

  14. Gabriela Rêgo Barros

    A leitura nos faz sentir vivos. A interpretação coerente que temos de um determinado texto, nos enfatiza de maneira prazerosa despertando assim nossos interesses em tornarmos mais atualizados no mundo cheio de informações em que vivemos. Esses conhecimentos, temos graças aos nossos autores que se dedicaram e se dedicam a nos proporcionar a ter qualidade ao interpretarmos um texto,conhecimentos em fatos que nos ajudam e entender melhor os aspectos que envolvem a sociedade. Leitura é uma fonte de informação gratuita, tendo como objetivo enriquecer o individuo o tornando critico e conhecedor do mundo que o rodeia.

  15. Dayse Lira

    Professora Zailda
    Adorei este texto,sou estudante de turismo e também possuo uma excelente professora e coincidentemente neste
    pude comprovar,tudo que estamos estudando e trabalhando para aprimorar, a enfâse da importância da leitura.
    Excelente ,
    irei comentar em sala de aula.
    Obrigado!

  16. Mayara

    Adorei o texto, faz os leitores aprimorar ainda mais. Sou estudante de Direito e sei como a importancia da leitura nao somente para meu curso, mas tambem para nossa vida. desculpa alguns palavras nao receber acento, pois meu computador e internaional.

  17. CARLOS ALBERTO GOMES

    Parabéns pelo texto adorei-o pois aprendi como é importânte ler, não por obrigação mas por prazer, que leva-nos a ampliação do armazenamento do conhecimento, a leitura obrigatória é simplesmente CANSEIRA E ENFADO. Nota dez ao texto.Muito Obrigado, aprendí, espero que outros também aprendam.

    • Olá Carlos
      Quem não lê não consegue interpretar um texto, uma bula, uma instrução. E vai mal em provas, testes e concursos. Hoje em dia sabemos o quanto é necessário saber interpretar um texto, e só a leitura nos leva à compreensão fácil e rápida do que lemos.
      Um abraço

  18. Marcos Andrade

    O texto nos trás uma visão da dimensão da importância da leitura. Muito bom!!!

  19. Ler é descobrir o mundo. A leitura para o homem é como uma criança que está tentando dar seus os primeiros passos, só conseguirá descobrir esse verdadeiro mundo se dedicar passo a passo.

  20. Rozicleide Gomes Miranda

    Como posso compreender um texto com mas facilidade.

    • Olá Rozicleide:
      Para compreender um texto é necessário antes ter um bom vocabulário, e isso se consegue lendo muito. Quanto mais você lê, mais facilidade tem para interpretar. Passe na biblioteca mais próxima e pegue um livro hoje mesmo, ou então baixe da internet. Faça isso pelo menos uma vez por semana, leia com atenção e grifando ou anotando o que considera mais difícil e dando a essas partes mais atenção, e tenho certeza que em breve esse problema será coisa do passado.
      Um abraço.

  21. gilmar vitoriano

    A leitura deve ser um ato voluntario,pois deve ser um prazer
    a leitura.

    • Olá Gilmar
      Você tem toda razão, não adianta forçar, a pessoa tem que sentir prazer em ler, e isso se aprende desde criança.
      Um abraço.

  22. Johnny

    A comuicação é uma ferramenta primordial nas relações inter-pessoais,pois, é a partir dela que se inicia qualquer processo construtivo.

  23. Suzania Lopes

    Olá a leitura é a chave do conhecimento que estar asessível a todos.

  24. Luciana de Sena Santos

    Já de pequena e no primeiro ano do primeiro grau minha filha de 05 anos já recebe mesmo que pequeno interpretações de texto, e vejo que a importancia da boa leitura se faz de quanto mais cedo melhor,para adiquirirmos o hábito e percebo que sua comunicação vem se desenvolvendo a cada instante e as novas descobertas a deixa fascinante a cada leitura. Nos deixa mas anteciosos, e aprimorados das situações diversas do dia a dia, é de grande importancia para mim e parabenizo por mais uma atividade interativa, prazerosa que nos disponibilizou.

  25. adriana piheiro

    O texto acima veio a reforçar meu conceito de conhecimento e a forma mais envolvente de absorvê-lo.Através da leitura e da curiosidade em descobrir através das idéias, saberes e dúvidas de pessoas das mais variadas formações que compartilham da eterna vontade de aprender, reaprender,compartilhar e reciclar sua maneira de pensar e agir.Ler buscando compreender o ponto de vista do autor e mesclar com seus próprios conceitos faz com que sejamos únicos, protagonistas da nossa própria realidade aprendendo a partir de palavras e experiências que nos engradecem como pessoas e profissionais.

  26. Ana Karolina

    Este texto nos passa o quanto é importante ler, não só pelo fato de ampliar nossos conhecimentos, mas pela comunicação que é de inteira importância na atualidade.

  27. este texto se achou como nenhum outro.frases como essas achadas como ensina-se a gostar de leituras ficaram bastante evidentes no passado como no presente, por isso o prazer de ler como neste texto é que nos encoraja a a difundirmos em nos mesmos o que o proposito do leitor chega a compahiade seu material de estudoe de trabalho.

  28. AGOSTINHO CAMILO

    Na verdade a função natural do homem é ler! Quando nascemos e ainda estando na sala de parto choramos é, um ato que alguns diriam ser narural, entretanto choramos e choramos ferozmente porque fazemos uma leitura de sentidos e interpretamos que estamos em uma situação que nos causa medo e risco. Pois acabamos de deixar o útero de nossa mãe, onde sentiamos nos protegidos e agora fazemos parte de um mundo perigoso, cheio de cores e de luz.

  29. Isabella Araújo

    realmente seu texto ficou muito bom, maravilhoso, fala sinceramente da importancia que muitas pessoas na maioria das vezes nao dao, onde temos que dar essa importancia, afinal a leitura e FUNDAMENTAL em todos os momentos de nossa vida.

  30. Dra. Azilda, boa tarde.

    Conconcor com as afirmações de todos , e gostaria de agradecer sua atitude de passar para todos os beneficios da leitura, sabemos que hoje as crianças e jovens trocam a leitura de um bom livro de aventuras por jogos violentos, filmes que mostram pessoas com atitudes infieis e sem carater, espero poder ter a sensibilidade de poder ensinar minhas filhas de 7 e 5 anos as coisas corretas e de poder passar para elas o gosto pela leitura, hoje após quase 20 anos de ter concluído o ensino médio voltei a estudar, fazendo com muito esforço um curso superior de Redes de Computadores para poder atraves dos estudos alcançar outro degrau na realização de sonhos .

    Obrigado.

    Sérgio Farias

  31. Bonfilho Martins

    Gostei muito do seu texto. Obrigado!

  32. Danilo Nunes

    Este artigo me ajudou – como cidadão contemporâneo e estudante universitário – a observar um texto não como um aglomerdo de palavras, mas sim uma mensagem que deve ser analisada criticamente e uma relação entre autor/leitor, afim de exercitar seu desempenho intelectual e dinâmico, respectivamente.

  33. Fernando Cordeiro

    Olá,
    Sinto um pouco de dificuldade em relação à leitura, mas espero melhorar e ter um pouco de prazer no hábto de ler.
    Sendo aluno de Direito, tenho por obrigação manter-me nos livros; vou tentar transformar esta obrigação em prazer.

  34. Ana Ernestina

    Eu não gostava de ler, mas agora que estou na faculdade, estou me empenhando na leitura, leio e releio todas as atividades propostas, procuro sempre manter-me nos livros, e tento tornar isto prazeroso, lendo de tudo, histórias do passado, presente, futuro, contos infantís, literaturas, jornais, revistas, ou seja tudo que me fizer evoluir em conhecimento me fará crescer pessoalmente e profissionalmente.

  35. weyne

    Nossa,gosto muito de ler mas não consigo ler por muito tempo me bate logo uma cançeira. Porque será,hien?

  36. Emanuel Lima

    Em nossa sociedade , promotora da desaplicação a leitura, com sua mídia voltada a prazeres inedificantes ao intelecto é muito importante que se defenda e se incentive esta prática
    tão importante àqueles que almejam
    ascender na vida, tanto profissionalmente como no conhecimento do mundo que o cerca. Parabéns pela prática de tal incentivo!

  37. Emanuel Lima

    Em nossa sociedade , promotora da desaplicação a leitura, com sua mídia voltada a prazeres inedificantes ao intelecto é muito importante que se defenda e se incentive esta prática
    tão importante àqueles que almejam
    ascender na vida, tanto profissionalmente como no conhecimento do mundo que os cerca. Parabéns pela prática de tal incentivo!

  38. Flávio Barbosa

    Parabéns pelo texto!
    Estamos vivendo numa época em que a leitura é desprezada e a escrita é feita de forma errônea, repleta de abreviações e figuras de linguagem que ferem as origens de nossa bela língua portuguesa.
    Nossos jovens estão diariamente maltratando nosso português. Devíamos iniciar algum movimento em defesa da língua portuguesa. Pode ser um movimento silencioso, em nosso dia a dia, orientando as pessoas próximas a escrever de forma correta. Acho que talvez assim, ainda consigamos salvar nossa língua.

  39. Carlos Fernando

    Sabemos que depende do conhecimento de mundo de cada um para entender melhor os textos lidos…
    Depois desse texto, a motivação para ler aumentará, assim meu conhecimento de mundo automaticamente também aumentará junto.
    Parabéns pelo texto.

    • Carlos, muito obrigada por comentar e venha sempre. Zailda Coirano

  40. WRok

    Agente ler, ler…
    Depois quer comentar tudo, desejo ardente de colocar agente na teoria do tudo, e agente lá lendo.
    Ler é bom?

  41. angela

    Faço Direito, estou no 4º semestre. Tenho muita dificuldade de concentração e interpretação. Preciso de ajuda. Por favor, me de uma dica. Grato>

  42. Fábio Bráz Júnior

    Bom dia caros leitores,

    Este texto é fundamental, pois nos permite entender e compreender a arte de se fazer ler, a importância das palavras e da comunicação no mundo globalizado, informatizado e atualizado.

    Valeu Maria Carolina, seu texto é nota 10!!!

    PARABÉNS!!!

    Fábio Bráz Júnior
    Gestor da Qualidade
    Aluno da Faculdade Maurício de Nassau
    Curso Gestão da Qualidade

  43. Mônica Tavares

    “cada um lê com os olhos que tem. E interpreta onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender o que alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isto faz da leitura sempre um releitura. [...] Sendo assim, fica evidente que cada leitor é co-autor”.

    Perfeito, chega a ser poetico, mas é a pura verdade é o conhecimento de mundo que cada um de nós temos. Cada vez que lemos e relemos o mesmo texto conseguimos observar algo que não era visto antes.

  44. Este texto para mim tem nota mil,ele abriu minha visão para a leitura e me deu algumas dicas a quais eu estava a procura sobre o valor da leitura.Depois dessa leitura me bateu uma motivação para ler, acredito que meu conhecimento aumentará junto.
    Querida, obrigada
    pelo texto, me fez sentir na pele
    a realidade da DEFICIÊNCIA DA LEITURA.
    Eu serei uma boa discipula da leitura.

  45. Paulo Ricardo

    Adorei a leitura! Muito interessante. Um projeto de vida. Pois com certeza prenderemos mais.

  46. Simone felix

    Gostei muito do enfâse dado a leitura,pois ela está ligada ao cotidiano de uma forma geral.
    A leitura nos traz confiança,no meu caso a leitura me deixa desenibida ao me comunicar com outras pessoas,é muito interessante como melhora a maneira de se expressar em público.

  47. Ângela

    Gostei muito do texto, gostaria de ajuda, sobre interpretação de textos, minha nota foi baixa, meu professor trabalha com interpretação e intertextualidade. Obrigada.

  48. valter monteiro-adm

    gostei muito do texto,pois estar relacionada ao fato de nasso cortidiano!!!
    OBRIGADO!!!

  49. MICHELLE

    REALMENTE, A LEITURA É UMA PORTA ABERTA PARA DESENVOLVER O CONHECIMENTO, A CULTURA E O APRENDIZADO……..

  50. Isabel Cristina

    Gostei muito do texto, pois me mostrou como é importante que eu tenha mais tempo pra leitura, e assim melhorar cada vez mais meus conhecimentos.

  51. Juliana Coutinho

    Parabéns!!! Você se fez entender perfeitamente!!! =)

  52. david

    seu texto foi bem elaborado. parabéns!

  53. david

    gostaria se fosse possível que me enviasse alguns texto para ler. obrigado!

  54. edgar

    A leitura é o instrumento primordial para todos nós, é através dela que adiquerimos conhecimentos que servirão
    de base para toda nossa vida, em todos os sentidos.

  55. Arthur Lyra Barbosa

    Sem dúvida a leitura nos proporciona o esclarecimento, não só dos fatos e fenômenos da vida, tão como de quem nós somos. É possível perceber sua importância ao saber que estamos em um perene processo de aprendizagem. O contínuo exercício de ler torna possível uma supremacia no escrever, que por sua vez retoma a necessidade de ler.

  56. Alexandre

    Gostaria de chamar atenção ao nono parágrafo,
    onde se lê: “Por meio dela, além de adquimirmos mais conhecimentos e cultura”; suponho que seja “adquirirmos”.
    Adorei o texto,
    parabéns!

  57. viviane valentim

    Bom, texto excelente nos leva a uma reflexao, ate de nos e do mundo em que vivemos onde temos sempre que ler as entrelinhas.

  58. viviane valentim

    Bom, texto excelente nos leva a um reflexao, ate de nos e do mundo em que vivemos onde temos sempre que ler as entrelinhas.

  59. silvania felix

    Esse texto nos alerta de que para termos um desemvolvimento tanto na vida profissional,como na particular precissamos ter um bom entedimento sobre a atualidade do mundo e para isso precissamos ler e ler muito mmmuuuiiitttooo…

  60. Sony

    Olá

    Gostei muito do seu texto sobre a importancia da leitura!!Estou no 2° periodo do curso de pedagogia e estou num projeto da faculdade para incetivo a leitura para crianças de 1° a 4° series de uma escola em uma comunidade carente, está sendo um pouco dificil, pois não sabemos como introduzir a leitura para alunos que mal sabem ler pois vivem em um ambiente de pouco ou nenhum incetivo a esta prática. Gostaria de receber algumas sugestões quanto ao que podemos fazer, seja teatrinhos rodas de leitura etc para incentiva-los a ter amor pela leitura.

    Desde já agradeço!

  61. Fabiana

    que pena. não encontrei nenhuma referencia do texto citado

  62. Murilo

    Obrigado! Passei de ano em literatura por ter lido este testo, quando vi este texto passei a me interessar mais a leitura e tirei boas notas.

    Este texto abriu meus olhos e minha mente totalmente para a leitura, espero que outras pessoas , de 16 anos como eu, tenham mais interesse em ler.

    Ler não facilita apenas português, mas também todas as outras matérias.

    É uma pena que a leitura esteja tão desvalorizada hoje em dia…

Trackbacks

  1. Importância da leitura (resposta) « Aprenda Fácil
  2. O prazer de ler « Aprenda Fácil
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 61 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: