Interpretação de textos

Interpretação de Textos – Tipos de Texto e Formas de Discurso

Para ler e entender um texto é preciso atingir dois níveis de leitura:

Informativa e de reconhecimento;

Interpretativa.

A primeira deve ser feita cuidadosamente por ser o primeiro contato com o texto, extraindo-se informações e se preparando para a leitura interpretativa. Durante a interpretação grife palavras-chave, passagens importantes; tente ligar uma palavra à idéia-central de cada parágrafo.

A última fase de interpretação concentra-se nas perguntas e opções de respostas. Marque palavras com NÃO, EXCETO, RESPECTIVAMENTE, etc, pois fazem diferença na escolha adequada.

Retorne ao texto mesmo que pareça ser perda de tempo. Leia a frase anterior e posterior para ter idéia do sentido global proposto pelo autor.

ORGANIZAÇÃO DO TEXTO E IDÉIA CENTRAL

Um texto para ser compreendido deve apresentar idéias seletas e organizadas, através dos parágrafos que é composto pela idéia central, argumentação e/ou desenvolvimento e a conclusão do texto.

Podemos desenvolver um parágrafo de várias formas:

Declaração inicial;

Definição;

Divisão;

Alusão histórica.

Serve para dividir o texto em pontos menores, tendo em vista os diversos enfoques. Convencionalmente, o parágrafo é indicado através da mudança de linha e um espaçamento da margem esquerda.

Uma das partes bem distintas do parágrafo é o tópico frasal, ou seja, a idéia central extraída de maneira clara e resumida.

Atentando-se para a idéia principal de cada parágrafo, asseguramos um caminho que nos levará à compreensão do texto.

OS TIPOS DE TEXTO

Basicamente existem três tipos de texto:

Texto narrativo;

Texto descritivo;

Texto dissertativo.

Cada um desses textos possui características próprias de construção.

DESCRIÇÃO

Descrever é explicar com palavras o que se viu e se observou. A descrição é estática, sem movimento, desprovida de ação. Na descrição o ser, o objeto ou ambiente são importantes, ocupando lugar de destaque na frase o substantivo e o adjetivo.

O emissor capta e transmite a realidade através de seus sentidos, fazendo uso de recursos lingüísticos, tal que o receptor a identifique. A caracterização é indispensável, por isso existe uma grande quantidade de adjetivos no texto.

Há duas descrições:

Descrição denotativa

Descrição conotativa.

DESCRIÇÃO DENOTATIVA

Quando a linguagem representativa do objeto é objetiva, direta sem metáforas ou outras figuras literárias, chamamos de descrição denotativa. Na descrição denotativa as palavras são utilizadas no seu sentido real, único de acordo com a definição do dicionário.

Exemplo:

Saímos do campus universitário às 14 horas com destino ao agreste pernambucano. À esquerda fica a reitoria e alguns pontos comerciais. À direita o término da construção de um novo centro tecnológico. Seguiremos pela BR-232 onde encontraremos várias formas de relevo e vegetação.

No início da viagem observamos uma típica agricultura de subsistência bem à margem da BR-232. Isso provavelmente facilitará o transporte desse cultivo a um grande centro de distribuição de alimentos a CEAGEPE.

DESCRIÇÃO CONOTATIVA

Em tal descrição as palavras são tomadas em sentido figurado, ricas em polivalência.

Exemplo:

João estava tão gordo que as pernas da cadeira estavam bambas do peso que carregava. Era notório o sofrimento daquele pobre objeto.

Hoje o sol amanheceu sorridente; brilhava incansável, no céu alegre, leve e repleto de nuvens brancas. Os pássaros felizes cantarolavam pelo ar.

NARRAÇÃO

Narrar é falar sobre os fatos. É contar. Consiste na elaboração de um texto inserindo episódios, acontecimentos.

A narração difere da descrição. A primeira é totalmente dinâmica, enquanto a segunda é estática e sem movimento. Os verbos são predominantes num texto narrativo.

O indispensável da ficção é a narrativa, respondendo os seus elementos a uma série de perguntas:

Quem participa nos acontecimentos? (personagens);

O que acontece? (enredo);

Onde e como acontece? (ambiente e situação dos fatos).

Fazemos um texto narrativo com base em alguns elementos:

O quê? – Fato narrado;

Quem? – personagem principal e o anti-herói;

Como? – o modo que os fatos aconteceram;

Quando? – o tempo dos acontecimentos;

Onde? – local onde se desenrolou o acontecimento;

Por quê? – a razão, motivo do fato;

Por isso: – a conseqüência dos fatos.

No texto narrativo, o fato é o ponto central da ação, sendo o verbo o elemento principal. É importante só uma ação centralizadora para envolver as personagens.

Deve haver um centro de conflito, um núcleo do enredo.

A seguir um exemplo de texto narrativo:

Toda a gente tinha achado estranha a maneira como o Capitão Rodrigo Camborá entrara na vida de Santa Fé. Um dia chegou a cavalo, vindo ninguém sabia de onde, com o chapéu de barbicacho puxado para a nuca, a bela cabeça de macho altivamente erguida e aquele seu olhar de gavião que irritava e ao mesmo tempo fascinava as pessoas. Devia andar lá pelo meio da casa dos trinta, montava num alazão, trazia bombachas claras, botas com chilenas de prata e o busto musculoso apertado num dólmã militar azul, com gola vermelha e botões de metal.

(Um certo capitão Rodrigo – Érico Veríssimo)

A relação verbal emissor – receptor efetiva-se por intermédio do que chamamos discurso. A narrativa se vale de tal recurso, efetivando o ponto de vista ou foco narrativo.

Quando o narrador participa dos acontecimentos diz-se que é narrador-personagem. Isto constitui o foco narrativo da 1ª pessoa.

Exemplo:

Parei para conversar com o meu compadre que há muito não falava. Eu notei uma tristeza no seu olhar e perguntei:

- Compadre por que tanta tristeza?

Ele me respondeu:

- Compadre minha senhora morreu há pouco tempo. Por isso, estou tão triste.

Há tanto tempo sem nos falarmos e justamente num momento tão triste nos encontramos. Terá sido o destino?

Já o narrador-observador é aquele que serve de intermediário entre o fato e o leitor. É o foco narrativo de 3ª pessoa.

Exemplo:

O jogo estava empatado e os torcedores pulavam e torciam sem parar. Os minutos finais eram decisivos, ambos precisavam da vitória, quando de repente o juiz apitou uma penalidade máxima.

O técnico chamou Neco para bater o pênalti, já que ele era considerado o melhor batedor do time.

Neco dirigiu-se até a marca do pênalti e bateu com grande perfeição. O goleiro não teve chance. O estádio quase veio abaixo de tanta alegria da torcida.

Aos quarenta e sete minutos do segundo tempo o juiz finalmente apontou para o centro do campo e encerrou a partida.

FORMAS DE DISCURSO

Discurso direto;

Discurso indireto;

Discurso indireto livre.

DISCURSO DIRETO

É aquele que reproduz exatamente o que escutou ou leu de outra pessoa.

Podemos enumerar algumas características do discurso direto:

- Emprego de verbos do tipo: afirmar, negar, perguntar, responder, entre outros;

- Usam-se os seguintes sinais de pontuação: dois-pontos, travessão e vírgula.

Exemplo:

O juiz disse:

- O réu é inocente.

DISCURSO INDIRETO

É aquele reproduzido pelo narrador com suas próprias palavras, aquilo que escutou ou leu de outra pessoa.

No discurso indireto eliminamos os sinais de pontuação e usamos conjunções: que, se, como, etc.

Exemplo:

O juiz disse que o réu era inocente.

DISCURSO INDIRETO LIVRE

É aquele em que o narrador reconstitui o que ouviu ou leu por conta própria, servindo-se de orações absolutas ou coordenadas sindéticas e assindéticas.

Exemplo:

Sinhá Vitória falou assim, mas Fabiano franziu a testa, achando a frase extravagante. Aves matarem bois e cavalos, que lembrança! Olhou a mulher, desconfiado, julgou que ela estivesse tresvariando”. (Graciliano Ramos).

Artigos relacionados: Leia também “Interpretação de Textos – Questão de Classe

Leia também:
Interpretação de textos – material didático
Interpretação de textos passo a passo
Textos para interpretar

215 Comentários

  1. Muito interessante este seu post. Será de grande valia não apenas para os blogueiros, como também para os leitores/escritores em geral.

    Zailda responde:
    A proposta desse blog é justamente ajudar as pessoas de modo geral a aprenderem com mais facilidade, obterem melhores resultados em testes e concursos, e também derrubar o mito de que há coisas mais difíceis de aprender que outras, tudo é questão de técnica e planejamento.
    Obrigada pelo feed-back, apareça sempre!

  2. canmilla

    por favor poderia me mandar qual o texto que se encontra o discuso direto e indireto
    por favor
    obrigada pela atenção

    Zailda responde:
    Claro, vou enviar.
    Bjooo

  3. Clairton

    queria uma ajudar. Eu e a minha turma não conseguimos aprender analise sintática, existe um jeito facil para aprender auqela coisa orrível?

    Zailda responde:
    Sempre há um jeito. Mas parece que o problema não está exatamente no assunto, mas na forma que sua classe o encara. Análise sintática não é nenhum bicho-de-sete-cabeças, mas se vocês pensarem que é “aquela coisa horrível” vai mesmo ser impossível aprender.
    Acho que o que vai fazer com que aprendam é vocês se convencerem de que não é difícil e que será muito útil no futuro, quando forem prestar um concurso ou vestibular, por exemplo.
    Creio que o primeiro passo será vocês relaxarem e esquecerem esse conceito de “coisa ruim e difícil”.
    Fale também com seu professor e peça a ele que lhes passe exercícios de uma forma mais dinâmica e interessante, que com certeza em breve vocês estarão curtindo as aulas de análise.
    Beijão e apareça sempre!

  4. Marcelo Oliveira

    Bom dia, sou Professor e vou dar uma aula a uma turma iniciante sobre Interpretação de textos, gostaria se possível me enviar alguns textos para trabalhar em sala de aula. Como já trabalhei muito com os que tenho, gotaria de inovar, posso contar com sua ajuda?

    Marcelo Oliveira.

    Zailda responde:
    Uma boa maneira de variar (e que os alunos costumam aprovar) é usar letras de música para interpretação de texto. Por quê não dá uma olhada no site Lyrics? Tenho certeza de que lá encontrará textos ótimos para usar com seus alunos.
    Um autor que também tem textos curtos e ótimos é o Stanislaw Ponte Preta. Procure nesse site e encontrará muitas crônicas dele.

    Boa Sorte com seus alunos.

  5. rosangela

    Gostei do que li muito bom, obrigada pela ajuda.Até a próxima.

  6. marina

    eu sou professora e gostaria de alguns textos de interpretaçao para meus alunos principalmente alguns textos engraçados para passar para aqueles que tem dificuldade
    eu tenho uma forma muito enteresasante de ensinar meus alunos com dificuldade:eu procuo texto em quadrinhos e divertidos para mim da aula um pouco legal e sempre faços pergunta para eles sobre o q eles entendeu do texto
    sou proessora e tenho 25 anos e gostaria se vc pudesse me passar alguns textos e ver se minha forma de ensinar fazendo brincadeiras esta correta
    obrigada:mariana

    Zailda responde:
    Você encontrará textos engraçados e de fácil entendimento no site do Stanislaw Ponte Preta. Acho ótimo ensinar brincando, assim as crianças aprendem sem perceber que estão estudando.
    Obrigada pelo comentário e volte sempre.

    • Dener

      Primeiramente acho que uma professora de português não pode cometer esses erros absurdos como cometes,como na frase:
      -sobre o q eles entendeu do texto ( não sou nenhum professor,sou estudando do ensino médio e tenho dificuldades,mas pelo amor de Deus,uma professora cometer um erro desce é inadmicível(assim que escreve)Tem que servir de exemplo,por isso os Brasileiros não saem do lugar,um profissional cometer grave erro.
      Dexa eu corrigir,se estiver errado,por facor me CORRIGEM,pois é assim que aprendemos.
      -Sobre o que eles ENTENDERAM dos textos
      E outra o texto está cheio de erros gramaticais,como você irá ensinar seus alunos ?
      Tenho 17 anos,e acho que posso dar aula melhor que você.
      Desculpe,mas assim penso !

      • Dener

        Primeiramente acho que uma professora de português não pode cometer esses erros absurdos como cometes,como na frase:
        -sobre o q eles entendeu do texto ( não sou nenhum professor,sou estudante do ensino médio e tenho até muitas dificuldades,mas pelo amor de Deus,uma professora cometer um erro desce é inadmicível(assim que escreve?)Tem que servir de exemplo,por isso os Brasileiros não saem do lugar,um profissional dessa área cometer grave erro.
        Dexa eu corrigir,se eu estiver errado,por favor me CORRIGEM,pois é assim que aprendemos.
        -Sobre o que eles ENTENDERAM dos textos
        E outra o texto está cheio de erros gramaticais;como você irá ensinar seus alunos ?
        Tenho 17 anos,e acho que posso dar aula melhor que você.
        Desculpe,mas assim penso !

      • BARROS

        DANER , VOCÊ FEZ UMA CRÍTICA TÃO PESADA DA PROFESSORA, SE COLOCOU NUMA PATAR ACIMA EM CONHECIMENTO, PORÉM COMETEU MAIS ERROS QUE ELA. RELEIA O SEU TEXTO E CORRIJA.

      • Raah

        Ela pode ter cometido erros, mas você cometeu mais ainda ;)

    • Jurema

      Marina, como professora você deveria escrever de forma correta, não acha?

    • Norma Clece

      Marina, mais cuidado ao escrever. Assim você dá a prova porque a educação do nosso país não vai tão boa.

      • Edmilson

        queridos estudiosos e apreciadores da nossa língua, é por isso que admiro o linguistico Marcos Bagno. leiam, é muito importante para o nosso cotidiano.

  7. Jeferson

    Gostaria de saber se, poderia me mandar um texto com perguntas e respostas para eu treinar minha interpretação de texto, pois vou fazer uma prova que vai cair, Interpretação e Redação mais redação não é tanto o problema e sim interpretação.
    Obrigado!

    Zailda responde:
    Já tenho um projeto em andamento para postar textos para interpretar com questões, e também artigos explicativos relacionados com o assunto. Inicialmente o projeto está sendo postado em inglês, mas a partir do ano que vem postarei também em português e espanhol, portanto aguarde, ok?
    Apareça sempre para ficar por dentro das novidades e do andamento do projeto.
    Obrigada pelo comentário.

  8. EU ERA PÉXIMA NISSO E FIQUEI ÓTIMA GRAÇAS A ESSE SITE

  9. Fico contente por ter ajudado, Bárbara. Espero que sempre encontre o que procura por aqui.
    Apareça sempre e obrigada pelo comentário.

    • Presiço a sua ajuda na matéria de matematica porque tenho texte no proximo dia 9/0172010

  10. oi…
    eu vou fazer um concurso, disseram pra mim que sempre cai interpretação de texto… e não sou muiito boa
    queria que você me desse algumas dicas…
    Quero muito passar… mas estou super nervosa…
    será que você pode me ajudar?
    eu gosto de ler… mas, ultimamente não tenho lido muiito…
    toda vez que faço uma interpretação de texto sempre tem uma palavra estranha, que eu nunca vii…
    o que façoo…
    me ajudaa… please!
    espero que me responda logo…
    valeww

  11. Maryana, coloquei um link no post para um outro artigo com um passo-a-passo e dicas para interpretar melhor um texto, ok?

  12. gostarial de receber textos com respostas e intepretações
    parabens pelo o seu trabalho

  13. Obrigada pela visita e comentário. Em breve estarei publicando aqui no blog textos para interpretar, esse é um projeto na fila ainda para esse ano, ainda não o fiz porque as aulas não acabaram, mas em 3 semanas estarei de férias.
    Apareça sempre!

  14. lucas

    Zailda,
    tenho o FCE mas fz um bom tempo que não estudo inglês porém tenho boa fluencia. Vou prestar o TOEFL em 15 dias, você teria algumas dicas de como posso me organizar para conseguir estudar os principais pontos que poderão cir na prova? Estou estudando aleatoriamente e gostaria de me organizar melhor. Pode me ajudar? Pode me responder por e-mail por favor?

    Obrigado,

    Lucas.

  15. oi zilda tudo bem sou carlos magno tenho 17 anos tenho dificuldade em interpretação de texto preciso muito da sua ajuda por favor quero aprender logo a interpretação estou muito aflito para aprender que te abençoe muito fika com deus.

  16. Pois é, Carlos, eu enviei dois emails pra você mas seu endereço eletrônico devolveu as duas mensagens. Postei aqui no blog a recomendação de um livro com textos para interpretar e gabaritos.

  17. Pedro Monteiro

    boa tarde..

    Bom, tenhu 22 anos e tenhu uma certa dificuldade em interpretar textos, tenhu prestado muitos conceursos publicos, e na prova parece ser uma coisa tão facil, mas qnd sai o resultado.. nossa senhora…
    precisava de umas dicas pra poder melhorar meu desempenho.
    gostaria de saber se tinha como vc me mandar por e-mail uns textos com umas questoes se possivel… espero nao estar pedindo mt aqui!! ahah
    Tanto faz se for em ingles ou em portugues ok?
    mt obrigado e tenha uma boa tarde

  18. Edivania martinins de almeida

    Gortaria de receber textos e interpretação de textos com gabaritos e dicas de interpretação; preciso muito, Fica com deus.

  19. Edivania martinins de almeida

    Gostaria de receber textos e interpretação de textos com gabarito e dicas de interpretação; preciso muito, Fica com deus.

  20. Pedro e Edivania, visitem a postagem Interpretação de Textos – Material Didático, ok? Lá encontrarão o que procuram.
    Obrigada pela visita.

  21. nayara

    oi sou a nayara de pedra preta mt queria q vcs me mandassem pelo imail interpretacoes de texto pra mim aprender muito mais estou cursando o segundo ano do ensino medio obrigada…

  22. Por enquanto não será possível, mas em breve haverá aqui uma seção só com textos para interpretar.
    Obrigada pela visita e volte sempre.

  23. junior

    to precisado muito de ajuda ent.. to com um comcurso par dia 23 de janeiro ent…
    e tenho muito dificudade em interpetação de texto ent.. oque vc porde mi ajuda em moral preciso de uma resposta com mais rapido que a Sr porde me ajuda agora parab… pelo sit.. é muito xau….

    • Vou enviar resposta por email, aí você me diz exatamente o tipo de texto que precisa, ok?

  24. junior

    o texto basico par eu pega um interpretação o jeito facio ent…

    obrigado por ta me judano bj…
    Espero uma resporta

  25. gustavo

    O problema é que não é o autor que faz as questões do concurso ou prova que utiliza o texto dele. Geralmente é um professor de português revoltado com a vida, que poderá, TAMBÉM, não entender a idéia do autor e formular respostas diferentes do que interpretamos, independentemente se estamos certos ou não… E aí, como fica!!!!
    Sei que posso estar escrevendo uma besteira, porém, AS PESSOAS NÃO PENSAM DA MESMA FORMA! Também, os concursos muitas acabam extrapolando nas questões de interpretação de texto de forma a dificultar a reposta. Tudo isso colabora para a má interpretação de textos em concursos e deveria ser analisada pelas empresas contratadas para realizar concursos. Já vi muitos casos em que as pessoas tinham problemas apenas nas provas de interpretação de textos, indicando que TEMOS UM SÉRIO PROBLEMA NA FORMA COMO AVALIAMOS OS CONHECIMENTOS EM PORTIGUÊS!!!!

    • Acho interessante a sua colocação, inclusive eu concordo com você.
      Li uma crônica do Mário Prata onde ele se dizia muito orgulhoso por sua crônica ‘As meninas Moça’, que falava sobre o fim do grupo que era patrocinado pelo Leite Moça, e comentou que tentou responder às 10 perguntas de interpretação de seu próprio texto e errou as 10!
      É o mesmo caso quando interpretam as pinturas de mestres famosos, dizendo que ele usou muito vermelho porque estava vivendo uma fase ruim, mas o que pode ter acontecido é que quando ele foi usar outra cor já tinha acabado, então carregou no vermelho.
      Nunca sabemos o que anda pela cabeça dos outros, mas o quesito interpretação de textos visa apenas saber se o candidato entende perfeitamente o que lê e tem consciência das regras gramaticais empregadas. É claro que por ser uma avaliação subjetiva depende em parte da pessoa que está avaliando e se é verdade que eles julgam dentro de certos parâmetros pré-determinados, também é verdade que somos seres humanos, e portanto sujeitos a erros.

  26. janaina pereira

    olá zailda, tenho as mesmas dificuldades q vc, em interpretação de texto em inglês, por favor, vi q te mandaram um passo a passo p aprender isso melhor, queria te pedir q me mandasse tb, é q tenho um concurso p fazer e cai interpretação de texto…
    já te agradeço desde já
    janaina pereira

    • Olá
      Na verdade fui eu quem escreveu o artigo, sou professora e meus alunos apresentam dificuldades para interpretar textos, então criei esse blog para ajudá-los a aprender melhor.
      Aqui no blog você vai encontrar várias matérias e links para ajudá-la, ok?
      Obrigada pela visita e volte sempre.

  27. Alexandro

    Acho português muito interessante,dificuldade em aprender porisso estou tentando , ler mais e acho que achei uma das fontes… obrigado!!!!!!

    • Alexandro, eu já dei aulas de outros idiomas e atualmente sou prof. de inglês e espanhol, mas tem razão, o português é o mais difícil de todos.
      Apareça sempre!
      Um abraço!

  28. Mônica

    Oi!!! Trabalho com o 4º e 5º ano. Gostaria de sugestões de txtos com interpretações. Mas gosto muito de desenvolver nos meus alunos o senso crítico ao mesmo tempo em que mexo com o emocional. Gostaria de textos interessantes que tocassem a alma.

    Obrigada.

    • Mónica, você já pensou em trabalhar interpretação de textos com poesias ou letras de música? Há muitas músicas que tocam profundamente a alma e que os alunos adoram.

  29. Fernanda Alves

    Oi, Zailda! Gostaria de lhe pedir, pelo menos, uns 10 textos em que eu pudesse trabalhar a interpretação de texto com meu irmão, ele tem bastante dificuldade e estou precisando de material para que eu possa fazer com que ele faça alguns exercícios, já que no colégio não está sendo suficiente. Ele está na 7ª série/8º ano, pode ser texto narrativo, pode ser em forma de poema…Muito obrigada!!
    Abraços, Fernanda.

    • Olá Fernanda!
      Aqui mesmo neste blog publiquei uma matéria sobre um ótimo livro para interpretação de textos, nele você vai encontrar não só textos para interpretar como também muitas dicas e as correções.
      Um abraço!

  30. altair

    parabéns imternete não é só pra más intenções, serve tambem para educação daqueles assim como eu que não tive forças para completar o meus estudos.(altair sou de maringá).

    • Realmente, a internet não é boa nem má, dependo do uso que fazemos dela.
      Um abraço

  31. islayne

    estou querendo muito me aprimorar mas em interpretação de texto,pois ano que vem,vou fazer um teste para entrar em uma escola[agro técnica federal de vitória de santo antão pe]e na prova vai cair este assunto,e eu não sou muito boa nele.bjks me ajudaaa

    • Islayne, aqui no blog indiquei um livro muito bom que você pode usar para estudar, além de várias matérias aqui e no blog Questão de Classe. E periodicamente estou voltando ao assunto com mais dicas, ok? Apareça sempre!
      Um abraço.

  32. Sandra

    Zailda,
    preciso com urgência de muitos textos para trabalhar interpretação com o EJA, fases VI, VII, VIII e IX. Sou professora de Português. Não temos livro e a diretora se dispôs a montar uma apostila de textos. Por favor, ajude-me.
    Sandra

    • Olá Sandra
      Entre no blog Questão de Classe, lá existe o link para o Grupo Professor Solidário. Inscreva-se no grupo (do qual também faço parte) porque lá há centenas de atividades para você baixar e já colocar em prática a partir de agora.
      Um abraço.

  33. Bianca Ires

    oi
    meu nome é bianca tenho 14 anos….a minha dificuldade maior é ligar as frases e idéias… fazendo de cada frase um todo! assim como não consigo ligar as ideias acabo não entendendo o texto e não sabendo responder as perguntas….
    HELPPPPP ME PLEASEEEE!
    estou ficando desesperada!!

    • Olá Bianca!
      Isso acontece em português mesmo ou você está falando de inglês?
      Quando você vai escrever, tem que fazer tipo um “esqueleto” com o que vai dizer, aqui mesmo no blog vou ensinar a fazer o seu, certo? Depois você só tem que ir colocando as palavras mas a ideia central tem que estar no esqueleto.
      Um abraço.

  34. Olá Zailda,

    parabéns pelo seu blog e pelo seu post. Acredito que a ter fluência na interpretação de textos em qualquer língua exige que o estudante leia bastante (bons autores, revistas) e também que escreva bastante para se colocar no lugar dos autores. Criar um blog e escrever todos os dias, procurando sempre aperfeiçoar o estilo, a coesão, coerência e a ortografia poderá ser uma boa forma de adquirir expertise em interpretar bem textos alheios.
    Só achei que a Bárbara barbarizou (não pude aguentar, sem trema) ao dizer era PÉXIMA e ficou ótima graças a esse site. A menos que tenha escrito em Miguxês (aí faltou o ÓTEMA), péssima é com dois esses, Bárbara. Assim o elogio vira epitáfio. Um abraço a todos.

    • Eu recomendo a meus alunos que leiam bastante para aprenderem a escrever bem e terem noção de estilo. Lendo eles desenvolvem a capacidade de separar o joio do trigo e quando forem escrever terão bom vocabulário e noção de como começar e como terminar (o que já é alguma coisa)…
      Eu tenho a opção de editar os comentários antes de publicá-los mas imagino que se eu começo corrigindo ortografia posso cair em tentação de corrigir também idéias e opiniões, então prefiro publicar exatamente da forma que a pessoa escreveu.
      Alguns dizem coisas tipo: “tenho a mó dificudade para enterpreta testo e para escreve redassão” – e eu penso: “Nem precisava dizer, já está bem evidente!”
      Mas eu continuo porque acho que ajuda a alguns, creio eu.
      Um abraço e volte sempre

  35. Antonio

    Não encontrei um texto com questões de interpretação de texto

    • Olá Antonio!
      Aqui há postagens sobre as técnicas de interpretação. Para textos interpretados, procure na categoria “material didático”, há um livro recomendado com muitos textos interpretados e com questões comentadas.
      Um abraço

  36. Sirlane cardoso da silva

    Sou professora de Português nos 8°,9°anos enos 1° anos do ensino médio gostria de receber textos com interpretaçao,pois moro no vale do jequitinhonha . obrigada.

  37. NÃO ENCONTREINE UM TEXTO DE INTERPRETAÇÃO

    • Olá Ana Carolina:
      O objetivo do blog é ajudar com dicas de professores, psicólogos, pedagogos e outros profissionais (e as minhas mesmo, já que sou professora também) com formas de aprender melhor, fixar o que aprendeu. Também dou dicas práticas sobre interpretação, provas, testes, concursos, e muitas outras coisas ligadas ao aprendizado. Até tenho outros blogs com material para ser usado, como apostilas, dinâmicas e brincadeiras, mas não é o caso deste aqui, por isso você não encontrou nenhum texto para interpretar.
      Apareça sempre.
      Um abraço

  38. tania

    quero aprender fazer uma boa interpretação de texto alguem pode me ajudar.

  39. Ana claudia

    Oi,tenho um rapaz de 9anos que esta cursando 4 serie 5 ano
    e tem muita dificudade de interpretar texto, e eu não sei como ajuda-lo,fico sem paciência porque e muito preguiçoso não gosta de ler,gostaria de umas dicas para poder encentiva-lo para a leitura obs: só tenho ele e muito degoso tudo chora,a vontade que dar e de deixar pra lá mais eu acredito nele.
    Obrigado pela sua atenção,espero a sua resposta fique com Deus.

  40. Felipe

    Muito bom site ajuda muito

  41. vera augusta fernandes

    sempre que faço as provas seletivas que agora exigem para os professores, percebo que erro muitas questões de interpretação de textos. e isto só fui observar nessas provas. achei que sabia entender um texto, mas é muito complexo entre o que vc acha que é e o correto. por favor me ajude porque estou desempregada por conta disso.sei que existem regras para interpretar, mas desconheço. adorei seu blog.

    • Olá Vera
      Infelizmente não se aprende a interpretar textos da noite para o dia, comece lendo bastante e olhe as dicas do blog na postagem Interpretação – passo a passo.
      Um abraço

  42. Oi,tenho um filha de 10anos que esta cursando 5 serie 6 ano
    e tenho observado que ela está com dificuldade para compreender os textos lidos para conseguir asimilar os asuntos ela ler muitas vezes o texto e tem muita dificudade de interpretar-lo, quando chega epóca de prova eu sempre ajudo na leitura com explicação para que ela ssimile melhor o assunto mas sei que preciso ajuda-la, para que ela própria leia e iunterprete o conteúdo estudado preciso de ajuda a escola que ela estuda exige o maximo dos alunos tenho medo de que minha filha perca o ano letivo,gostaria de umas dicas para poder encentiva-la para a leitura e como ensina-la interpretar o que ela propria ler obs: peço ajuda de voçês pois eu acredito nela e sei que ela é capaz de aprender por favor nos ajude beijos e um forte abraço.

    • Olá Rosenir
      Por favor, entre em contato com os professores do Kumon de sua cidade, tenho certeza de que será de grande ajuda.
      Um abraço.

  43. exelente esse estudo

  44. Maria Eduarda

    estou cursando a quinta série li este texto e melhorei muito na interpretação de texto .

    • Ol Fico contente por ter ajudado. Aparea sempre. Abrao Zailda Coirano

      • bom dia,você tem que ler com atenção e não olhar para ningem na ora da prova.que você se da bem ta bom.

  45. Larissa Magalhaes Beato

    ola,estou cursando o terceiro colegial,no entanto quando me aparece textos para interpretar me atrapalhp toda,não é em todos.Minhas professoras estao trazendo para sala de aula textos do vestibular e questoes referentes a estes textos,minha dificuldade esta exatamente neste ponto,o que devo fazer para entender e interpretar um texto corretamente?

  46. Bom dia, gostaria de desesperadamente aprender a interpretação de texto, origado

  47. italo

    me ajude fazer aprova de potugues

  48. achei ótimo como esplicaram pois a forma em que vocês esplicam é melhor do que o do meu professor. vocês deviam ser professores.

    • Eu sou professora. Abrao Zailda Coirano

  49. leliane

    Bom dia.

    Sou professora do ensino fundamental,e gostaria de receber (se possivel) de vocês alguns textos com gabarito para que eu possa estar trabalhando com meus alunos,pois os meus ja se esgotaram.
    obrigada.

    • ola,
      Amei essa ajuda q vcs dao.Entao se possivel, mandar exemplares (textos, modulos) com gabarito para melhor aproveitamento do tempo q tenho.Trabalho com 6º a 8º ano E.Fundamental.
      Ficarei esperando

  50. nelma

    gostaria de receber textos com exercicios e gabarito para treinar em casa.

    • Olá Nelma!
      Aqui mesmo no blog publiquei sobre um livro excelente, tem vários textos com diferentes graus de complexidade e já vem com os gabaritos, acho que é o que está procurando.
      Um abraço
      Zailda Coirano

  51. Morena Soares

    Gostária que vc me mandace atividades com textos e interpretação.

    • Olá Morena
      Sugeri aqui no blog um livro ótimo com textos e respostas. No momento não estou enviando por email, futuramente os publicarei.
      Um abraço
      Zailda Coirano

  52. [b] Zilda me de um site de provas pra passar pra minha turminha (1° a 5° serie) sou explicadora ♥

    • Olá Bely:
      Sugiro que procure o Grupo Professores Solidários, com centenas de trocas de arquivos todos os meses, inclusive provas. Também sou membro e espero você lá.
      Um abraço
      Zailda Coirano

  53. OLA SOU DA MARINHA E EM NOVEMBRO FAREI UMA PROVA PARA OFICILAL, SE FOR POSSIVEL MANDE-ME ALGUNS TEXTO.POIS,ESTOU “TREINANDO” VARIOS EXERCÍCIOS DE INTERPRETAÇAO E REDAÇAO
    DESDE JA AGRADEÇO-A

  54. OPS DESCULPE “TEXTOSSSS”

  55. Zé pereira

    Olá estou cursando , o curso de radialista , e preciso muito de textos , de interpretação para propaganda !
    Por favor mande alguns texto para mim.

  56. Rodvania Macedo

    Olá adorei o blog! Gostaria se possivel q vc me enviasse textos em espanhol,pois, irei fazer seleção para o mestrado em educação e preciso estudar para a prova de proeficiencia. Obg!

  57. Daniela Alves

    Oii, gostei muito desse site, me ajudou muito com as dicas, mas eu estou precisando de textos para interpretar, por favor, se você poder enviar, eu agradeço. Obrigada e Parabéns pelo seu trabalho !

    • Daniela, no momento a postagem dos textos aqui seria invivel, mas espere para breve. Zailda Coirano

  58. Ellen Vieira Castro

    Boa Noite.
    Gostaria de saber se existe alguma tecnica para acelerar minha interpretação no momneto da prova, pois perco muito tempo com isso. Como faço para não perder o raciocínio daquela questão?
    Obrigada!

    • Ellen, leia primeiro as questões e depois vá lendo o texto tendo em vista a resposta das questões.
      Zailda Coirano

  59. Marcos Nazareno

    Bom dia.
    Preciso muito de sua ajuda. Pois sou formado em letras e não sei nada sobre português.
    Não sei interpretar
    não sei dicertar
    não sei gramatica…nadinha mesmo você me ajuda?
    Desde ja agradeço.
    obrigado.

    • Olá Marcos:
      Infelizmente o seu não é um caso isolado, quando o aluno vai fazer um curso de letras supõe-se que ele já saiba inglês e/ou português, o curso muitas vezes foca mais em “sobre como ensinar determinados tópicos” que nos tópicos em propriamente ditos.
      Um curso de inglês varia entre 4 e 6, 7 anos, o aluno passa em média 3 na faculdade. Então imagino que o futuro professor percebendo essa deficiência deveria:
      a) procurar um curso de inglês ou português durante o tempo de faculdade;
      b) comprar uma boa gramática, um livro de interpretação ou outra área na qual sinta a deficiência.
      No seu caso, como já é formado, deve munir-se de material e “estudar” antes de ensinar.
      E veja: não é vergonha nenhuma admitir que não sabe e procurar aprender, vergonha é fazer de conta que sabe e ensinar errado.
      Um abraço
      Zailda Coirano

  60. Josenilda

    Ola, gostaria de pedir a sua ajuda p me enviar alguns textos c o discurso direto; indireto; e indireto livre.
    por favor me responde.
    obrigada.

    • Oi Josenilda: Se vc professora, entre no grupo de int. de textos, vai encontrar muitos textos e fazer trocas; Zailda Coirano

  61. annelise lutt

    oi, gostaria de saber se posso receber algumas dicas de interpretação de textos e do famoso “branco” ao analisar os textos. Estudo para concurso há 3 anos e comecei a ter mais problemas no português! Também sou formada em letras e digo que tudo que sei , aprendi no curso que faço atualmente, mas sinto q estou precisando de um empurrãozinho.
    Obrigada
    anne

    • Oi Annelise: Aqui no blog vc. vai encontrar muitos textos sobre aprendizado, inclusive sobre como evitar o famoso “branco”. Quanto aos textos, como vc. professora, visite o grupo Interp. e Textos (link na barra lateral) e junte-se a ns. Todos os meses vai receber muitos trabalhos. Zailda Coirano

  62. Ludmila

    Muito obrigada, seu artigo me ajudou muito =D

  63. 'carolina

    ooi , sou estudante e amanha ( quinta-feira ) dia 18 , chamei uma amiga para vim estudar comigo português . Deste modo , gostaria que você me mandasse algum texto engrassado com perguntas , para nós treinarmos . espero respostastas ..
    atenciosamente :
    carolina

  64. 'carolina

    * se voce puder me responder com rapidez , agradeço .
    beeeeijos (:

  65. isso e bom de mais pra se verdade

  66. cara essi cara e nerde

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkk
    kkkkkkkk

    • lore

      esse cara e interligente pra caraba adorei ele

  67. danilo

    eu nao entendi nada desse negocio e uma merda mesmo de for assim ate a minha me ensina

    • Danilo, se você não entendeu nada é sinal que você está no blog certo, já que esse se propõe a ajudar quem tem problemas de interpretação.

      Há outras postagens sobre o assunto, talvez fosse melhor ler alguma delas antes de ler essa, porque essa é mais “técnica”.

      Uma pergunta: sua mãe é professora de português?

      Um abraço

      Zailda Coirano

  68. parabéns por sua iniciativa em ajudar aos outros bjs

  69. parabéns por sua iniciativa em ajudar aos outros,suas dicas me ajudaram muitissimo, bjs
    , fica com o supremo Deus!

  70. arielen

    legal ajudar as pessoas!!!!!!!

  71. Cezar

    Gostaria de receber alguns exercios de interpretação de textos literário,com gabarito. Obrigado

  72. deisy

    Gostaria que me mandassem provas de múltipla escolha, com textos de português para 3ª serie do ensino fundamental.

  73. Mirlaine

    Bom dia!
    Gostaria de receber textos com interpretações e um pouco de gramática para aplicar na 3ª série (4º ano) do ensino fundamental, nunca trabalhei antes com ensino fundamental e estou um pouco perdida.

    Obrigada

  74. angela

    vou fazer uma prova no domingo, e queria uma dica para interpretar textos , concordancia verbal, ortografia, vocabulario,e acentuação gráfica. Esstou estudando e pesquizando , espero ir bem.

  75. por favor deixe um texto ensinando melhor sobre interpretação.obrigada

  76. vou fazer uma prova e preciso aprender urgente sobre interpretação de texto, por favor mi ajudem!obrigada.

  77. Laura

    Olá.
    Gostaria de saber sua opinião sobre pré requisitos para o ensino do discurso direto. Você acha necessária a abordagem prévia da pontuação ou pode-se fazer isso concomitantemente?
    Obrigada.

  78. lore

    gostei das explicaçoes desse
    blog
    vou faser um concurso ,e presiso saber tudo sobre redaçao espero que me ajudem

  79. Francisco

    Zailda , tudo bom ? , gostei das suas informações , você e muito inteligente .

    Olha gostaria de receber algo a mais do que vejamos em escola (principalmente publica), assim queria ver mais matérias que cai no vestibular ou em até em concurso.
    Se você tiver alguma materia interessante, pratica e facil de aprender , nao tenha duvida pode me manda. kkk’
    Eu sou estudante do ensino médio , Eu não sou tão bom em Português quanto em matemática , mas já que vou presta vestibular quero me notificar e aprender mais e mais .

    Obrigado . vou esta sempre aqui , muito bom o blog .

  80. Ola Zilda, tudo bem?
    olha queria dizer que eu adorei o seu blog achei muito intereçante.

    consegui intender como é uma interpretaçao de texto.
    adoreii msm se tiver algo intereçante como isso que eu lii pode meee mandar que eu voou adorarr..

    Obrigada, você ta de parabens !

  81. eulane marques dos reis

    Estou precisando de uns textos para trabalhar com leitura e interpretação.
    Achei esse blog maravilhoso ,espero que vcs possam contribuir com minha necessidade.
    Bjos!valeu!

    • Eulane, entre para o grupo de interpretação, há o de inglês, espanhol e português. Caso se interesse, comente ou veja o link na barra lateral.

      Zailda Coirano

  82. EDUARDA

    OI ZILDA ADOREI SEU BLOG ENTENDE MUITO BJSSSS!!!!!!

  83. Zailda , muito obrigado pelas suas dicas , agora sim eu estou entendendo como se faz uma interpretação.

  84. gislene barbosa lopes

    Li seu texto sobre interpretação de texto e gostei muito. Li também vários comentários de outros leitores e achei muito legal e me senti motivada a também pedir-lhe ajuda.Sou professora alfabetizadora e sempre escrevo alguns artigos para colegas mais chegados que me pedem socorro.Estou tentando ajudar um colega mas, não estou conseguindo material de leitura em que me possa basear .Gostaria que me ajudasse me enviando algum material sobre “Dificuldades que o aluno enfrenta para interpretar textos no currículo escolar”. Preciso entregar isso a ele em uma semana. Por favor, será que pode me ajudar? Parabéns pelos seus trabalhos.

    Obrigado. foi um prazer conversar com você.

  85. Neide Abreu

    Gostaria de que me enviasse textos com respostas em discurso direto para trabalhar com alunos do ensino médio; pois a maior dificuldade dos meus alunos em Português, infelizmente, é a interpretação.Beijos e parabéns pelo seu trabalho!

    • oi meu no me e oi e cde vces bi serio

  86. amerzinda

    ola´!
    preciso com urgencia de diferentes tipos de textos em espanhol com questõe de ierpretações para minha filha ,treinar para o vestibular pois está com muita dificuldades.
    ajude – me para eu ajudar tambem os que estao precisando.

  87. Joao

    ajuda rapidamente em Elementos Da Narrativa

  88. estou com dificuldades em aprender a interpretaçao de texto ,eu li os texto ,,mais queria os questionarios , para me avaliar , obrigado pelas dicas que encontrei , me ajudou bastante , lucia ,,,goiania.

  89. Vaaldir JB Santos

    Olá.
    Antes de tecer qualquer comentário, sobre tudo que lí no Site, gostaria de parabenizar a Professora Zilda pelo conteúdo do material apresentado e também por tentar responder a todos os comentários e pedidos de alunos e professores.
    Depois de leitura atenta, dos comentários e pedidos, tenho a dizer a todas as pessoas que estão tentando fazer uso da Lingua Portuguesa na vida cotidiana e profissional, que em primeiro lugar busquem fazer um estudo de gramática aplicada, ha muito esquecida e guiça perdida no tempo, para corrigirem seus erros gramaticais. Em segundo lugar, devem se aprofundar em leituras de diversos tipos de textos.
    Interpretação de textos exige conhecimentos prévios, vivência, perspicácia, e muita atenção etc.
    Interpretar textos é como fazer uma interpretação da vida em seus vários aspectos e pontos de vista.
    É inadmissivel que professores queiram textos já interpretados para ensinar seus alunos, quando a função é ensinar seus alunos a vivenciar e interpretar o mundo em que vivem.
    Qualquer texto permite no mínimo duas interpretações – conotativa e denotativa- real ou imaginária, você escolhe, chega de cópias. E por favor preetem atenção na ortografia – texto é escrito com “x” e não com “S” obrigado e desculpem minha observação, porém tenham dó da Ligua Portuguesa.

  90. MARIA DAS DORES

    Estou na faculdade, e estou tendo dificuldades de fazer interpretaçoes dos artigos cientificos, Professora me ajude.

  91. ola , gostaria que vç mim orientace, estou com dificudade de interpletar as pergunta das prova, estudo mais não consigo ter uma bõa nota ,eu sei que estou com, muita dificudade, e as pessoas tem preconseito por eu ser mais velha não quero disistir,

    • Olá Eliene

      Para interpretar é necessário adquirir o hábito da leitura. Quanto mais você lê, mais aumenta seu vocabulário e mais você entende do que lê. Não existem fórmulas mágicas.

      Zailda Coirano

  92. Ramon Claudino

    Bom Dia..
    Gostaria de uma pequena ajuda,vou prestar um concurso público, e queria saber se você tem alguma coisa relacionada a interpretação de texto para estudar,umas dicas para me sair bem no teste.
    Aguardo um breve retorno.
    Att.
    Ramon

  93. JOSIDELMA

    QUERO APROVEITAR ESSE ESPAÇO E AGRADECER A TODOS OS PARTICIPANTES, POIS COMECEI A DAR AULAS DE L. PORTUGUESA ESSE ANO E COMO VOCÊS TEM ME AJUDADO MUITO! DEUS ABENÇOE!!

  94. Loreci

    Boa tarde!

    Eu quero trabalhar com interpretação de textos, fazendo uma análise, você tem como me auxiliar, e também com material de inglês básico, e resenhas( tudo desde quantidade de linhas, se pode usar só frente da folha, etc) Preciso desse material com urgência.
    Trabalho com português e inglês.
    Obrigada,

    Lore

    • Loreci, meu conselho é que entre para os grupos de interpretação de inglês e português, o link você encontra na barra lateral.
      Zailda Coirano

  95. Ana Ferreira

    Ola Zailda! boa noite eu sou portuguesa e ja lhe escrevi e a zailda ja me respondeu duas vezes. sera me que pode ajudar com a gramatica espanhola ? Me arranjando apontamentos sobre a soraçoes compuestas, subordinadas, etc.
    Aguardo uma resposta sua no meu mail.
    Espero que me ajude para a semana tenho exame.
    beijos

    Ana Ferreira – Portugal

    aguardo resposta

  96. Karlla

    Oie!!
    Muito bom o conteudo desse site.
    Espero que me ajude bastante.
    Você pode me indicar um site que esteja explicando matérias de português do Ensino Fundamental. Eu estou cursando o 2° colegial e tenho que fazer uma prova, mas nao lembro muito bem das coisas.
    Desde já Obrigada! :)

  97. adriano

    oi!! quero dezer q esse site ta muito bom, valeu!!!

  98. valdira

    OI Zailda estou estudando Pedagogia ,e tivemos que elaborar um planinho de aula ,com Interpretaçao de texto so que em cima do plano tenho que elaborar um peiper.
    Eu nao estou conseguindo. Peço encaresidamente se poder me ajudar. Desde ja meu muitissimo obrigado.
    Para esta samana.

  99. karla silva

    Olá,boa tarde
    Por favor, gostaria de saber como faço um texto com um paragrafo e mais de um periodo (o texto é falando sobre o meio de comunicação,no que influencia em nossa vida).
    Muito obrigada
    karla

  100. Kristina

    Por gentileza, mande um nome de um bom livro em meu e-mail, para que eu aprenda a interpretar texto.

    Muito obrigada.

  101. alexandre

    as explicações estam muito boas vcs estão de parabèns
    isso facilitou o meu apreendizado.
    thau.

  102. solange

    aguardo Texto de interpretação

  103. Stefani

    Boa tarde, eu queria um metodo de interpretar texto, pois estou tendo dificuldade de interpretar. Gostaria de ver textos interpretados por professores.
    agredeço.

  104. e isso vai me ajudar a fazer a prova do senai dia vinde
    obrigado!

  105. Patrick

    Bom, gostaria de saber se algum jeito prático de interpretar texo, tenho o hábito de ler muito, minha escola fica sempre em cima de leitura, professores de português, sempre dão texto para interpretarmos, porém nunca interpreto direito, gostaria de saber se vocês tem um texto grande para eu interpretar e/ou um site, onde posso achar textos para interpretar, porém poderia ser rápido pois tenho um teste daki a 3dias
    Grato, Patrick.

  106. luiz otavio

    eu queria saber como irtepreta um texto sem dificuldade

  107. Geneci Rufina da Silva

    Olá Professora.
    É a primeira vez que passo por aqui, e te confesso que fiquei apaixonada… sou uma estudante de Letras/espanhol da UFMS, estou com difilcudades em praticas de ensino, se poder me ajudar, a professora me pediu esse trabalho veja; “Procure na internet um conto em língua espanhola, de autor hispanohablante, e elabore uma atividade para o trabalho de literatura, para alunos do Ensino Médio”. pode me ajudar?
    Desde já te agradeço pela atenção.

  108. Maria de Fatima

    Zailda preciso de sua ajuda.
    não consigo aprender imterpretação
    de textos me oriente um livro, onde
    eu possa a aprender a interpretação.

    me ajude por favor.

    • Olá
      Procure em “material didático”, há um bom livro indicado.
      Um abraço

  109. camila

    eu preciso de ajuda para aprender matematica por favor!

  110. minha maior dificuldade é fazer interpretação de texto.
    será que vc pode me ajudar a vencer este bloqueio?
    estou fazendo Teologia, já estou no 5º periodo, mas o meu maior bicho papão são os trabalhos.
    Se vc puder, me ajude por favor.
    muito obrigada

  111. michel rodrigues

    oi, bom dia!!!!!!!!!
    Zailda queria lhe dar os parabéns pela ajuda que proporciona as pessoas que por aqui a procura, pois, vc responde todas as mensagens aqui postadas!!!!!!! Muito legal, continue assim e que Deus, lhe dê muita saúde e paz pra continuar esse trabalho!!!!!!
    Aqui vai minha dificuldade!!!! eu estou estudando para os correios e estou a procura de textos para interpretações, porém da banca é do cesgranrio, vc pode me ajudar? obrigado!!!!!!! Bom dia!!!!!!!

  112. Jéssica Cristhina

    Oi, queria te pedir um favor, eu sou explicadora e eu tenho alguns alunos da 4ºsérie (agora 5ºano…) com problemas de leitura mais ñ consigo achar textos. vc pode me mandar e tbm algumas dicas de livros! =D.

    Beijinhos e seu Blog é Ótimo!

    • ana

      adorei este site e tenho apenas 10 anos

  113. ROSI

    Olá!sou a Rosi e gostaria que me mandasse textos em que pudesse explorar questões gramaticais como verbos,objetos entre outras,e que além disso pudesse trabalhar reflexão sobre algumas atitudes erroneas deles.São alunos do fundamental 2, sétimo e oitavo ano.desde já agradeço

    • Olá Rosi

      Publico meus trabalhos de interpretação no blog htttp://pt-brasil.blogspot.com e alguns deles têm essas características. Espero que sejam úteis.

  114. Leonardo Silva

    Boa tarde, professora!

    Gostaria de umas dicas, para a realização de um boa redação dissertativa, pois farei um concurso para a área de segurança pública e será cobrado esta atividade. Exemplos de como iniciar uma introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
    Ainda que, saiba a forma organizacional ( introdução, desenvolvimento – pós e contras – , conclusão), tenho uma dificuldade grande na inicialização, mesmo dominando o assunto. Por isso, solicito humildimente sua ajuda.

    Um grande abraço.

  115. adorei

  116. Zailda, descobri teu saite através do google. Procurava interpretação te texto. Sou formada em letras, mas faz tanto tempo, e, nunca exerci a função de professora. Estou fora de forma, muito tempo sem leitura. Atualmente estou estudando para concurso, mas percebi que não sei interpretar texto. Gostaria de receber textos com exercícios de interpretação e gramática com resposta. Claro se possível.
    Gostei muito de como você explica a maneira de interpretação de texto que está na página inicial de teu site.
    Acredito que aprenderei com você. Aguardo resposta, Obrigada.
    Um abraço.

  117. Pedro

    Olá,
    Zailda, preciso fazer um teste que cai interpretação de texto e redação, redação não pe problema, mas queria umas dicas de como fazer uma boa interpretação de texto.Obrigado

  118. GOSTEI MUITO
    DE SSE NEGOSIO AI

  119. renata

    ola!
    adorei este site, é muito bom…

  120. gostei

  121. cleidison

    procuro professores de ingles , para trocar ideias

  122. cleidison
  123. cleidison
  124. jia

    eu aborei ese tete e ese voce le vocer consege leia elegau ♥

  125. cleia

    procura ajuda para aula de reforço para o quinto ano sobre interpretaçao de texto

  126. cleia

    genteee alguem tem alguma atividades que possa me ajudar com inerpretaçao de texto?

  127. Rodrigo

    não entendi nada

  128. Teresinha

    Sabemos que a nossa língua é muito difícil de ser escrita e mais ainda pronunciada corretamente, por toda essa mistura de raças mas,eu acho que quando vamos escrever algo temos que nos certificar se está correto,existe o dicionário que tira nossas dúvidas poxa! Se tens dificuldades para escrever
    certa palavra ,tente achar outra que a substitua .

  129. carmen

    Solicito que me indique um site, ou que me envie perguntas sobre o livro “Um certo Capitão Rodrigo”. Vou fazer uma prova do livro e preciso de todo o tipo de pergunta que poderá ser abordada.
    Aguardo e desde já agradeço.

  130. allison

    é a mesma coisa que minha professora de ingles falou
    parabéns!

  131. Jeane

    Sou professora de Língua portuguesa na zonz rural, onde os alunos tem muita dificuldades ne interpretação e produção de texto. Geralmente não encontro textos que os envolvam pois minhas turmas são EJA 1º e 2º periodo e PAV II 1º periodo. Fico ansiosa em achar material que adque com a realidade deles poiss são tão diferentes dos textos dos livros. Me ajude por favor. Desde já lhe agradeço e aguardo resposta.

  132. Marcella Larissa

    Ai só tem o texto e não tem pergunta que interpretação é essa

  133. Everton

    Gostei muito das explicações…
    Site muito interessante…
    Boa Sorte.

  134. MARIA CRISTINA

    fiquei encantada com suas informacoes,o mundo precisa de pessoas como voce, continue com esse trabalho,
    Deus te ilumine e te gratifique e os anjos te acompanham
    tenho muitas dificuldades para escrever e no momento estou tentando ajudar meu filho a melhorar em na escola, ele esta mail em interpretação e literatura, o que me indica para ele ler. estar no 1ºano do ensino medio

  135. tatiane

    Entender o que me passam…

  136. ESPLICARAM BEM COMO INTERPETA UM TEXTO QUEM FOI

  137. tiago

    tiago preciso de sua ajuda.
    não consigo aprender imterpretação
    de textos me oriente um livro, onde
    eu possa a aprender a interpretação.

    me ajude por favor.

  138. ana

    estou me preperando para prova brasil e concorrendo a1 bolsa de estudos
    valeu pela força!

  139. Viviane

    Quero sugestoes de temas para fazer uma otima redação de setima serie, estou precisando urgentemente porque tenho prova amanha e nao faço a minima ideia de um tema pora realizar, procurei na net, redações pra minha expiração mas nenhuma se encontra ao meu ver!
    Peço que vc me responda o mais breve possivel, tambejm gostaria que se possivel mostrasse-me alguns modelos, pre ter de exemplo.
    Desde ja agadeço pela colaboração;
    Um grande abraço, e parabéns pelo site que é excelente e possui um belo conteudo!
    ate breve.

  140. Luciana

    Preciso ajudar minha filha a interpretar texto e fazer produção de texto ela está no 5 ano do ensino fundamental, tem prova terça agora se não tirar 7,00 perde o ano.

    Receio que não saiba explicar, épossivel seguir alguma tecnica?

    AGuardo

    Luciana

  141. Manoela Andrade

    Adorei este site ele me ajudou com uma pesquisa de Português!!!!!!!!!!!!11

  142. Erica surama

    Boa noite Zailda,
    Parabéns pelo seu trabalho, logo se vê que você ama o que faz, pois se disponibiliza a repassar seus conhecimento e ainda responder os comentários. Descobri por acaso e com certeza irei acompanha-lo.
    que Deus a ilumine sempre.

  143. eu sou aluno estudo a 7º série e eu li esse texto gostei muito da explicação que ele mi deu, eu estavo muito precisando de uma aula de esplicação de texto pq eu não sabia mais ou menos de nada disso mais agora eu sei e vou conssegui pq eu confil no meu deus e graças a ele e esse texto ai que mi ajudou muito?? muito obrigadoo okokok

  144. Natalis da silva

    Nossa legal!!

  145. raffael stephanio da silva

    olá, belo texto muito explicativo gostaria de lêr mais postagens sua nesse blog sobre português em geral ,vc é uma ótima professora da para perceber !! fica bem .

  146. juli

    pensei que este site dava o texxto para a pessoa interpretar pois so explicando nao adianta de nada ;D , mas valeu pela explicaçao

  147. thiago henrrique

    gostaria de saber uma forma mais pratica e fácil de interpretaçao de textos pq sou pecimo nisso ?

  148. Juliana

    Olá, eu estou querendo uma ajuda. Gostaria de saber o que cai na Desafio do Objetivo para a 8ª Série, eu preciso passar urgentemente, mas estou com muita dificuldade! E a prova será em uma semana!
    Por favor, se alguem tiver alguma informação me informem…

  149. Carolina

    Oi , sou uma aluna , e estou estudando , e queria saber se você sabe de um site que faça uma provinha para eu poder ir exercendo e estudando :)

  150. bruna

    Eu também quero um site que faça uma provinha para eu poder ir exercendo e estudando , por que ja ta comesando as aulas e eu quero estar preparada

  151. Douglas

    eu me chamo Douglas tenho 11 anos e queria saber o que devo estudar para poder passa na provinha Brasil

  152. Douglas

    minhas aulas ja comesou e eu to preucupado com a provinha brasil eu queria um site para eu saber mais e consiguir passa

  153. Douglas
  154. Douglas

    me chamo Douglas tenho 11 anos e queria saber o que devo estudar para poder passa na provinha Brasil

  155. COMO FASSO PARA TIRAR UMA BOA NOTA NAS PROVAS DE PORTUGUES E ESTUDAR BEM A MATERIA

  156. Vinicios

    Por gentileza, tenho 24 anos e preciso muito ser aprovado num concurso de taifeiro da aeronautica,que tem data em 27/03/11, pode me dizer o melhor metodo de estudo para isso?
    Obs: Sem grana pra cursinhos. (Metodo de ajuda)
    Familia grande, esposa e dois filhos. (Concentração)
    Soldado servindo com poucos horas de folga. (Tempo)
    Obrigado, aguardo resposta!

  157. vevehzinho

    Oi gostaria de saber se vc tem um texto sobre o 11 de setembro com compreensão e interpretação do mesmo.

  158. vevehzinho

    Olá gostaria de saber se vc tem um texto sobre o 11 de setembro com compreensão e interpretação do mesmo.

  159. vevehzinho

    Hey, gostaria de saber se vc tem um texto sobre o 11 de setembro com compreensão e interpretação do mesmo.

  160. juliana rocha de paiva

    olha,o Dener esta com toda a rasao o dever de uma professora è passar a atividade corretamente,poid ela deveria ler umas mil vezes para conferir o seu testo…
    desculpe

  161. matheus

    eu não sei quase nada de vocabulário de ingles, eu queria saber o melhor jeito para mim inciar esse conhecimento do vocabulário de ingles.

  162. matheus

    eu não sei quase nada de vocabulário de ingles, eu queria saber o melhor jeito para mim inciar esse conhecimento do vocabulário de ingles.
    obrigadoo..

    • Olá

      Para aprender inglês o melhor é matricular-se em um curso. Todos sabemos várias palavras em inglês mas nem por isso dá para falar ou entender o idioma apenas conhecendo várias palavras. Um idioma é mais que um amontoado de palavras, envolve a cultura e costumes do povo que o fala, gramática, fonética, etc.

      Um abraço

  163. keli

    me ajude sou pessima em interpretação de texto, não entendo nada quando a professora dar o assunto, logo depois e discutido na sala de aula eu fico viajando as vezes me pergunta o que eu entendir e eu não sei reponder o que faço, me ajudem po favor.

    • É necessário ler bastante e com atenção para aprender a interpretar.

      Se você fica “viajando” não irá entender.

      Um abraço!

  164. josefa

    ham?

  165. suziane

    Olá, sou coordenadora de uma escola de ensino fundamental de 1º ao 5º ano, e gostaria muito que me mandassem sugestões de textos, projetos, para serem trabalhados pelos professores em sala de aula.

    Zailda, conto com vc que me parece bem informada.
    grata
    Suziane

  166. Denilson Gonçalves de Oliveira

    Gostaria de saber se, poderia me mandar um texto com perguntas e respostas para eu treinar minha interpretação de texto Por que estou fazendo um curso tecnico em automação industrial e estou com algumas dificuldades na hora de interpretar alguns problemas matematicos. Muito obrigado zilda.

    • Olá

      Desculpe, não envio textos por email, nesse blog apenas dou dicas para aprender melhor.

      Obrigada pela visita.

Trackbacks

  1. Interpretação de textos - material didático « Aprenda Fácil
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 57 outros seguidores

