Prova de inglês – do modo fácil ou do modo difícil?

Para tudo que a gente vai fazer nesse mundo, sempre há um modo fácil e um modo difícil. Se já fez uma prova sabendo a matéria e não teve um bom resultado, das duas uma: ou não estava num bom dia e não leu direito ou então escolheu o modo difícil.

Quando se prepara uma prova de inglês, muitas vezes ela é dividida em partes: gramática, interpretação de textos, vocabulário, etc. Para cada parte existe uma determinada técnica que dá melhor resultado e venho ensinando essas técnicas aos meus alunos, conseguindo alguns resultados surpreendentes. Ao resolver uma questão, em primeiro lugar você deve ter em mente o que essa questão quer que você mostra, qual o conhecimento específico que você tem que ter para respondê-la.

Digamos que na sua prova exista uma questão como a que se segue:

Assinale a alternativa que melhor complete a frase:

______________ any milk in the fridge.

a) there is

b) there are

c) there isn’t

d) there aren’t

Está claro que a questão destina-se a saber se você aprendeu ou não there is / there are. Se você sabe, resolva. Se não sabe, faça um sinal ao lado da questão e pule. Isso mesmo, pule! Um erro na hora da prova é perder tempo tentando “adivinhar” respostas de perguntas sobre as quais não se sabe nada. Será pura perda de tempo, ou você sabe ou não sabe. Se não sabe, não vai ser agora na hora da prova que vai aprender. E não adianta esperar que desça um anjo do céu com a resposta escrita na testa, ou que um espírito do além incorpore em você e você marque a resposta certa por um processo de psicografia. E nem você vai conseguir hipnotizar a prova olhando fixamente para a questão, para que ela confesse a resposta certa. Parece engraçado, mas o que os alunos esperam quando ficam olhando fixamente para uma questão que não sabem?

Bem, se você sabe sobre there is / there are, vamos por partes, como bem já dizia Jack, o Estripador:

Sabemos (eu sei e você também deve saber) que usamos there are para plural e there is para singular. Para saber se deverá ser plural ou singular, basta saber se o que vem depois da lacuna está no plural ou singular. Milk está no singular, então com seu lápis já risque discretamente as alternativas b) e d) que se referem a plural. Temos então there is e there isn’t. Vamos então às pistas (sempre há pistas). Se você estudou there is / there are, estudou também some e any. Na frase temos any, que se usa na negativa e interrogativa. Não é uma pergunta, então é uma negativa. Eliminamos a afirmativa, alternativa a). Vemos então que sobrou só a alternativa c), que é a correta.

Como viram, não foi necessário nem ler a frase, olhando as alternativas e a palavra que vinha logo após a lacuna descobrimos a resposta correta. Como é uma prova de gramática, nesse caso específico não nos interessa a tradução da frase, que nem precisamos ler. Assim poupamos um tempo precioso e muito stress, e obtemos um resultado melhor.

Volto outro dia com mais “dicas” sobre provas de inglês.

Leia também: Obtenha um rendimento melhor em testes de múltipla escolha

About these ads

11 Comentários

  1. nossa ilario essas dicas..estou ansiosa para as próximas dicas!adorei são dicas que eu já sabia mais é bom aperfeiçoar né”!

  2. Rodrigo Marcelo

    Ok, My friend best tutorial !!!!
    I’ll go a day to learn english.

  3. Ingrid Nicolly

    bem legal! very good ! isso é a unica coisa que eu sei é very good! kkkk” valew”

  4. juli

    eu adorei estas dicas mas deveria ter questionarios para resouvermos asim colocariamos em prática o que aprendemos.

    tchaaaaaaaaaaaaaau!!!!!!!!!!!!!1

  5. que seeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeca!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! odeio comentarios de sta parva !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! mas nao se como oos ouuutroooos goooooooostaaao diiiistttto?

  6. mais questoes para o dia 25 de novembro okkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  7. mais questoes para o dia 25 de novembro okkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkia i uyfea

  8. michelle

    nossa é muito interessante vio amei esse site e obrigada pelas dicas muito bom!Que Deus continue ti abençoando!
    bjokas para todos!♥♥♥

  9. como posso fazer para ir aos estados unidos sem saber falar inglês …………

  10. bkjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj bejin bejin camila

  11. paulo

    deviam por aqui fichas de teste para fazer nos era muito fix e muito intersante

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 58 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: