Você sabe fazer um resumo?

Em primeiro lugar, para que serve um resumo?

Muitos professores de português pedem resumos de livros, de textos longos, etc. Mas não é destes “resumos” que estou falando. Estou falando daquela ferramenta super-útil para estudar. Sim, um resumo é uma ferramenta de valor inestimável e nunca pode ser deixada de lado quando há muita matéria ou muitos dados ao longo de um texto comprido de dar dó.

Para resumir você precisa “enxugar” o texto ao máximo, deixando apenas os dados necessários para que se lembre dos dados importantes. Não adianta ler e reler um monte de páginas na noite anterior à prova, porque seu cérebro poderá lhe pregar uma peça: poderá lembrar até o número da página onde está a informação de que precisa, mas não vai lembrar da resposta à questão.

Em primeiro lugar vá lendo o texto e grifando com marca-texto tudo o que for importante e que não poderá esquecer: nomes, datas, lugares, técnicas usadas. Depois numa folha vá transcrevendo os dados, ligando com flexas, colocando as datas entre parênteses, os locais dentro de colchetes. Na verdade a estética não importa. Não precisa ficar bonito nem seguir um “padrão”. O que importa é que você entenda depois.

Com esse “esqueleto” pronto, comece seu resumo. Se temos Cristóvao Colombo –> 1492 –> América: Colombo descobre América em 1492. E vá colocando as frases, ligando-as de maneira lógica, depois releia para ver se está tudo ali (confira com o texto original para ver se não deixou nada de fora). Faça uma revisão, tire o que não for essencial, anote do lado o que é mais importante, grife o que for de suma importância.

Está pronto? Agora passe a limpo. Acabou? Então pode amassar e jogar fora. Acredite: depois de fazer esse resumo do jeito que ensinei, você já estudou a matéria.

Boa sorte na sua prova!

13 Comentários

  1. camila

    Gostei Muiiito do post, e me ajudou com um 9,75 em história, materia que eu ia muito mal!!!
    Obrigada, será que há uma forma de aprendeer melhor física? bjs

  2. Elisa

    Com certeza o resumo para a prova é importante mas eu tbm gostaria de aprender a resumir um livro ou capítulo de alguma matéria… o q faço?

    • Elisa:
      Os resumos são feitos do mesmo jeito, não importa se é um livro ou uma página. Primeiro leia e vá grifando (no caso de livros faça isso capítulo por capítulo, se forem muito extensos vá grifando em cada página e anotando numa folha).

      Independente do uso que se fará do resumo, a técnica é sempre a mesma.

      Um abraço

      Zailda Coirano

  3. Ola Zailda,
    gostei do seu blog, mas como se trata de dicas de portugues, gostaria de registrar q vc escreveu a palavra flexas com X e nao com CH
    abraços

    • Olá Selma:
      Você tem toda razão, faz muito tempo que não dou aulas de português e dou muita aula de inglês, acho que me deixei influenciar pela grafia do verbo “flex” em inglês, que no momento fazia mais sentido na minha cabeça.

      De qualquer forma eu não vou consertar, fica registrada a sua correção. Alguma outra correção que queira fazer?

      Um abraço

      Zailda Coirano

  4. luiz

    Preciso fazer um relatòrio de um curso que fiz, só que não sei como começar, nem que termos usar. Estou meio perdido. Se for possìvel me ajudar, agradeço.

  5. luiz

    GOSTEI MUITO DAS SUAS DICAS VOCE FOI BASTANTE OBJETIVA.

  6. rafael

    zailda, muito obrigado pela sua dica, me ajudou muito.
    o seu blog entrou na minha vida como um urso enntra na vida de um cabrito. você é muito especial para mim…
    ”o meu amor é canibal”, ja dizia ivete sangalo em sua musica.
    se você soubesse o quanto seu texto penetrou na minha mente, você iria comer chocolate e banana com cobertura de mel. puxa, como é gostoso banana com mel!
    piada de autoria:”oi, você vende couro semanal?—zailda COIRANO…(couro ano)…hehehehê…
    bjos molusco!

  7. helyda

    quero saber comocomeço meu resumo do livro maremoto?

  8. Dácio

    Cara Zailda!

    Conheci seu blog há pouco. Parabenizo-a pela apresentação do título sugestivo “aprenda fácil” e o tema: Você sabe fazer um resumo ?
    A semente está plantada.
    É um prazer visita-la.
    Att.
    Dácio

  9. sol

    Oi Zailda!…Olha!
    eu não sei fazer resumo, mesmo lendo seu blog, ainda tenho dúvidas….tudo num texto pra mim é importante….como faço?
    me ajuda?

  10. sol

    Oi Zailda!
    Adorei seu site!….mas tenho dúvidas ainda qto ao resumo….não sei como fazer…se puder me dar mais dicas, porque acho tudo importante…e fica super difícil pra mim….obrigada

  11. Iarla Rodrigues

    obrigado me ajudou muito!

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 57 outros seguidores

