Como conseguir bons resultados em testes

Para tudo existe uma técnica, uma forma mais fácil de executar para conseguir melhor resultado com menos esforço, e com os testes isso não é diferente.

O aluno que se preocupa em ler tudinho, ou que fica olhando a parte que tem que preencher está perdendo tempo. Para se resolver um teste é necessário antes saber o que está sendo proposto e então olhar para o lugar certo. Se tem que definir qual tempo verbal usar, com certeza haverá uma expressão de tempo para indicar o tempo correto. Se tem que decidir entre plural e singular deverá analisar as outras palavras da frase para descobrir se concordam com plural ou singular. E assim por diante.

Sempre digo aos alunos que o que determina o que falta é o que já está na frase. Analisando o que está sendo pedido será mais fácil procurar apenas pelo que será necessário para completar.

Alguns alunos ficam encaixando mentalmente todas as alternativas na frase para ver qual “soa melhor”. Isso é uma perda de tempo e não leva a nada, é uma forma subjetiva de analisar uma questão que é bem objetiva. É uma das ocasiões quando menos é mais, e quanto menos você tiver que ler, mais tempo terá para pensar sobre aquelas questões que exigem um pouco mais de conhecimento ou raciocínio.

Analisando as questões de forma racional será mais fácil conseguir um bom resultado e sair-se bem até naquelas “pegadinhas” que são freqüentes em testes de múltipla escolha. Estudar um pouco antes da prova também não fará mal nenhum…

Leia também:
Como ser bem sucedido em concursos e provas
Tudo sobre concursos
Saiba tudo sobre todos os concursos
Provas de digitação
Obtenha um rendimento melhor em testes de múltipla escolha

(zailda coirano)

5 Comentários

  1. “Eu sei de muito pouco. Mas tenho a meu favor tudo o que não sei e – por ser um campo virgem – está livre de preconceitos. Tudo o que não sei é a minha parte maior e melhor.”
    Clarice Lispector

  2. Boa noite Zailda gostaria de alguns macetes pois ,vou prestar,concurso para Policia Militar de sp ,e são 50 Port,Mat,Conhecimentos Gerais,Atualidades e uma Redação ,é puxado gostaria de traçar uma meta de estudo para ser aprovado na 1º fase. Aguardo seu contato pode me ajudar. Agradeço desde já. Contato por email ou tel 7727-2280 ou 3065-4500.

    • Olá Roberto
      É verdade, você precisa de um plano de estudos, comece pelo que tem mais dificuldade, vá dividindo em partes e grifando sempre o que é mais importante, vá fazendo suas anotações. Não sei de quanto tempo dispõe até o concurso, mas assim que terminar o que considera mais difícil, dê uma lida apenas para fixar o que já sabe e depois estude de novo suas antotações sobre o que estudou primeiro.
      Um abraço
      Zailda Coirano

  3. ola zilda estou fazendo faculdade mais tenho uma grande problema que é consentrar nas aulas, estudar para provas não consigo concentrar vc tem alguma tecnica

    • Olá Eliseu:
      Tenho algumas sim, vou publicar em breve aqui no blog. Aguarde.
      Um abraço
      Zailda Coirano

%d blogueiros gostam disto: