Adiar – um hábito a ser eliminado

“Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje porque se gostar de fazer hoje pode repetir amanhã.”

Falando sério, o hábito de adiar o que precisa ser feito para a última hora pode trazer consequências desastrosas para quem se propõe a atingir um objetivo. As atividades adiadas costumam acumular-se juntando a outras e no final temos uma montanha de coisas atrasadas e pedindo resolução urgente que não daremos conta de fazer.

Alunos que deixam tarefas acumulando-se sofrem duplamente, em primeiro lugar porque em vez de uma, em poucas semanas terão várias para fazer, e em segundo lugar porque depois de um certo tempo a matéria (cuja fixação seria conseguida através da tarefa) já foi parcialmente esquecida, então a execução fica muito mais complicada e demorada, e com um resultado muito abaixo do que teria sido conseguido se fosse feita na época correta.

Como a maioria dos jovens hoje em dia tem várias atividades extras, é comum que os prazos limite para que entreguem suas atividades venham a coincidir e será impossível dar conta de tudo. Isso gera ansiedade e frustração e é freqüente um arrependimento tardio, uma espécie de remorso por ter deixado as coisas chegarem ao ponto de fugir do controle.

Para evitar que o adiamento destrua os seus sonhos é importante criar desde cedo um horário para dedicar às atividades de casa. Se por acaso em um dia você não tiver nada para fazer, muito bem, mas se por acaso tiver, jamais deixe para depois para ver TV ou ficar na internet, porque daqui a 3 ou 4 semanas você com certeza lamentará essa atitude e será tarde demais para remediar a situação.

Mantendo tudo em dia com certeza enquanto seus amigos “atrasadinhos” estiverem correndo atrás das tarefas atrasadas você terá tempo de sobra para relaxar e dedicar-se aos seus passatempos prediletos. Faça tudo em dia – seu aprendizado agradece.

Leia também:
Férias sem dor na consciência
Como memorizar um idioma novo
Antes da prova
As provas estão chegando
Como estudar
Atendendo a inúmeros pedidos
Se você gosta de filmes
Como aproveitar as férias para aprender

(zailda coirano)

%d blogueiros gostam disto: