Por quê aprendemos a falar antes de aprender a ler?

O aprendizado da fala começa já nas primeiras semanas de vida do bebê, quando ele começa a emitir sons já está aprendendo a usar as cordas vocais para posteriormente imitar os sons que ouve de seus semelhantes. Alguns anos depois irá para a escola e só então será alfabetizado. Isso acontece obedecendo uma ordem natural de nosso cérebro, que primeiro desenvolve a capacidade da fala para só depois desenvolver coordenação suficiente para ler e escrever.

Para aprender um idioma é necessário obedecer essa ordem natural para se obter melhores resultados. Não quero com isso afirmar que é impossível aprender da forma inversa, mas com certeza haverá mais dificuldades a superar, porque o aluno que primeiro vê a palavra escrita para depois se familiarizar com seu som fatalmente a lerá como se estivesse escrita em seu idioma nativo e depois terá que “desaprender” esse som para assimilar o outro que seria o correto.

Se pela primeira vez você visse a palavra “unfortunately”, como a leria? Se você não a conhece nem tem grande conhecimento de inglês, dou graças por não poder ouvir, mas depois que você se acostumar a lê-la dessa forma aí que a leu, toda sua (e que eu felizmente não ouvi) será muito difícil aprender a lê-la corretamente.

Os alunos se queixam do inglês porque (segundo eles) não se fala como escreve como o português. Ora, em nenhum idioma se fala como se escreve, nem no português. Se falássemos como escrevemos, ou escreveríamos “fixo e lixo” de forma diferente ou falaríamos as duas palavras da mesma forma, e sabemos que as falamos de forma diferente. Ou escreveríamos com “z” todas as palavras que têm som de “z”, e não com “s” como é o caso de “casa”, que se escreve com “s” mas se lê com som de “z”.

Claro – você me dirá – temos regras, s entre vogais se lê com som de z. E as outras línguas também têm as suas e com o tempo você vai se familiarizar com elas, de forma que mesmo não conhecendo certas palavras conseguirá lê-las sem provocar crises de riso em quem já as domina.

Aceitar a ordem natural das coisas e ir com calma é uma forma de aprender bem e sem muitos problemas. O adulto que quer ver a palavra escrita para sentir-se seguro antes de pronunciá-la deve tirar isso da cabeça e entender que agindo dessa forma está apenas criando um obstáculo para seu aprendizado. Ou será que quando era bebê também via as palavras escritas antes de aprender a falar?

Leia também:
Inglês sem tradução
Falar inglês é fácil
Aprenda inglês em 3 meses
Como memorizar um idioma novo

(zailda coirano)

3 Comentários

  1. Alex

    Olá,

    Quero e preciso aprender Inglês, pois trabalho no ramo de comex e agora o cerco está se fechando e já perdi posições na empresa por conta de não falar inglês.

    Preciso começar do inicio.

    Por favor, me ajude?

    Obrigado.

  2. Júnior

    Bem,estou praticamente 1 hora lendo seu site,e estou achando bastante eficiente…
    Espero que continue assim.

%d blogueiros gostam disto: