Obtenha um rendimento melhor em testes de múltipla escolha

Meus alunos às vezes se queixam de que estudaram para a prova, mas na hora de fazer o teste sentem-se confusos e acabam obtendo um resultado abaixo do esperado. Muitos dizem que tiveram um “branco” e não conseguiram decidir qual alternativa era a correta e acabaram resolvendo no “chute”.

Há uma maneira de resolver esse tipo de teste sem se cansar muito e sem errar o que se sabe, e tem coisa mais dolorosa do que isso? Errar o que a gente não sabe já é chato, pior é quando a gente erra coisas bobas e depois fica se martirizando e batendo a cabeça na parede.

Aconselho os alunos a lerem atentamente as instruções, pois você só poderá responder se souber exatamente o que se espera de você. Se está numa parte da prova sobre gramática, pode estar certo de que a tradução das palavras é o que menos importa, portanto não perca tempo com isso. Tudo o que você precisa é conhecer as regras gramaticais. Ao responder a uma pergunta, tente descobrir qual a regra que está sendo exigida: tempo verbal? uso do pronome? plural?

Depois de descobrir o que está sendo pedido, marque todas as questões sobre as quais tem certeza absoluta, pule as outras. Nesse primeiro momento, não perca tempo pensando muito, só marque o que realmente sabe sem ter que pensar muito. Ficou na dúvida, passe para a próxima.

Quando terminar, volte para o início da prova e tente resolver aquelas questões que deixou para trás. Se não chegar a uma decisão satisfatória, marque qualquer uma, afinal se houver 4 alternativas você terá 25% de chances a seu favor. Se não marcar nada as chances caem para zero.

Faça sempre a parte mais difícil do teste primeiro, quando ainda está com a cabeça descansada, e deixe o mais fácil para o final. Se por exemplo houver uma interpretação de texto (que é seu ponto fraco), faça-a primeiro e deixe as outras partes da prova para depois.

Sempre leia toda a prova antes de entregar, pode ser que você mude de idéia sobre alguma questão ou que tenha pulado algumas sem responder. Se houver tempo, retorne àquelas questões que não conseguiu responder a princípio e tente resolvê-las agora.

Use todo o tempo disponível, nada de entregar a prova em meia hora se você tem duas horas, a não ser que você seja um gênio e tenha conseguido resolver tudo de forma satisfatória nesse tempo. Use o tempo a seu favor e não contra você.

Espero que essas regrinhas básicas ajudem da próxima vez que você for resolver um teste de múltipla escolha.

Leia também:
Como ser bem sucedido em concursos e provas
Tudo sobre concursos
Saiba tudo sobre todos os concursos
Provas de digitação
Como conseguir bons resultados em testes

(zailda coirano)

3 Comentários

  1. Rosana Mendes

    Muito bom, adorei as dicas estava um pouco desesperada pesquisando mais sobre como estudar melhor para testes de multipla escolha em pouco tempo, e as dicas a cima me ajudaram muito!

    muito obrigada e estou a espera de mais dicas para usufruir mais dessa colaboração tão útil.

    Zailda responde:
    Percebo que às vezes bons alunos vão mal nos testes e ao longo dos anos descobri que isso se dá por não saber como responder aos testes de maneira adequada de forma a demonstrar o conhecimento adquirido, e a partir disso comecei a criar dicas que visassem um melhor aproveitamento por parte dos alunos. A experiência deu certo de forma que fui criando mais e mais dicas de acordo com as dificuldades observadas.
    A postagem teve boa acolhida aqui no blog, de forma que você pode esperar mais dicas para breve, visando as provas de vestibular, ok?
    Obrigada por comentar e apareça sempre!

  2. Auxiliadora

    EU SOU PÉSSIMA EM INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS ERRO TODAS AS QUESTÕES NÃO ENTENDO O QUE O AUTOR QUER DIZER E VOU PELO QUE EU ESTOU ENTENDENDO NAQUELE MOMENTO,NOSSA! É COMPLICADO TEM HORAS QUE JÁ NEM AGUENTO MAIS RESPONDER NADA GOSTARIA DE DICAS COMO FAZER BEM ESSA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS QUE É TÃO PEDIDA EM TUDO QUE É CONCURSOS E PROVAS DE ENEM VESTIBULAR E ETC…

    Obrigada

  3. nilson maximiano ribeiro neto

    Professora esse seu texto sobre as questões de multipla escolha é muito bom,você tirou um´´peso das minhas costas.

%d blogueiros gostam disto: