Auxilie sua memória

Você estuda, estuda, e na hora do teste dá um branco e não lembra mais nada do que estudou. Isso não é tão raro assim e muitos estudantes e concurseiros reclamam da mesma coisa, mas há algumas formas de fixar o que aprendeu para não perder dados e confundir tudo na hora da prova.

Em primeiro lugar, sempre que for estudar tenha em mãos um bloco de anotações, uma caneta e um marcador de texto. Faça uma leitura prévia no que vai estudar e com o marcador de texto vá grifando o que é mais importante, as palavras-chave, mas grife só o que for realmente essencial. Enquanto lê, vá falando essas palavras que vai grifando em voz alta para ajudar na memorização.

Depois da leitura prévia, leia novamente e vá fazendo um resumo no seu bloco de anotações. Alguns preferem fazer esse resumo de forma mais visual, com desenhos, chaves, colchetes, etc. Faça da forma que fique mais fácil para você entender quando for estudar.

Depois de feito o resumo, dedique-se a entender o assunto e depois a decorar os dados importantes. Quando achar que já está tudo memorizado, vá para a frente do espelho e dê uma aula para si mesmo com o bloco na mão e depois que já tiver treinado bastante, deixando o bloco de lado e recorrendo apenas à sua memória.

Estude um assunto de cada vez para não embaralhar tudo em sua cabeça e só passe ao assunto seguinte depois que já tiver memorizado tudo do anterior. Nunca pule para o próximo antes de estar seguro do que está estudando, porque é melhor saber bem 4 ou 5 assuntos do que saber um pouquinho de 20, porque senão acontece o famoso “branco”.

Não estude por horas a fio, seu cérebro tem uma capacidade limitada de armazenar informações e também precisa de descanso, ou deletará tudo o que você tenta aprender. Assim que se sentir cansado pare um pouco, dê uma volta, vá tomar água, levante, espreguice, ouça uma música. Pelo menos a cada meia hora tente fazer uma pausa de 5 minutos, você verá que seu rendimento será bem maior do que se ficasse horas e horas na frente dos livros.

Estude em um horário sem muito barulho e em um local onde não haja outras pessoas circulando ou a toda hora requerendo a sua atenção. Tire o telefone do gancho, desligue o celular e a TV para não se distrair nem ser interrompido em seu estudo.

Antes de começar, estabeleça o tempo que vai dedicar à essa atividade. Uma hora? Duas? Mas não esqueça dos intervalos. Se você seguir esses passos verá que os “brancos” vão se tornar apenas uma lembrança do passado.

Leia também:
Como guardar textos extensos na memória
Treine sua memória
Decorar não resolve
Como nossa memória funciona
Como memorizar um idioma novo

(zailda coirano)

5 Comentários

  1. Guilherme

    ola,meu meu nome e guilherme e tenho muitas dificuldades em memorizar coisas mas com sua informacao estou conseguino enchergar uma luz.bjs

  2. Guilherme

    Muito bom esse site vi que ajudara muitas pessoas.bjs

  3. Andrea Hofman

    Olá,
    Adorei os textos, muito construtivos, estou terminando minha pós em psicopedagogia e o meu trabalho se refere, a falta de compreensão de textos pelos adolescentes gostaria de receber indicações de livros que possam me ajudar nas referências.
    Obrigada!
    Andrea Hofman

  4. jander

    Olá, tenho muitas dificuldades em interpretações de textos nos vestibulares, quando penso que marquei as respostas certas que me parece obvio, estão completamente erradas. Como posso fazer para vencer essas dificuldades?

  5. jander césar

    Me ajudem à aprender interpretar texto!

