Leitura diária

Como eu já disse aqui, para interpretar um texto e escrever bem é necessário criar o HÁBITO DA LEITURA, quem não lê não tem bom vocabulário, interpreta textos muito mal e consequentemente escreve mal também. Para conseguir um bom rendimento em testes é importante saber interpretar as questões e para estudar você precisa entender direito o texto que vai ser exigido futuramente de você, então a interpretação de textos não é importante só quando você faz um teste onde lhe pedem que analise um texto. Usamos a interpretação o dia inteiro, ao ler uma notícia, um anúncio ou mesmo uma receita de bolo. Quem não consegue interpretar o que lê só compreende parcialmente e o aprendizado se faz de forma lenta e inconsistente.

Temos no Brasil, além de um elevado número de analfabetos, os semi-analfabetos, ou analfabetos funcionais, que são aqueles que sabem ler e escrever, mas não conseguem transmitir ou decodificar correta ou completamente as idéias e noções na forma escrita. Isso pode complicar a vida das pessoas e inviabilizar um bom rendimento em cursos, concursos e provas. Além de saber você precisa saber transmitir o que sabe e analisar corretamente o que está sendo proposto.

Recebi por email e achei interessante a idéia de um site onde você se cadastra e informa o tempo disponível que tem para ler por dia. Aí é só escolher um livro e eles te enviam por email a cada dia um trecho do livro, de acordo com seu tempo disponível. Se você quer ler mas não tem tempo para ir à biblioteca mais próxima, aí está uma solução interessante e criativa:

Leitura Diária

Leia também:
Importância da leitura (resposta)
A importância da leitura

4 Comentários

  1. Rafaela Sirza Pontes

    Olá! Eu curso Letras e estou no 4 ano, preciso descobrir um tema para meu TCC urgentemente, você poderia me ajudar?Obrigado, achei interessante seu texto.

    • Olá
      Por favor, vá ao Google em “Grupos” e procure pelo grupo “Professor Solidário”, é um grupo ótimo do qual faço parte e que poderá ajudá-la muito não só no tema do seu PCC como também com idéias e material para seu estágio e primeiras aulas.
      Um abraço

Trackbacks

  1. A importância da leitura « Aprenda Fácil
  2. Falhas na redação: ambiguidade « Aprenda Fácil
%d blogueiros gostam disto: