Test of English as a Foreign Language

O TOEFL é uma prova de proficiência de inglês aceita em mais de 6.000 instituições em 110 países, portanto se você faz inglês é uma ótima forma de colocar à prova o que aprendeu e enriquecer seu currículo.

Trata-se de uma prova auditiva, onde você vai respondendo as questões à medida que as vai ouvindo, a exemplo do LCP que fazemos após cada lição no CCAA e do LCT, que é a parte auditiva das provas que aplicamos lá.

Como tudo na vida, existe uma forma mais fácil de fazer a prova para conseguir um rendimento melhor. É claro que como toda técnica apenas vai ajudá-lo a responder com facilidade o que sabe, o que não estudou não vai aparecer por encanto na hora.

Portanto a melhor forma de conseguir bom resultado é estudando e praticando o que aprende, ouvindo música em inglês e assistindo filmes sem legenda, praticando com o MOP diariamente em casa. Além disso, aí vão algumas “dicas” que podem ajudar tanto no TOEFL como no seu LCP e no LCT (prova auditiva) do CCAA.

  • Esteja sempre à frente, não perca tempo ouvindo o nome da prova, data, etc. Enquanto esses dados são mencionados, vá lendo as instruções para a primeira parte da prova.
  • Não espere pelas instruções auditivas se as instruções já estão escritas, leia e se já entendeu não perca tempo ouvindo o “modelo” quando houver. Enquanto a gravação mostra um diálogo e depois a pergunta do modelo, vá lendo as alternativas da próxima questão.
  • Ao ler as respostas possíveis para a próxima questão, com o lápis vá grifando o que é diferente em cada uma delas para ter uma visão melhor do que terá que responder.
  • Tendo em vista as respostas possíveis preste atenção apenas na parte que lhe interessa, assim que já souber a resposta, não perca tempo ouvindo o resto, nem a pergunta. Assinale a resposta correta e já passe a ler a questão seguinte.

Essa técnica baseia-se no fato de que estando à frente você já sabe as respostas possíveis e portanto tem uma vantagem. Também não fica atento a informações desnecessárias, prestando atenção apenas ao que é importante para a sua questão.

Conhece a “pegadinha” do elevador? Aquela em que se pergunta: “tem boa memória?” Aí se diz: “o elevador subiu ao terceiro andar com 2 pessoas, desceu uma e subiram três, foi ao quarto onde subiu mais uma e desceu outra, etc…” No final a pergunta é: “em quantos andares o elevador parou”.

Como a pessoa não sabe qual será a pergunta perde tempo memorizando dados sobre o número dos andares e fazendo contas com a quantidade de pessoas subiu ou desceu e normalmente não presta atenção justamente ao que será perguntado. Na prova auditiva, não caia nessa arapuca. Afinal de contas você já tem as respostas possíveis e se estiver à frente não vai ficar atento a detalhes que não vão ajudar a descobrir sua resposta.

Na prova auditiva, como em quase tudo na vida, estar à frente é ter uma grande vantagem.

Para maiores informações sobre o TOEFL, consulte o site oficial:

TOEFL: Test of English as a Foreign Language

Leia também:
Preparação para o TOEFL test
DELE – Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira

3 Comentários

  1. ana

    Oi adorei as dicas para a prova!!!

    Porém,estou com muita dificuldade para achar provas e exercicios na internet sobre o Toefl….No site oficial – pelo o que eu entendi- tenho que me cadastrar para fazer a prova e só assim recebo uma prova modelo?!

    Há escolas que preparam para o Toefl mais os preços são aburdamente caros ( vi um de 1800 reais !!!!) Poxa assim não rola hehehhehe

    Gostaria de informações de como estudar sozinho e também como achar sites com exercicios, audio do Toefl.

    Desde já agradeço,

    Ana

    • Olá

      No site oficial você consegue fazer o teste online para ter uma ideia dos pontos que terá que reforçar.

      Não estou a par dos preços das outras escolas mas no CCAA o curso para alunos de outras escolas se familiarizarem com o TOEFL custa o mesmo preço que qualquer curso, levando-se em conta a carga horária e garanto que não é nem 10% do preço que você citou. Entretanto não estou fazendo “propaganda”, apenas sugerindo que continue pesquisando porque nem todas as escolas trabalham da mesma forma.

      Também gostaria de esclarecer que o curso fornecido pelo CCAA é frequentado em sua maioria por alunos formados por outras escolas, já que incluímos exercícios preparatórios para o exame desde o primeiro livro, ou seja: esse treinamente é feito ao longo do curso e quando termina o curso (ou mesmo antes, conforme o caso) o aluno já está capacitado para fazer o exame.

  2. Ana

    Oi ZAilda

    O preço que falei de 1800 reais é um curso intensivo de um mês para fazer a prova do Toefl logo depois.

    No site ETS, pelo que eu entendi, só é possível receber um exemplar da prova depois que pagar a inscrição…….

    Vou procurar se o CCAA tem um curso especifico para o Toefl; no meu caso acho que não vale a pena pagar por modulo tradicional, quero algo direcionado.

    Obrigada,

    Ana

%d blogueiros gostam disto: