Como ser bem sucedido em concursos e provas

Para ser bem sucedido não adianta querer apenas, nem prestar inúmeros concursos para ver se consegue, e fazer TODOS os vestibulares que consiga não o levará a lugar algum. Para conseguir o que deseja são necessários 5 pontos, que são essenciais para você “chegar lá”:

  1. Objetivo – Você precisa saber exatamente o que quer e então direcionar todo o seu esforço para conseguir. Não adianta prestar vestibular para Medicina e Direito porque os pesos das matérias são diferentes. Para fazer Direito dá-se prioridade a matérias diferentes do curso de Medicina. Se você é um gênio e consegue aprender TODAS as matérias ao mesmo tempo e se garante, ótimo. Então não sei pra que está lendo esse post aqui. Mas se você é como a maioria dos mortais e consegue aprender com algum esforço, é necessário primeiro descobrir o que você quer e então ver o que tem que estudar. Direcione todos os seus esforços para o que quer e com certeza conseguirá. Quem atira em todas as direções desperdiça munição e perde tempo, dá voltas à toa. A linha reta ainda é o caminho mais curto entre dois pontos: onde você está e onde quer chegar. Trace a sua linha reta e não pare no caminho.
  2. Organização – É necessário organizar seus horários, fazer uma transcrição bem clara de seus horários e compromissos durante a semana e ver os horários livres que tem para estudar as matérias necessárias. Seja realista, se tem 20 tópicos de determinada matéria para estudar em um mês, não adianta reservar meia hora por semana. Veja QUANTO tem que estudar e analise quantas horas serão necessárias no seu ritmo até o dia do concurso ou teste. Trabalhe em cima disso e não com dados irreais. Seja honesto consigo mesmo, se há muita coisa para estudar talvez seja melhor adiar mais uns meses seus planos e freqüentar um cursinho voltado para a área pretendida. E reservar MAIS algumas horas para estudar o que aprende no cursinho.
  3. Prioridades – Para arrumar mais tempo para estudar numa agenda abarrotada, estabeleça prioridades. O que é mais importante? A aula de violão ou o emprego futuro? Se a resposta for o emprego, deixe as aulas de violão para depois que já tiver conseguido o que quer. E em que o curso de pintura vai ajudar para passar no concurso do Tribunal de Justiça? Deixe para aprender isso depois, uma coisa de cada vez. Lembre-se que quanto mais concentrar seus esforços numa coisa só, maiores as chances de sucesso.
  4. Disciplina – Uma vez estabelecido o horário semanal para estudos, seja disciplinado, não jogue contra o patrimônio. Quando você começa a “furar” nas atividades que você mesmo se impôs, há duas perguntas a fazer: você quer MESMO passar nesse concurso ou é apenas imposição de alguém? Quando temos objetivos que não são verdadeiramente nossos, temos a tendência de sabotá-los. A segunda pergunta: você acredita mesmo que vai conseguir? Quando estamos inseguros o medo de fracassar nos faz sabotar o que queremos apenas por medo de tentar e fracassar. Se fracassar sem ter estudado sempre há a desculpa: “é que não tive tempo de estudar”. Não se escude em desculpas. Se já estabeleceu seus horários de estudos, cumpra-os aconteça o que acontecer.
  5. Método – É necessário ter um método de estudos. Digamos que às segundas você leia e vá grifando as partes mais importantes do material a ser estudado, às terças faça resumos, às quartas resolva exercícios, às quintas leia tudo em voz alta e grave, às sextas pesquise na internet para aprofundar o que aprendeu, aos sábados ouça o que gravou acompanhando com leitura, aos domingos reveja tudo. Ou faça do seu próprio jeito, cada um sabe como aprende melhor, mas não despreze nenhuma forma de aprender. Quem diz que SÓ aprende escrevendo está mentindo. Aprendemos de todas as formas mas temos alguns meios de assimilação mais fácil, o que não significa que devamos abandonar os outros. Pelo contrário, quanto mais formas você usar para aprender (leitura, resumos, releitura, falar em voz alta, dar aulas para si mesmo em frente ao espelho, procurar assuntos relacionados na internet, ver vídeos e filmes sobre o que está estudando, reler, repetir) mais sólido será seu aprendizado e mais seguro se sentirá na hora da prova.

Quando estudar todo o material do concurso faça sua inscrição e aproveite os dias que ainda faltam para revisar tudo de novo. Estudo nunca é demais e a cada vez que acessar novamente o material encontrará dados novos nos quais não reparou da primeira vez.

Leia também:
Tudo sobre concursos
Saiba tudo sobre todos os concursos
Provas de digitação
Obtenha um rendimento melhor em testes de múltipla escolha
Como conseguir bons resultados em testes

(Zailda Coirano)

%d blogueiros gostam disto: