Treine sua memória

A memória, como qualquer parte de nosso corpo, responde melhor quando é bastante solicitada e exercitada. Para ter uma boa memória é necessário ter uma boa alimentação para fornecer ao cérebro os sais minerais para que tenha um bom funcionamento, algumas horas de sono para que o cérebro possa organizar e catalogar tudo o que aprendemos quando acordados e uma boa dose de “exercício diário”. Dando trabalho à sua memória você está garantindo que ela funcione melhor e por muito mais tempo.

Memória enferrujada prejudica em todas as áreas da vida e leva à caduquice precoce. Pessoas que não usam a memória convenientemente tem uma tendência a ter 4 vezes mais problemas de senilidade e doenças como o Mal de Alzheimer que as pessoas que a exercitam e a mantém sempre em forma.

Então, mesmo que seja apenas por uma questão de saúde, convém aprender a usar sua memória sempre que necessário. Escolher o que vai guardar na memória ou arquivar em outro lugar qualquer também requer algum bom-senso. Compromissos que acontecerão em poucos dias podem (e devem) ser anotados em uma agenda ou no calendário de seu celular, pois não há necessidade de lembrar para sempre deles.

Na memória, guarde informação útil e que será acessada várias vezes ou então aquelas que precisam ficar armazenadas para sempre. Treine a memória quando lê, concentre-se em certos trechos mais importantes e faça sua memória guardá-los. Feche o livro e repita mentalmente o que leu.

Ter uma boa memória é prático porque nem sempre você tem um lápis ou papel à mão e pode querer guardar um número de telefone ou um site interessante que seu amigo recomendou. Nessas ocasiões é bom fazer uma associação de idéias para evitar que a informação se perca antes que você tenha a chance de anotá-la.

Cordões amarrados nos dedos e frases escritas em pedaços de papel para mim não resolvem, porque a partir do momento em que você amarra algo na mão ou escreve uma frase num pedaço de papel seu cérebro interpreta isso como se você tivesse passado para o cordão amarrado na mão ou ao pedaço de papel a responsabilidade de lembrar do que precisa e apagará tudo da memória. Depois você vai ver o cordão ou ler a frase que escreveu, mas será incapaz de lembrar porque amarrou o cordão ou escreveu aquela frase.

Se tem que tomar um remédio às 7 da noite, por exemplo, faça uma frase-lembrete mental para você mesmo. Se liga a TV logo ao chegar em casa, diga a seu cérebro (e concentre-se nisso) que a TV é o remédio de todos os males, por exemplo. E lembre do seu remédio. Mentalize-o à medida que ordena a seu cérebro que guarde a frase. Ao chegar em casa e ligar a TV, se sua memória está bem treinada, a frase vem à sua cabeça e a imagem do remédio também.

Durante o dia há várias oportunidades para fazer sua memória funcionar e assim tornar sua vida mais fácil e sua memória apta para guardar muito mais informação e acessá-la com presteza quando você precisar dela.

Leia também:

Decorar não resolve

Como nossa memória funciona

Auxilie sua memória

Como memorizar um idioma novo

Como estudar

Como conseguir bons resultados em testes

(Zailda Coirano)

7 Comentários

  1. Olha, gostaria apreder fácil, porque estou com grande diculdade na faculdade, aprender ler e desenvolver a minha memoria esta franca tento, ler mais eu realmente não sei de nada.

    • Pois então fique de olho nesse blog porque vou publicar artigos que podem ser muito úteis e você poderá aproveitar as férias para ‘aprender a aprender’ e estar bem afiada quando as aulas recomeçarem.

    • Então fique de olho no blog porque vou publicar artigos que vão te ajudar a aprender, você pode aproveitar as férias para estar bem afiada quando as aulas recomeçarem.

  2. Carol

    Entao meu problema é o seguinte eu tenho algo de importante pra falar pra alguem mais na hora me esqueço completamente doque ia dizer..acho que tenho algum problema com o focoo doque devo fazer! Pode me ajudar com alguma dicaa?

    • Carol Se o que tem a dizer for realmente importante para voc, no seria normal esquecer. Se for um assunto que seria importante apenas para a pessoa com quem vai falar normal esquecer, pois suas prprias preocupaes podem desvi-lo do foco, como voc mesma disse. importante perceber se isso acontece com muita frequencia, se vem se repetindo mais de uns tempos para c. Se for o caso, consulte um mdico, porque s vezes com uma simples medicao (suplemento de vitaminas ou sais minerais) o problema pode se resolver. Um abrao Zailda Coirano

  3. O meu poblema é quando vou fazer prova!!!os professores da um certa parte do livro para q todos leiam
    e estudem para a prova com o comteúdo mas tenho um poblema eu estudo e estudo e estudo mas quando chega na hora de faze a prova min da um branco q eu não comsigo lembra de mas nada do q eu estudei é muito ruim isso.saber q vc estudou a horas para chegar na porva e num da en nada .por favor me ajuda!!!

Trackbacks

  1. Como guardar textos extensos na memória « Aprenda Fácil
