Como tirar proveito da aula

O aprendizado começa na sala de aula.

O aprendizado começa na sala de aula.

O aprendizado começa na escola e quanto mais proveito você tirar de sua aula menos vai ter que estudar depois para aprender a matéria. Em toda classe há algum “gênio” que não estuda e tira nota boa. Ele não é gênio, apenas aprendeu a tirar o máximo proveito da aula e por isso não tem necessidade de ficar horas e horas estudando depois.

Para aproveitar bem a matéria em primeiro lugar você deve chegar no horário, porque chegando atrasado você já perde uns minutos e chega como se tivesse caído de para-quedas bem no meio da explicação. Respeitar horário é um hábito a ser cultivado porque além de ajudar a aprender também evita interromper a aula. Não acredite que aqui no Brasil pode-se chegar 15 minutos depois da hora que não tem problema, os horários estão marcados para serem respeitados.

Sua atitude também é importante. Se você tem tendência a sonhar acordado ou se depois esquece o que ouviu, lápis e papel na mão e vá anotando o que for importante, ao final da aula dê uma lida em suas anotações e tente lembrar do restante. Force a memória porque quanto mais a usar, mais afiada ela ficará.

Não converse com o colega do lado sobre outros assuntos, mesmo que seja por alguns minutos. Se algum colega quiser conversar, faça sinal para deixar para depois.

Controle seu corpo, não fique pedindo para sair no meio da aula, senão você perde uma parte dela. Aprenda a exercer domínio sobre seu corpo, e só saia se tiver que sair mesmo. Questione-se para ver se realmente é imprescindível que você saia ou se dá para esperar até o final da aula.

Quando não entender, pergunte. Não é vergonha nenhuma, se você está lá é para aprender, e se não entendeu é justo que sua dúvida seja esclarecida e o professor não tem bola de cristal, só vai explicar de novo se alguém disser que não entendeu.

Com essas regras simples será bem mais fácil aprender e na hora de estudar, consulte as anotações que fez em classe. Para matérias mais extensas, vale gravar e ouvir depois. As anotações são muito importantes, quando minha filha estudava direito anotava todas as informações importantes num caderno, lá pelo 2º ou 3º ano antes das provas apareciam filas de carros com colegas dela para xerocar seu caderno.

Leia também:

Decorar não resolve

4 Comentários

  1. Excelente o blog,amiga!
    Temas importantes mesmo!
    Votei também.
    Parabéns por ajudar a educação tão necessitada em nossos dias.
    Bjss…milll

    • Na verdade não existe qualquer interesse de nossos governantes de melhorar a educação, então nós temos que nos mobilizar para encontrar novos caminhos, não acha?
      Obrigada pela visita e apareça sempre!

  2. Já aconteceu muito comigo sonhar acordado kkkkkk…
    No Pré-Vestibular tento manter atenção na aula, mas acabo pensando em outras coisas, sei lá, sei que acabo perdendo conteúdo por causa disso.

    • Isso é muito comum e pode ser provocado por uma aula excessivamente dissertativa, na qual só o professor fala e os alunos assistem a aula passivamente; por excesso de atividades que fazem que você consuma toda a sua energia durante o dia e quando chega à aula já está cansado demais para prestar atenção; porque os assuntos que estão sendo tratados não despertam o seu interesse.
      De qualquer forma seria bom conversar com seu professor para detectar as causas do problema, que inclusive podem ser outras que não citei aqui por falta de espaço, uma vez que podem ser dezenas ou até centenas.
      O importante é entender a causa do problema para conseguir combatê-lo e conseguir melhor aproveitamento durante a aula.

%d blogueiros gostam disto: