Mudanças ortográficas na Língua Portuguesa

Mudanças na ortografia da Lingua Portuguesa

Mudanças na ortografia da Língua Portuguesa

O ano de 2009 trouxe mudanças e a primeira com que teremos que nos acostumar é com a da ortografia da Língua Portuguesa. É claro que haverá um período de adaptação, mas quanto antes você incorporar as novidades ao seu cotidiano, melhor. Resistir e continuar escrevendo como antes só vai fazer com que você escreva errado.

O português é a terceira língua ocidental mais falada, após o inglês e o espanhol. A ocorrência de ter duas ortografias atrapalha a divulgação do idioma e a sua prática em eventos internacionais. Sua unificação, no entanto, facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros.

Com as modificações propostas no acordo, calcula-se que 1,6% do vocabulário de Portugal seja modificado. No Brasil a mudança será bem menor: 0,45% das palavras terão a escrita alterada. Mas apesar das mudanças ortográficas, serão conservadas as pronúncias típicas de cada país.

O que muda

As novas normas ortográficas farão com que os portugueses, por exemplo, deixem de escrever “húmido” para escrever “úmido”. Também desaparecem da língua escrita, em Portugal, o “c” e o “p” nas palavras onde ele não é pronunciado, como nas palavras “acção”, “acto”, “adopção”, “baptismo”, “óptimo” e “Egipto”.

Mas também os brasileiros terão que se acostumar com algumas mudanças que, a priori, parecem estranhas. As paroxítonas terminadas em “o” duplo, por exemplo, não terão mais acento circunflexo. Ao invés de “abençôo”, “enjôo” ou “vôo”, os brasileiros terão que escrever “abençoo”, “enjoo” e “voo”.

Também não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos “crer”, “dar”, “ler”, “ver” e seus decorrentes, ficando correta a grafia “creem”, “deem”, “leem” e “veem”.

O trema desaparece completamente. Estará correto escrever “linguiça”, “sequência”, “frequência” e “quinquênio” ao invés de lingüiça, seqüência, freqüência e qüinqüênio.

O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26, com a incorporação do “k”, do “w” e do “y” e o acento deixará de ser usado para diferenciar “pára” (verbo) de “para” (preposição).

Outras duas mudanças: criação de alguns casos de dupla grafia para fazer diferenciação, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como “louvámos” em oposição a “louvamos” e “amámos” em oposição a “amamos”, além da eliminação do acento agudo nos ditongos abertos “ei” e “oi” de palavras paroxítonas, como “assembléia”, “idéia”, “heróica” e “jibóia”.

26 Comentários

  1. Olá Comunidade Aprenda Fácil um bom dia!
    Sou Maria Aparecida de Oliveira, professora aposentada
    aqui em Curitiba pelo estado e municipio.Sou escritota,
    poeta e acima de tudo uma apaixonada pelo ato de escrever.
    Fico muito feliz quando vejo pessoas interessadas em fazer
    o bem . E, quando me deparei com esta página na Internet,
    meu coração sorriu…pois quero também contribuir para
    facilitar na adaptação, isto é, nas apreensão das novas
    regras pertinentes ás mudanças na nossa língua, que se
    constitue na 3ª, mais falada no mundo. Sabemos qe a 1ª é o
    inglês, 2º o espanhoi, e como foi dito …o português.
    Bem, pessoal… tô covidando vocês que gostam de aprender
    com facilidade o conhecimento…para visitarem o meu bloog
    que apesar da simplicidade, apresenta postagem inéditas
    sobre a educação, e um especial intitulado: “Minha língua
    resolveu mudar…”, texto produzido de forma lúdica …

    • É sempre bom ver pessoas que também gostam de contribuir para o aprendizado. Tentei acessar o link mas não consegui, vou enviar pedido do link por email.
      Apareça sempre

  2. Kelmária Martucheli

    Olá, sou professora de língua portuguesa e gostaria se possível, que me ajudasse nesse novo processo da nova norma da língua portuguesa enviando materiais para que eu possa aprimorar mais a minha vida profissional e ao mesmo tempo, está divulgando o seu lindo trabalho.

    Desde já, agradeço.

    • Vou entrar em contato com você por email, tudo bem?
      Obrigada pela visita e apareça sempre!

    • bruna caroline

      falou valeu

  3. Adriana

    Olá Zailda! Em primeiro lugar, Parabéns pelo blog! Gostei muito.
    Sou professora de português e estou com uma dúvida cruel!
    Notei que os livros didáticos e apostilas (sistema de ensino)estão revisando os textos escritos antes da mudança ortográfica. Você sabe me dizer se isso é possível??
    Eu não concordo com isso, pois se a mudança ocorreu a partir de janeiro de 2009, não podemos “mudar” um texto escrito antes dessa data.Será que estou errada?? Caso possa me ajudar, ficarei muito agradecida. Não consegui encontrar nada que fale sobre isso.
    Um grande abraço e muito obrigada,
    Adriana

    • Sinceramente eu também não sei te responder, por isso demorei um pouco para publicar o comentário. Mas encaminhei hoje a sua dúvida (que passou a ser minha também, já que não tinha me ocorrido essa questão antes) para uma pessoa que trabalha na Delegacia de Ensino aqui de minha região que me prometeu uma resposta precisa e oficial (e não na base do “acho que”) ainda essa semana.
      Portanto lhe peço que espere mais um pouco porque é melhor uma resposta oficial do que simplesmente publicar aqui a minha opinião, correto?
      Obrigada por encaminhar sua dúvida, apareça sempre!
      Um abraço

  4. Adriana

    Zailda, muito obrigada pela atenção.
    Vamos ver se descobrimos!!
    Um grande abraço,
    Adriana

    • Olá Adriana!
      Até amanhã já terei a resposta, ok?
      Um abraço.

  5. lorena

    qual foi a primeira mudança ortografica.e quando aconteceu

    • Olá Lorena!
      Eu infelizmente não tenho essa informação, só sei que nasci em 1957 e desde pequena elas estão sempre ocorrendo. Vou pedir aos leitores se caso alguém tiver essa informação que nos ajude, ok?
      Um abraço

  6. 2ª PARTE DO TEXTO>’MINHA LÍNGUA …resolveu mudar… de Maria Aparecida de Oliveira-Curitiba Pr.

    2ª PARTE DO TEXTO->”Minha Língua Resolveu Mudar” vou ter que me
    adaptar”…

    Batatinha quando nasce…
    se esparrama pelo chão…
    na palavra “anti-inflamatório,
    o “hífen” separa os dois”i”, então…
    “i” que finaliza a palavra “anti”
    e, o outro “i”, que inicia, ‘inflamatório”
    “se vogal” termina prefíxo, e inicia a 2ª…
    o hífen, no meio das duas se alinha…
    Em “contra-atacar”e “contra-almirante”
    olhe só a vogal “a” no final do prefíxo…
    ela, tá iniciando, a 2º elemento, da palavra…
    e, na Mudança Ortográfica leva o “hífen “!
    Você tem um micro-ondas?
    ( o tracinho, está lá…)
    bem no meinho do micro-ondas,
    porque os dois “o”s, estão lá…
    outros exemplos a estes seguem…
    “micro-ônibus” , “semi-interno”
    “etc”…”etc”…”etc”…”etc”…
    vogais iguais nelas o hífen, há…
    vogais diferentes, o hífen tá ausente!
    PREFÍXO,que termina com consoante,
    e que inicia o segundo elemento…
    (o hífen, leva, nesse caso, observemos…
    “super-racista” e “super-romântico”…
    ATENÇÃO! ATENÇÃOZINHA
    para o que vou agora dizer:
    “nos demais casos o hífen, não se usa”
    é importante e muito bom conhecer!
    Veja só que interessante…
    na palavra “supermercado”,
    “r” de super, e “m” de mercado diferem…
    é por isso, fica muito mais fácil
    pra não se usar o tal do hífen,
    onde há desigualdade…
    o hífen, foge e não existe,
    e a palavra é escrita “inteirinha”…
    sem tracinho ó minha gente!
    ATENÇÃO! ATENÇÃO! E ATENÇÃO!
    se o prefíxo é “SUB”
    O HÍFEN VAMOS USAR,
    se o “r” o segundo elemento, iniciar!
    acontece em :”sub-raça”
    e, também “sub-região
    e em todas do mesmo caso…
    “etc”…”etc”…”etc”…então…
    ATENÇÃO Ó MEUS AMIGOS !
    ( se o prefíxo for:”PAN” OU “CIRCUM
    e,o 2º elemento, começar por:”n” ou “vogal”
    como:pan-americano e circum-navegação.
    parabéns, o tal de “hífen”, usamos…)
    Ciranda, cirandinha…
    consoante no final…
    do prefíxo, ATENÇÃO,
    se o 2ºelemento, começar com vogal!
    nesse caso meu amigo,
    foge o hífen, sim senhor,
    não se usa o tracinho,
    olhe e veja com seus olhos:
    “hiper” com “r” termina…
    e, “ativo”, com vogal começa…
    é por isso, que em “hiperativo”
    o tracinho, foge ás pressas…
    O cravo brigou com a rosa…
    debaixo de uma sacada…
    a consoante,findou o prefíxo,
    e a “outra”, por vogal começada
    o cravo disse pra rosa:
    nesse caso, não usamos “hífen”…
    “superexigente” e”superamigo”
    “superotimismo”, “superaquecimento”
    “”supereconômico” vai ser pra todos
    que, “superrespeitarem”,as mudanças, eu digo…
    NÃO ATIREI O PAU NO GATO-TO-TO…
    (com os prefíxos:”ex”, “sem”, “além” “aquém”
    “recém”, “pós”, “´pré “, “pró”
    vamos usar sempre o hífen,
    ó meu amigo, veja só!
    “além-mar” e “ex-aluno”
    “além-túmulo”, vou dizer…
    “aquém-mar” e “ex-diretor”
    tá gostoso de aprender!
    “ex-prefeito” e “ex-presidente”
    “pré-histórico”, “pré-vestibular”
    “os sem-terra” e “sem-teto”…
    sofrem muito vou falar…
    “recém-casados”…estão felizes…
    é só festa e alegrar!
    “TEREZINHA DE JESUS…
    de uma queda, foi ao chão…
    e os sufixos de origem:Tupi-Guaraní…
    usamos o “hífen” é bom sentir…
    “capim-açu, “inajá-mirim”,
    testificam o que eu digo…
    HÍFEN !HÍFEN ! HÍFEN ! HÍFEN !
    vamos usar para “ligar”…
    duas ou mais “palavrinhas”
    que por acaso se “combinarem”
    nesse caso, dão-se as mãos
    sem perder o original…
    “Rio-Niterói”, “Eixo-Rio-São-Paulo”
    aprender é bom demais!
    MARCHA SOLDADO…
    CABEÇA DE PAPÉL…
    regra básica, ó meus amigos…
    pra se usar sempre o hífen,
    é diante da letra “h”
    “super-homem” é um bom exemplo !
    e, com “hífen”, diante da mesma vogal:
    “contra-ataque” e “micro-ondas”
    prefíxo terminado em “consoante”
    usa o hífen, diante da mesma “consoante”:
    “inter-regional”, “sub-bibliotecário”
    -“sem hífen, diante da consoante diferente…
    como percebemos em “supersônico”
    -sem “hífen”, diante de vogal…(ínterestadual)
    Batatinha…quando nasce
    esparrama pelo chão…
    com o prefíxo “sub”e, diante da palavra iniciada por “r”
    o “tal” de hífen, então se usa.( sub-raça e sub-região, etc…)
    NOTA!!!!!!!!!!!!!JÁ PALAVRAS INICIADAS POR “H”
    perdem essa letra e ajuntam-se, sem “hífen”( subumano )etc…
    OBSERVAÇÃO IMPORTANTE !(Implantação das regras desse acordo
    são previstas para acontecer no Brasil,
    a partir de janeiro de 2009.
    países que tenham o português como
    língua oficial:Portugal, Brasil, Angola,
    São Tomé e Príncipe, Cabo Verde
    Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste )
    bibliografia :”á partir da ávida leitura, que eu Maria Aparecida de Oliveira, fiz, a partir do recebimento de um “email”, sobre a Reforma Ortográfica,por
    um amigo…,que intitula-se:Guia Prático da Nova Ortografia(acordo
    Ortográfico da Língua Portuguesa 1990.) Implantação das regras desse acordo
    são previstas para acontecer no Brasil, a partir de 2009.-Editora Melhoramentos-2008.

    9
    Postado por Professora Cida Oliveira às 10:14 0 comentários
    “MINHA LÍNGUA RESOLVEU MUDAR …vou ter de me adaptar ( por Maria Aparecida de Oliveira em otubro de 2008 Curitiba Pr.)

    “MINHA LÍNGUA RESOLVEU MUDAR…vou ter de me adaptar!!!

    O tracinho é usado …
    antes da letrinha “h”
    muitos exemplos, nesta aula…
    com carinho, eu vou lhe dar!
    Vou cantar um “RAP-HÍFEN”
    pra você melhor “gravar”…
    me acompanhe, pois a Reforma
    Ortográfica, vai se apresentar…
    “anti-higiênico” ó minha gente,
    “anti-histórico” é bom saber…
    “co-herdeiro” e “macro-história”,
    vai do “hífen”…depender…
    “mini-hotel” e “proto-histórico”
    “sobre-humano”e super-homem”
    Exceção! Exceção! Exceção!
    é a palavra:”subumano” que,
    sem o “hífen”, escrevemos!
    Não se usa o “tracinho”,
    ou o hífen, a saber…
    em palavras como “estas”…
    que, com carinho, eu vou dizer:
    “aeroespacial”, “antiaéreo”
    “anteontem”, eu vi você…
    “autoescola” e “autoestrada”
    “coautor”,vamos dizer!
    “autoaprendizagem”, “coedição”
    são palavras escritas “juntas”…
    e, sem o hífen, vamos nessa,
    ó galerinha…nessa luta!
    “antieducativo” e “semianalfabeto”
    parecem “desengonçados”…
    mas é assim que é o correto
    nesta reforma admirável !
    “semiaberto” e “semiesférico”,
    seguem o mesmo rumo, é claro…
    Exceção ! Exceção ! Exceção !
    preste bem muita atenção…
    NO PREFÍXO “CO”, como fica
    nas palavras que se seguem ???
    ficam sem o “tracinho” , ou hífen,
    vejam o exemplo, que eu dou disto:
    “coobrigar”, e, “coordenar”
    “cooperar” e seus “derivados”
    sem o tal de hífen fica…
    praticando vou gravar!
    Tá aprendido, tá aprendido!
    se a “vogal” vem no final…
    da 1ªpalavrinha…e o “r” ou “s”
    a segunda principia …
    vai levar uma “barrinha”…
    vai levar uma “barrinha”…
    apelidos carinhosos…
    para o tal de hífen, eu dei…
    “.de tracinho” ou de “barrinha”
    o importante é aprender!
    “ciranda…cirandinha..”antipedagógico”
    e “anteprojeto”…
    são palavras, que eu agora…
    vou usar, para ilustrar…
    não levaram o “hífen”, nelas…
    isso eu posso afirmar!
    pois, o “r” ou “s”, não estavam
    na segunda palavra a niciar…
    essa aula é um “barato”…
    aprender com brincadeiras…
    bem por isso eu sugiro…
    praticar dessa maneira…
    “microcomputador” e “ultramoderno”
    sem o hífem, são escritos…
    “semideus”, e “seminovo”
    “semicírculo, mesmo jeito!
    “autopeça” e “geopolítica”
    e o “psedoprofessor”…
    deram adeus ao tal de “hífem”
    na Reforma Ortográfica!
    Já, o PREFÍXO “VICE”, deve,
    usar sempre com o HÍFEN
    “vice-rei”, ó minha gente…
    “vice-presidente”…etc…
    É…verdade…que a Reforma
    Ortográfica, é coisa séria…
    pois envolve outros países,
    que a nossa língua, segue.
    Muita, muita, atenção…
    na hora de escrever,
    pois daqui pra frente a gente “deve”
    até mesmo “desaprender”…
    aquilo que era considerado certo,
    “errado”…alguns são…a saber!
    “PREFÍXO”, que em Vogal, termina,
    e a 2ªpalavra, que com “r” ou “s” se inicia…
    “DOBRA”, o “s” ou “r”, ó meus amigos,
    sem o “hífem”, é evidente…
    “antirrábico” e “antirrúgas”,
    “antissocial” e “biorrítmo”
    “antirreligioso” e “contrarregra”
    “contrassenso” e ultrassom
    “ultrarresistente” é o que,
    se aprende pra todo o sempre!
    “batatinha quando nasce”…
    se esparrama pelo chão…
    eu entro nessa Reforma Ortográfica,
    com garra e com o coração!
    (nota:Esta é a primeira parte desse texto
    criado em 24-10-08, por Maria Apoarecida de Oliveira,
    residente em Curitiba Pr

  7. Francisco Zerlottini

    Este malfadado acordo, além de ser inútil e desnecessário, não atingiu os pontos que deveria, quais sejam, duas (ou mais) consoantes com o mesmo som. Os casos são ‘s’, ‘z’ e ‘x’, ‘j’ e ‘g’, etc., etc. Ora, como é que se explica a uma criança que está sendo alfabetizada que ela deve escrever ‘exato’ e falar ‘ezato’? Ora, se o fonema é “zzzzz”, que se colque o ‘z’ lá. Geraldo, janela, gente… Se o fonema é “jjj”, por que não se o colocar lá? Geraldo ainda vai, que é nome próprio. Mas gente? Por que não jente? Eu conheci um rapaz que tinha um problema de fonação. Ele não conseguia dizer o fonema “jjj”. Então, me lembro de uma conversa dele ao telefone: “Meu nome é Zeraldo… Sim, com “z” de gato”. Ora bolas.
    Os sufixos ‘esa’ e ‘eza’ são outro exemplo. O som é de ‘zzz’, mas tem de ser escrito com ‘s’, dependendo de a palavra ser derivada ou não.
    Deveriam ser mudadas essas verdadeiras palhaçadas da língua “portuguesa” (e outra coisa: no Brasil NÃO se fala português. A linguagem brasileira tem, com o português, a mesma relação que esta língua tem com o Latim: um é a ORIGEM da outra. A nossa língua foi enriquecida com palavras africanas, árabes, francesas, inglesas, etc.) Então, já que para UNIFICAR (???) alguma coisa, faça-se uma reunião de todos os países de línguas neo-latinas e voltemos todos a falar e escrever em Latim vulgar.
    Enfim, esse “acordo” ortográfico só poderia ser coisa desse analfabeto que é o presidente e seus asseclas.
    Francisco A. Zerlottini. BH/MG.

  8. não gostei da mudança ortografica, pois ainda não tenho o novo dicionário, e fui procurar algumas coisas na net sobre a nova ortografia e não achei. queria que vocês colocassem a procura online de palavras e significados na internet, aqui nesse site.tichau.!

  9. de 2009
    POR QUE O 1º DE MAIO?

    POR QUE O 1º DE MAIO?

    Em mil oitocentos
    e oitenta e seis sabemos…
    trabalhadores se uniram …
    lá em Chicago, sofrendo…

    Sofrendo…oh! crianças…
    na “pele”, a exploração…
    pela jornada de seu trabalho…
    queriam…eles a redução…

    Como é óbvio…em toda greve…
    sofreram dura repressão…
    e…quatro dos seus líderes…
    para a forca, foram então…

    Naquela cidade norte americana…
    a de Chicago, verificamos…
    o movimento gigante…
    ficou forte e caminhando…

    Caminhando pelo mundo…
    “pipocando”, muitas greves…
    Chicago, não ficou sozinha…
    o mundo queria o o rever-se…

    O “rever-se” de oito horas…
    do trabalho diário…
    solidariedade global…
    foi ficando genial…

    Ás péssimas condições…
    de trabalho, eram submetidas…
    então …três anos depois…
    um congresso Internacional, foi tido…

    Realizando o congresso…
    na cidade de París…
    ficou decidido…
    o “1º de Maio”, feliz!

    Feliz, porque os operários…
    organizaram manifestações…
    reafirmando sua ajuda…
    em pról de melhores condições!

    Em mil oitocentos e noventa…
    um ano, após o Congresso…
    em várias partes do mundo…
    “o 1º de Maio é um sucesso!

    Na França e na Áustria…
    o “1º de Maio”, foi visto…
    como uma greve geral…
    para respeitarem…suas conquistas…

    No Brasil país, que amamos…
    a coisa não foi diferente…
    os trabalhadores em 1895…
    em Santos, iniciaram o evento…

    No ano seguinte a “onda”…
    deste “ato solidário”…
    envolveu os brasileiros…
    comemorando o “1ºde Maio”!

    No final do século dezenove…
    em São Paulo e no Rio de Janeiro…
    começaram a se desenvolver…
    pequenas indústrias e cresceram…

    Em mil oitocentos e oitenta e um…
    havia…quarenta indústrias…
    e em apenas oito anos…
    mais de seiscentas…

    E assim queridos alunos…
    procurem saber muito mais…
    lendo com seriedade…
    este assunto…que atrai!

    (autora: Maria Aparecida de Oliveira
    Curitiba- Pr.- Brasil….->professora.
    NOTA:( este poema faz parte do projeto:”Paixão Por Aprender…
    em Paródias…Poemas e Acrósticos…Envolvendo a Literatura e Textos
    Práticos….”sob o nº594, do projeto “Fazendo-Escola” aprovado pela …
    Universidade Federal do Paraná, e executado No: Cei Doutel de Andrade-
    ( uma escola municipal de Curitiba…cuja autora da proposta preliminar…
    é a professora Maria Aparecida de Oliveira…e á convite seu, mais três
    colegas da referida escola, participaram da execução…com garra e talento,
    não podendo esquecer que o referido projeto envolveu também a creche..
    municipal ao lado do Cei Doutel, ” Creche Municipal Abaeté…somente a
    pré escola… sendo trabalhado ali…pela professora…”x”, colega de trabalho
    da professora Maria Aparecida de Oliveira já desde muito tempo, na
    escola do estado…em que trabalhavam…Só para se ter uma ideia… este
    projeto foi um sucesso através da participação…na “proposição e …
    execução do mesmo ….ao “Fazendo Escola”, pelas professoras:Maria
    Aparecida de Oliveira…mais quatro colegas …da rede municipal de
    Curitiba…) em…1999.

  10. Mariany

    Chato

  11. Terça-feira, 5 de Maio de 2009
    “SUPER MÃES PROFESSORAS”…

    “SUPER MÃES PROFESSORAS”…
    autor:Maria Aparecida de Oliveira
    de Curitiba Paraná Brasil-texto este, escrito
    em:maio de 1993 pela passagem do “Dia das Mães”…

    Senhor ! Hoje me prosto aos teus pés…
    Uma vez mais, a rogar…
    Proteja, dê forças…paciência…
    Estímulo divino, para as mães-mestras prosseguirem…
    Razão…Senhor! pela tarefa que cumprem dùbiamente…

    Mães dos seus filhos…e mães dos filhos dos outros…
    A professora, dignamente merece de todos…duplo respeito…
    Esperança no futuro que se horizonta…
    Sublimidade em cada sorriso que esboça…

    Penitencia-se cada vez que um aluno não aprende… como os demais…
    Renhida é a batalha, que enfrenta, e …é sofrida…
    Os obstáculos, não lhe metem medo…ela…
    Ferrenhamente…os vence…com sua capacidade…
    Está sempre inclinada a dar o
    Seu carinho, a sua amizade…para os
    Seres que estão sob seus ensinamentos…
    Onde houver uma dificuldade, ali está a mestra mãe…
    Responsável, peregrinando-se como Jesus…
    A elas, ás mães mestras, que Deus sempre
    Seja sua bendita luz!

  12. olha sou uma pessoa muito inteligente

  13. Caros amigos
    Em relaçao ao desenvolvimento da língua portuguesa, muito há por fazer, o melhor caminho é a pre-escola, que deve preparar seus profissionais para oferecer um ensino qualificado.

    • samara

      oiiiiiiiiiiiiiiii

  14. vi

    oi da para vc por no seu blog algumas palavras que sofreram mudancas

  15. vi

    ortograficas

    bijos brigada

  16. samara

    oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    taaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  17. Beatriz

    Oie,Zailda achei muito legal! Você me ajudou muito no trabalho de escola muito Obrigada!

  18. Raphaela

    é mesmo eu concordo com ela, é legale super interesante Fique com Deus

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