Perguntar não ofende

As dúvidas devem ser esclarecidas no momento correto.

As dúvidas devem ser esclarecidas no momento correto.

Muitos alunos têm vergonha de perguntar quando têm dúvidas, achando que vão parecer ‘burros’ ou que podem ser ridicularizados se fizerem uma pergunta idiota ou fora do contexto.

Perguntas feitas para esclarecer dúvidas não costumam ser ridicularizadas, a não ser que já tenham sido feitas e respondidas e você não tenha ouvido porque não estava prestando atenção. Se forem absolutamente fora de contexto também não costumam ser bem recebidas pelo professor porque desviam do assunto que estava sendo tratado.

Existe também um momento para perguntar. Não seja apressadinho, espere primeiro o professor explicar e só pergunte quando ele acabar o tópico. Às vezes, quando eu digo: ‘hoje vamos falar sobre sinônimos’, alguns alunos já levantam a mão para perguntar o que é sinônimo, nem esperam que eu comece a explicar. Outros alunos esperam até que eu já esteja 2 ou 3 tópicos adiante para perguntar algo que já ficou para trás ou que foi discutido em outra aula.

Se a sua dúvida não tem nada a ver com o que o professor está explicando agora, espere o final da aula e pergunte em particular, não interrompa com algo que não tem a ver com o que ele está falando.

Tirando sempre suas dúvidas dessa forma você verá que ao final ficará tudo mais claro e será mais fácil passar ao assunto seguinte.

Leia também:

Dúvidas, gente?

1 comentário

  1. Zailda,

    Percebo que quando estabelecemos estas regras no início do curso, os alunos tendem à interagir melhor nas aulas.

    A falta de questões em aula, também é um grande problema. O que, para mim, soa como desinteresse no conteúdo.

    Dr. Denis Siqueira
    CreditoeCobranca.com

%d blogueiros gostam disto: