Trabalhos escolares

O trabalho de casa é um auxiliar importante no aprendizado.

O trabalho de casa é um auxiliar importante no aprendizado.

Para agilizar o aprendizado o professor pode optar por pedir aos alunos que façam uma pesquisa adicional ou mesmo uma pesquisa prévia sobre o assunto estudado ou que será abordado. Essas pesquisas podem ser individuais ou em grupo, e se o professor opta por esse tipo de enfoque é porque a matéria é muito extensa para ser tratada apenas na sala de aula.

Ao fazer uma pesquisa, não se limite a procurar na internet, copiar e colar simplesmente. Leia, escolha as partes que forem mais importantes, resuma, procure figuras relacionadas. Aproveite essa fase para aprender e descobrir a matéria que está sendo enfocada. Alguns alunos nem se dão ao trabalho de ler o que estão copiando e é comum aparecerem textos com palavras como [editar] ou [imprimir], deixando claro que o aluno nem leu ou formatou o texto antes de copiá-lo na íntegra da Wikipedia.

Envolva-se com seu aprendizado, quando o professor pedir uma pesquisa, pesquise de verdade, leia vários textos sobre o assunto antes de decidir o que se encaixa no que o professor pediu e resuma para deixar apenas o que é necessário. As figuras são importantes se estiverem relacionadas ao trabalho ou se forem explicativas, figuras apenas para decorar ou ‘encher lingüiça’ desperdiçam a tinta de sua impressora e o tempo do professor.

Leia também:

Adiar – um hábito a ser eliminado

7 Comentários

  1. Elizom Oliveira

    Oi,
    Visitei o seu blog e gosteio muito.
    Faço pedagogia e neste semestre estou fazendo Pratica II. Vamos realizar mini curso para professores da rede pública. ficamos com o tema “dinâmicas”. pensamos em apresentar dinâmicas específicas referente a cada disciplina. gostaria de receber sugestões e dinamicas adequadas a cada disciplina.
    Obrigada pela atenção!
    Elizom – Limoeiro do Norte – Ceará

  2. Brenda

    Olá! Adorei seu blog e gostaria de uma sugestão. Estou no terceiro ano do Ensino Médio, meu professor de Filosofia quer que eu apresente um trabalho sobre Platão (individual). Já pesquisei tudo a respeito, só preciso de uma(s) ideia(s) em como apresentá-lo. Gostaria de apresentar com muita criatividade e que o meu professor gostasse bastante e os meus colegas também, poderia interagir com a turma, acho interessante… Será que poderias me sugerir algo? Obrigada desde já!

    • Sugiro que voce va contando a historia passo a passo e perguntando aos alunos o que acham que aconteceu e ir seguindo do gancho das respostas dos outros alunos. Se puder pode levar gravuras para ilustrar o que vai dizer. Pode fazer um powerpoint e apresentar na sala. Pode apresentar o trabalho com transparencias se houver possibilidade tecnica para isso. Pode apresentar um video sobre o assunto. Bem, “n” formas, se quiser mais sugestoes ou mais detalhes, envie-me um email zaildacoirano@gmail.com(desculpe a falta de acentos, estou respondendo por email). Zailda Coirano

  3. Brenda

    Gosto da ideia do powerpoint e gravuras. Mas a maioria dos colegas já apresentaram nesses estilo. Se não for encômodo, teria mais umas outras duas sugestões? Sem compromisso, se não tiver, muito obrigada desde já. Me ajudaste muito!!!!
    Beijos.

    • Ola Voce pode na hora de gravar usar um programa que adicione os efeitos do powerpoint no seu slide. Eu j fiz isso e deu muito certo. Um abrao Zailda Coirano

  4. Brenda

    Adorei, acho que vou fazer isso mesmo!!! Muito obrigada mesmo. Beijos.

