Gramática fácil

Estudar gramática é muito importante para falar e escrever corretamente.

Estudar gramática é muito importante para falar e escrever corretamente.

Estudar gramática é fácil, se você prestar atenção à aula e entender tudo o que o professor explicou. Interpretar textos sem saber gramática é uma temeridade, especialmente em uma língua estrangeira. Para interpretar os textos a gramática é tão importante quanto saber o significado das palavras. Sem ela você corre o risco de interpretar um verbo como se fosse um adjetivo e desvirtuar todo o sentido do texto.

Ao iniciar um curso peça ao seu professor para lhe indicar um livro de gramática complementar, para que você possa recorrer a ele quando as dúvidas aparecerem e o professor não estiver presente para esclarecê-las. Deixar o estudo da gramática de lado é um erro e quem faz isso costuma pagar caro por ele, porque à medida que o ensino vai progredindo vai ficando cada vez mais difícil acompanhar, até tornar-se impossível.

Estudar um idioma sem aprender a gramática é como ir ao médico e não tomar o remédio indicado. Você aprende a falar errado e depois fica muito mais difícil aprender a falar certo.

Leia também:

Por quê estudar gramática?

6 Comentários

  1. Anderson Souza

    ola, tudo bem com voce?
    Eu conheci hoje seu blog, gostei bastante dele.
    Adoraria se voce podesse indicar algum livro bom, para aprender mais sobre a gramatica.
    Se quiser pode enviar por e-mail.
    Obrigado desde ja.

    • Em breve vou indicar boas gramáticas de inglês, espanhol e português, para níveis básico, intermediário, avançado e aperfeiçoamento, portanto venha sempre porque deve ser publicado na próxima semana, ok?

  2. Nivailda

    Muito obrigado por sua ajuda!Com certeza esta sendo de suma importancia para mim.

  3. esse site é maravilhoso!

  4. Liz

    Por favor, indique-me uma gramática normativa em que a gente aprenda tudo ou quase tudo. Existeo pós graduação em gramática “pura”?

  5. Thaiis

    Cade minha resposta?

%d blogueiros gostam disto: