Grupos de estudo

Estudar em grupo otimiza o aprendizado.

Estudar em grupo otimiza o aprendizado.

Sou professora de idiomas desde 98 e nesse tempo todo tive duas classes que apresentaram um desenvolvimento durante o ano muito acima da média. Ficou claro até para eles como a classe toda progrediu em conjunto. O grupo todo evouluiu e isso proporcionou a eles um excelente ambiente dentro da classe. O segredo deles? Formaram grupos de estudo.

Eles combinaram entre si, dividiram-se em grupos de 3 ou 4 alunos que tinham horários semelhantes e chegavam 1 hora mais cedo. Faziam as tarefas em conjunto, bem como os exercícios orais e auditivos. Antes das provas estudavam e tiravam dúvidas em conjunto. O resultado foi ótimo e agora eles não são mais meus alunos mas sempre os vejo em seus grupos antes da aula.

Estudar em grupo ajuda muito porque a sua dificuldade não é a mesma de seu colega, então um tira a dúvida do outro. O que você lembra não é o que o outro lembra, então um preenche esse ‘lapso’ do outro. E sabe-se que duas cabeças pensam melhor do que uma, então 3 ou 4 pensando juntas conseguirão um resultado muito superior.

Pense nisso, forme grupos de estudos em sua classe e verá que seu rendimento será muito melhor.

Leia também:

Antes da prova

%d blogueiros gostam disto: