Interpretação de textos no Brasil

Há alguns anos foi feita uma pesquisa mundial sobre o analfabetismo e o Brasil ficou em terceiro lugar em número de analfabetos funcionais. O analfabeto funcional sabe ler e escrever mas isso não lhe serve para nada pois é incapaz de interpretar um texto.

E daí? – poderão pensar alguns de vocês – Afinal a pessoa não vai passar a vida interpretando textos na escola, então isso não tem grande importância. Ledo engano. Quando lemos uma receita de bolo ou um manual de instruções, na verdade estamos interpretando um texto.

“Interpretar um texto” é entender seu conteúdo e muitos brasileiros conseguem ler as palavras de um texto mas não conseguem entender a mensagem geral ou mesmo o seu significado.

Quando você aprende a interpretar um texto não está apenas desenvolvendo uma atividade que lhe dará nota na escola, está aprendendo algo que será muito útil pela vida afora.

Para mim a prova mais gritante de que essa incapacidade é real são as perguntas idiotas que temos que ouvir toda vez que entregamos um formulário simples para que as pessoas preencham. Muitos nem são capazes de fazê-lo sem ajuda, mesmo tendo diploma de segundo grau.

Dizer às pessoas que leiam os contratos antes de assinar é uma piada, uma vez que a maioria não entenderia nem se estivesse em português “normal”, estando em português formal e normalmente recheado de termos técnicos, torna-se ininteligível para a maioria.

É muito importante que você se dedique à interpretação não só para passar de ano, porque com certeza essa habilidade será um diferencial no futuro quando for procurar um emprego, abrir conta em um banco ou assinar um contrato de prestação de serviços.

Leia também: Interpretação de textos – passo a passo

1 comentário

  1. FERNANDA ALMEIDA

    ” Interpretação de texto no brasil” é um conteúdo muito interessante, pois, pois nos revela numericamente o quanto nós brasileiros somos leigos e o mais interessante foi o parágrafo que fala sobre a leitura de um contrato, realmente fica muito mais difícil compreender uma leitura formal.

%d blogueiros gostam disto: