Você só fala português?

Se você só fala português está perdendo chances preciosas no mercado de trabalho porque falar outro idioma é um diferencial e pode significar a diferença entre ter um bom emprego ou ter que se conformar com o primeiro que aparecer. A maioria das empresas hoje quando vai contratar funcionários faz uma pré-seleção através do preenchimento de uma ficha e com certeza nessa ficha haverá espaço para você preencher os idiomas que domina, mesmo que não vá usar em seu novo emprego.

A globalização, os mercados comuns a que aderiram vários países fez com que hoje as empresas abrissem seu campo de atuação para além das fronteiras de seu país, portanto precisam de profissionais que possam comunicar-se com seus clientes, parceiros e fornecedores. Não se admite hoje em dia que uma empresa não tenha em seu quadro pelo menos uma boa porcentagem de funcionários que dominem mais de um idioma.

Todo início de ano há uma verdadeira corrida às escolas de idiomas e cada uma oferece o que tem de melhor. Os novos alunos lotam suas salas de aula mas a maioria debanda antes de concluir seu curso. Por quê?

O imediatismo faz com que desistam, procuram a escola imaginando que falarão fluentemente o idioma em poucas semanas e sem qualquer esforço. Quando descobrem que terão que se empenhar por anos a fio para dominar completamente a nova língua, desistem. Ou então procuram a escola porque precisam do idioma “para ontem”. Já se candidataram a um emprego que exige uma fluência que não têm e a querem comprar a qualquer preço, para ser entregue no máximo em uma semana.

Infelizmente nós não somos entregadores de pizza, o que temos a oferecer leva anos para ficar pronto e não depende apenas de nós, um certo esforço e cooperação do aluno é desejável e abrevia bastante o processo. Portanto mesmo que você não esteja precisando desse idioma agora, talvez esse seja um bom momento para começar, mesmo porque nunca se sabe quando irá ser necessário, e boas oportunidades quando aparecem precisam ser aproveitadas porque não se sabe se aparecerão novamente quando estivermos melhor preparados.

Leia também: Inglês sem tradução

4 Comentários

  1. antonio diniz da silva

    gostaria de participar dessa metodologi de ensino, como devbo proceder? abraços e obrigado

    • Olá
      Você pode participar de um dos grupos, redes ou comunidades que estão na
      lateral do blog.
      Um abraço
      Zailda Coirano

  2. Julia

    Hoje dei uma olhada no seu blog e achei muito interessante,vou utilizar seu método de estudo, uma hora por dia!Obrigada

Trackbacks

  1. Por quê é tão difícil aprender inglês? « Aprenda Fácil
%d blogueiros gostam disto: