Grupo para professores de português – Interpretação de Textos

O grupo nasceu semana passada, ainda está engatinhando mas será um espaço para trocarmos experiências e também nossos trabalhos relacionados a interpretação de textos. Percebo que no Brasil os alunos têm uma grande dificuldade em interpretar um texto em inglês ou espanhol pelo motivo óbvio e claro que não conseguem interpretar bem mesmo quando está escrito em velho e bom português.

O grupo deverá ser de grande ajuda para todos os professores que participarem porque em breve teremos um bom acervo de textos já com questões, tornando o trabalho de todos mais fácil. Eu não trabalho especificamente nessa área, sou professora de inglês e espanhol mas considero importante primeiro conhecer o próprio idioma para depois aprender um segundo ou terceiro.

As dificuldades que temos no nosso próprio idioma costumam ser transferidas e amplificadas quando aprendemos outra língua, de forma que se o aluno tem problemas com o português, terá um aprendizado deficiente em outra língua que escolha aprender. Vencer as dificuldades em sua origem equivale a cortar o mal pela raíz, e é por isso que criei esse grupo, que já tem um blog de apoio, o blog Interpretação de Textos.

Conto com a participação de todos os leitores para que em breve já sejamos muitos e com muito material para dividir e usar em sala de aula.

Acesse o blog: Interpretação de Textos

Acesse o grupo: Grupo Interpretação de Textos

Leia também: Problemas para interpretar textos

assinatura pink

12 Comentários

  1. Paulo Roberto Teixeira

    Justamente o que estamos precisando aqui na Argentina, onde somos um grupo de profesores que estamos preocupados com esse tema.

  2. Julia

    Bom dia!Sou acadêmica do curso de português/literatura da ULBRA em Porto Alegre/RS.
    Estou fazendo estágio curricular em uma turma de 6ª série.
    A professora titular pediu que eu trabalhasse revisão de verbos e suas flexões,gostaria de solicitar ajuda,e se possível que me fossem enviados textos com interpretação que eu possa adaptar ao conteúdo que estou revisando.
    A turma tem alguns alunos de inclusão,com déficit cognitivo,se alguém tiver alguma sugestão de como posso tornar as aulas agradáveis…
    Obrigada!

  3. helen

    venho pedir a vc que me envie texto de interpretação comuns a nivel de oitavo ano. obrigada

  4. maria luciola martins

    MARAVILHOSO TER ESSAS DINAMICAS.oBRIGADO…..

  5. maria luciola martins

    MARAVILHOSO TER ESSAS DINAMICAS.oBRIGADO…..nÃO DISSE, POR QUÊ SÓ ENTREI HOJE NESTE PROGRAMA.

  6. maria luciola martins

    Estou no 2º semestre de serviço social, na faculdade:Fatene, em Fortaleza.E faço pós graduação em Arte E Educação E cultura Popular na Faculdade Darcy Ribeiro, também em Fortaleza,e sou formada em pedagogia pela Faculdade U V A.(Universidade Vale do Acaraú, Sede principal em Sobral.

  7. maria luciola martins

    Não sei que mensagem , vcs prefere! Se for elogios, parabéns. Tens um link bem variados,e gostaria de ficar em contato com vcs, sempre.

    • Olá Maria Luciola!
      Qualquer mensagem que reflita o seu pensamento será bem-vinda, naturalmente que sendo a pessoa educada e tendo algo a acrescentar.
      Apareça sempre.
      Um abraço
      Zailda Coirano

  8. Rosana Larios

    Oi Zailda,
    adorei o espaço criado . tenho uma menina de 14 anos, ela está na 8º série e tem muita dificuldade em interpretação de texto.
    Esta afetando todas as matérias principalmente quando os professores nas provas colocam textos longos.
    Estou preocupada pois penso no futuro…. o vestibular, como poderei resolver o problema?

    • Rosana, algumas dicas foram publicadas nesse blog, talvez encontre alguma que ajude. Acompanhando o blog em breve vai encontrar novas dicas e ajuda extra. Zailda Coirano

%d blogueiros gostam disto: