Aprender pela internet

Você deve estar pensando em escolas que oferecem cursos pela internet, mas não é bem disso que quero falar aqui. Claro que são a melhor forma de aprender na internet, mas também há outras. Em qualquer área sempre haverá sites onde você encontra informação útil, não sendo necessário matricular-se ou pagar nada.

Se você for uma pessoa organizada e que quer mesmo aprender, não terá problemas. Se o seu intuito é apenas aprender e não precisa de um diploma para comprovar o quanto sabe, basta dar buscas na internet e encontrar o que precisa.

Como a informação na internet está em diversos locais e é muito vasta, comece apenas coletando sites. Crie uma conta em um site de favoritos (recomendo o Delicious), faça buscas no Google usando as palavras-chave relacionadas ao assunto que está estudando, analise os sites que encontrar e aqueles que julgar importantes vá salvando no site de favoritos. O Delicious também tem extensão no Firefox e IE, instale para marcar os sites sem ter que visitar o Delicious, você pode fazer isso diretamente de sua barra de ferramentas.

Depois que já tiver achado sites relacionados aos assuntos que precisa estudar, leia as matérias com atenção, depois faça resumos em word e imprima para estudar. Faça exercícios online (muitos sites também têm testes e jogos online), entre no YouTube e busque vídeos com as palavras-chave relacionadas. Assista, baixe, ponha no seu celular.

Entre em grupos Google e comunidades com interesses similares (exemplo: se estuda web design, digite “layouts”, “templates”, “designer”, etc em suas buscas). Participe, faça perguntas, encaminhe suas dúvidas, debata. Com o tempo você se tornará um expert e estará ajudando outros que também querem aprender pela internet.

1 comentário

    Trackbacks

    1. Twitted by zailda
    %d blogueiros gostam disto: