Interpretação de Textos

leia

Toda semana eu recebo dezenas de pedidos para enviar dicas de interpretação de textos por email. Eu não envio dicas por email, eu posto as dicas no blog. Como eu não podia enviar dicas para cada pessoa que me pedia, criei o blog. Faço de uma forma que facilite sua busca, para que cada pessoa procure e encontre o que procura no blog. Caso você procure e não encontre eu posso ajudar.

O que eu não entendo é como as pessoas podem melhorar interpretação de textos se não leem. Não leem nem as dicas de interpretação de textos que posto aqui, acham mais fácil me enviar uma mensagem me pedindo dicas de interpretação e a postam embaixo de um artigo onde estão as dicas que estão me pedindo. Bastaria que lessem o artigo que não precisariam me pedir nada.

A primeira dica é: leia e você irá entender. Se não entendeu da primeira vez, leia de novo. Copie, imprima, grife as partes mais importantes. Se mesmo assim não entender, peça mais dicas por email mas explique qual é sua dificuldade. Ninguém vai ao médico e diz que precisa de um tratamento porque está doente. Temos que explicar os sintomas. Não posso fazer nada se você não me disser qual é sua dificuldade:

– não entende as palavras?

– não consegue se concentrar e precisa ler cada parágrafo várias vezes e se perde no meio do parágrafo?

– entende mas depois esquece o que leu?

– quer dicas para entender sem ter que ler (não tenho, procure um médium)?

Há vários problemas que interferem na interpretação, que vão desde à falta de vocabulário ou vocabulário pobre para o tipo de texto até problemas de concentração ou memória. Falta de organização também pode atrapalhar. Tensão nervosa idem. Tenho que entender primeiro qual é o problema particular (já que as dicas gerais não resolvem) para ajudar.

Mas antes de pedir ajuda tente acessar o que já disponibilizei aqui. Tentar entender já será o primeiro passo para interpretar textos.

Há um monte de links e menus na barra lateral do blog. Leia o que contém, procure os artigos por assunto, acesse outros blogs com conteúdo que podem interessar. Basta olhar aí na barra lateral do blog.

E aguarde para breve dicas em vídeo.

assinatura verde (2)

6 Comentários

  1. fernanda

    para você ZAILDA O QUE É INTERPRETAÇÃO DE TEXTO ?

    • Olá

      Volte no dia 25/07/2011 e você verá com detalhes o que eu penso.

      Obrigada pela visita.

  2. catia

    adorei a matéria! Gostaria que se pudesse mandasse via email sugestoes de interpretaçoes de textos com respostas pois pelo que vejo suas ideias são inovadoras!!
    Desde já agradeço!!

    • Se você é professora, acesse o grupo de interpretação de textos http://groups.google.com.br/group/interpretacao-de-textos e solicite sua inscrição (também há grupos de int. de inglês e espanhol).

      Se é aluna, acesse o blog dos grupos de interpretação http://intextos.blogspot.com, onde também encontrará apostilas em inglês, português e espanhol para download.

      Um abraço

      Zailda Coirano

    • Olá

      Entre para o grupo de interpretação, trocamos apostilas de interpretação.

      Obrigada pela visita!

  3. agente tem q ler aprender a viver!!

