Como fazer um “mapa mental”

Quando você tem muita matéria para estudar e já estudou bastante (mas não consegue lembrar direito os detalhes) coloque os pontos principais no caderno em forma de “mapa mental”. Os mapas mentais são desenhos com textos que o ajudarão a visualizar a em forma de desenho ou gráfico a matéria que pode estar contida em várias páginas de escritas.

Veja abaixo um mapa mental que eu preparei com o verbo “to be” no presente. Repare que depois de ter lido bem a matéria, já dá para entender o gráfico abaixo, basta olhar bem seus detalhes. Imagine então se você mesmo o desenhar!

mindmap

Depois de olhar bem você irá memorizar e se tiver estudado antes, após desenhar o mapa acima, tenho certeza que não irá esquecer e ficará livre dos famosos “brancos”, que são o terror dos alunos.

Como fazer o mapa

Para fazer, primeiro vá lendo o texto e grifando com cores diferentes as palavras-chave que o farão lembrar do que se trata. Use cores diferentes, como se fosse uma pirâmide. Escolha uma cor para 3 ou 4 palavras que são as mais importantes do texto. Depois grife em uma segunda cor palavras-chave que estão ligadas às primeiras e que também são importantes. Se houver, use cores para um terceiro ou quarto níveis, utilizando como exemplo o mapa que eu preparei com o verbo “to be”.

Naturalmente que eu usei vários recursos para fazer esse mapa em formato de imagem para usar na internet como exemplo, mas você não precisa usar nenhum desses recursos (e você nem tem tempo para aprender a usar isso agora, melhor guardar seu “fosfato” para estudar…). Você pode fazer isso com lápis e papel, já que não vai apresentar para ninguém, só quem vai ver e tem que entender é você.

A prática leva à perfeição

Se você é do tipo de pessoas que precisam “ver” para aprender, ou seja, se você é visual, esse recurso será muito útil para você. Com o tempo e a prática, da primeira vez que ler um texto você já irá classificar em seu cérebro as cores que irá usar depois para o seu mapa mental.

assinatura verde (2)

%d blogueiros gostam disto: