Ler para aprender

menino_lerMuitos alunos têm dificuldades para interpretar textos e redigir redações, quando chega a hora de prestar vestibular ou de iniciar a carreira profissional prestando um concurso vem o desespero: e agora?

Analfabeto funcional

No Brasil temos milhões de “analfabetos funcionais”, que são pessoas que sabem ler mas não conseguem compreender o sentido do que leem, ou que apenas compreendem parcialmente. O fato de os alunos poderem hoje passar de uma série à seguinte sem ter assimilado completamente o conteúdo faz com que esse número aumente consideravelmente e a internet é um terrível exemplo: vemos textos publicados que não respeitam as normas de gramática e outros tão confusos que não conseguimos sequer entender seu sentido.

O futuro dos blogs

Em um artigo de outro blog falei sobre o fim dos blogs e nele mostrei alguns dados sobre comparações entre os blogs e sites sociais como Orkut e também com o Twitter e YouTube. Para um povo que não tem o hábito da leitura é muito mais confortável decifrar mensagens de no máximo 140 caracteres ou ver vídeos do que ler um artigo de um blog, e se você leu até aqui isso demonstra que não faz parte da maioria, que se cansa logo nas primeiras linhas ou que “pensa que entendeu” antes de ler o conteúdo corretamente.

Os blogs são em sua maioria compostos de textos e se usam imagens e vídeos esses são apenas um complemento pois o foco principal é a palavra escrita. No entanto os blogs são no presente uma fonte incalculável de informação e cultura, versando sobre assuntos tão variados quanto os há em jornais, revistas, conversas de botequim e o que mais se possa imaginar.

São portanto peça fundamental na vida de quem quer se informar, adquirir cultura, aprender de forma fácil e imediata coisas simples como abrir uma conta de email ou coisas mais complexas – como interpretar um texto.

Sua postura

A postura de cada um ao visitar um blog é fundamental para determinar quanto de seu conteúdo será absorvido e usado posteriormente. Se ao visitar um blog você dá uma olhada e parte para outro local, você pode estar desprezando dicas preciosas, momentos de diversão e aquisição de cultura e informações que poderão ser necessárias futuramente.

Um blog pode ser como um livro, uma reportagem de jornal, um gibi ou qualquer outra coisa a que se proponha. Neles encontramos informação, diversão, questionamento, ideias. Lendo blogs você pode – também – formar-se, informar-se, desenvolver ideias e aptidões, encontrar parceiros ou simplesmente passar seu tempo na internet de forma criativa e proveitosa.

Interpretação de textos

A leitura diária pode incluir um ou dois blogs de sua preferência que têm como tema os assuntos que lhe interessam, mas também podem ser usados para complementar seus estudos. Podem ser usados para completar sua quota de leitura diária, tão necessária para quem necessita ler e escrever, e que ambiciona um cargo no futuro.

Para começar a aprender é necessário ler, ler muito, ler todos os dias. E ler tudo novamente quando não entender. Tomar notas quando for o caso. Questionar e perguntar quando necessário. Pensar e repensar o assunto, digerir o conteúdo e usá-lo para rever seus próprios conceitos.

Processo de aprendizado

Quando lemos parte do conteúdo é retido e servirá para criar novos conceitos, modificar conceitos antigos, moldar nossas ideias e aos poucos formamos o banco de informações que chamamos “cultura”. Não entendo alguém culto que não leia, ou que já não tenha lido centenas, milhares, milhões de livros. Ou blogs.

A digitalização da informação é um processo que acontece todos os dias e os blogs são uma ferramenta imprescindível para quem diz que quer aprender a interpretar. E é simplesmente impossível interpretar sem ler.

Recomendo a leitura de:

10 dicas para (não) conseguir o que precisa

Você sabe fazer um resumo?

Aprender pela internet

Blogs relacionados:

Questão de Classe

Interpretação de Textos

assinatura verde (2)

3 Comentários

  1. Olha eu tive aqui procurando textos de interpretação para quarta série e fui infeliz na minha busca!!Não encontrei!

    • Aqui não compartilho textos, só dicas para aprender a interpretar.

      Obrigada pela visita!

      Zailda Coirano

  2. josé

    Gostei quando vc fala que só interpretamos quando lermos (José)

%d blogueiros gostam disto: