Aprenda antes da prova

300_126328

Às vezes tenho a impressão de que alguns alunos querem aprender durante a prova e não antes dela, como seria de se esperar. As perguntas que fazem durante a prova deveriam ter sido feitas bem antes, de preferência quando o assunto foi explicado em classe.

Aprenda desde o primeiro dia

Aproveite todas as chances de aprender, não é decorando que você irá conseguir um bom resultado. Preste atenção às explicações, quando chegar em casa leia no livro o que foi explicado. O melhor momento para “estudar” é logo após a introdução do assunto, e não meses depois, quando você já esqueceu quase tudo o que foi dito em classe.

Pergunte

Se não entendeu, pergunte. O objetivo da aula é ensinar, e só há ensino se houver aprendizado. Não tenha medo de pagar mico ou pagar de ignorante. O que importa é o seu aprendizado. Se seu colega já entendeu, melhor pra ele. E vai ser melhor pra você também quando você entender.

Não deixe para a véspera

Ninguém aprende 40 páginas da noite para o dia. Você pode até decorar e tirar uma boa nota, mas o “conhecimento” que vem rápido vai embora mais depressa ainda. Na próxima prova você não vai lembrar nada do que aprendeu para essa aqui, e pode ser que esse assunto de hoje seja importante para entender o de amanhã. Faça bem feito da primeira vez para não ter que fazer de novo vezes sem conta.

Estudar na véspera ajuda?

Reler o que já estudou é bom, se bem que na véspera da prova o melhor é descansar, relaxar, dormir cedo para acordar com a mente desperta e descansada para fazer a prova. Sobrecarregar o cérebro com montes de informação fará com que seu desempenho seja pior e favorece os famosos “brancos”, problema que aflige os que estudam tudo na noite anterior.

O estado emocional conta?

Claro, se você começar a dizer para si mesmo que vai tirar uma nota horrível, suas chances de tirar uma nota abaixo da média irão aumentar. Se você estudou direitinho, se fez as lições e estudou um pouco a cada dia não há motivos para ficar nervoso na hora. Se fez tudo como deveria ser feito, vá tranquilo e descansado porque vai dar tudo certo.

Leia também:

Redação no vestibular

Prova de inglês – do modo fácil ou do modo difícil?

Quero aprender – método de choque

assinatura verde (2)

%d blogueiros gostam disto: