5 sugestões para aprender a interpretar textos

pair-readingMuitos alunos têm dificuldades para interpretar textos e mesmo os que consideram essa atividade fácil nem sempre conseguem êxito com todos os tipos de texto.

Seguem abaixo 5 sugestões para facilitar o desenvolvimento dessa habilidade:

  1. Leia bastante – quanto mais você lê, mais você se adapta a diferentes formas de escrever, mais contato você tem com a forma escrita do idioma e pelo desenrolar das tramas consegue entender as implicações explícitas e implícitas de um texto.
  2. Leia por partes – não adianta ler todo o texto sem entender nada. Leia cada parágrafo separadamente e passe para o próximo apenas quando entender completamente o anterior.
  3. Grife as partes que considera importantes – cada parágrafo tem sua razão de ser (pausa para introduzir os pensamentos do autor, descrição do cenário onde ocorre a ação, etc.). De acordo com a razão de cada texto, assinale as partes mais importantes grifando-as a lápis.
  4. Use o rodapé para seus comentários – sempre que ler, anote suas impressões sobre o que está lendo, dessa forma quando retornar à leitura poderá recordar o que essa leitura lhe despertou até aquele ponto.
  5. Situe o texto que está lendo – há o romantismo, o realismo, e cada um tem características próprias. Se você sabe a que “escola” pertence esse autor, ficará mais fácil entender o que ele escreveu. Minha leitura e interpretação mudam consideravelmente se estou lendo Machado de Assis ou Fenando Sabino, pois cada um tem uma forma de expressão e usam diferentes formas de expressão.

Leia também:

Interpretação de textos – material didático

10 dicas para (não) conseguir o que precisa

Material didático:

Apostilas de português

Apostilas de inglês

Apostilas de espanhol

assinatura vermelha (2)

1 comentário

  1. Willian Alexander Ramos

    gostei destas explicações, pois irá me ensinar muito sobre as minhas dúvidas sobre interpretações!!!!

%d blogueiros gostam disto: