5 erros fatais na hora de estudar

dmbtestClaro que ninguém quer tirar uma nota baixa, mas pelo se formos julgar pelo comportamento de alguns alunos, poderíamos pensar que tirar zero é o que almejam não só para a próxima, mas para todas as provas que tiverem que enfrentar na vida.

Veja abaixo 5 formas testadas para conseguir um desempenho péssimo em qualquer prova:

  1. Não preste atenção à aula – muitos alunos que tiram nota muito boa dizem que nunca estudam, vão bem na prova apenas escrevendo o que aprenderam durante a explicação do professor durante a aula. Isso significa que a introdução do professor (mesmo que você a ache chata e longa) é o alicerce para que você construa seu aprendizado sobre ele.
  2. Nunca pergunte – se tem dúvidas, deixe por isso mesmo. Faça de conta que está entendendo tudo, assim todos pensarão que você é inteligente e esperto. O que pensarão quando você tirar nota baixa? Se você acha tão importante o que os outros vão pensar de você, deveria também pensar nisso.
  3. Não faça lição de casa – a lição de casa – além de ser o momento de checar o que realmente você aprendeu – é também o momento em que seu aprendizado se solidifica através da prática. A prática é muito importante para o aprendizado, tanto que os especialistas afirmam que não há maus motoristas, e sim motoristas inexperientes. Isso significa que quanto mais praticar, mais e melhor irá aprender.
  4. Deixe para estudar na véspera – à medida em que aprendemos, ligamos as informações antigas (que já aprendemos e praticamos) às novas, para evitar que sejam esquecidas. É como quando amarramos um barco à margem para que não vá embora ao sabor do vento. Isso significa que temos que aprender por partes, em camadas, as camadas antigas servem para apoiar as mais recentes. Quando estudamos tudo de uma vez não há camadas, simplesmente jogamos um monte de informação em nosso cérebro e torcemos para que permaneça lá.
  5. Não leia os enunciados das questões – tente imaginar o que se espera que você faça e vá em frente. Não se preocupe se na questão está pedindo para marcar o que é verdadeiro ou falso, vá em frente e marque o que você acha que é. Esqueça as regras de gramática, leia tudo e marque o que parece certo.

Naturalmente que se você comete ou cometeu esses erros, já sabe o que acontece a seguir. Se quiser um bom desempenho na próxima prova, procure evitá-los e com certeza sua nota será bem melhor.

Leia também:

Aprenda antes da prova

Você sabe fazer um resumo?

Quero aprender – método de choque

Material didático:

Apostilas de português

Apostilas de inglês

Apostilas de espanhol 

VErmelha bonita

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: