5 perguntas indesejáveis

imagesVocê alguma vez deixou de perguntar algo que não tinha entendido porque achou que “pagaria mico” ou que o professor poderia não gostar de sua pergunta e dar uma resposta que iria expor você ao ridículo?

Veja abaixo 5 tipos de perguntas que são totalmente dispensáveis e que possivelmente não serão bem acolhidas pelo seu professor:

  1. Perguntas que não têm relação com a explicação – antes de perguntar, assegure-se que o que vai perguntar está relacionado ao que o professor está dizendo. Se ele está explicando algo sobre as células e você fizer uma pergunta sobre raios solares seu professor não irá responder da forma que você espera.
  2. Perguntas “atrasadas” – mesmo tendo relação com o conteúdo sua pergunta pode estar fora do contexto. Pergunte o que quer no momento da explicação. Depois que esta já terminou e o professor se prepara para outra atividade não é um bom momento.
  3. Perguntas para desviar o assunto – alguns alunos têm o hábito de desviar a atenção do professor com outros assuntos (que sabem que são do interesse dele) para que ele não termine o ponto e não dê tarefa. Essa não é uma boa tática porque a matéria terá que ser dada de qualquer forma, e se você ficar desviando o assunto, terão menos tempo para aprender depois. Além disso muitos professores percebem a tática e isso poderá expor você de forma desagradável.
  4. Perguntas que questionam o professor – ninguém gosta de ser questionado, ainda menos quem se prepara sobre determinado assunto. Se você não concorda com o que está sendo explicado, antes de se expor ao ridículo ou antipatia de seu professor, o melhor é conversar com ele no final da aula.
  5. Perguntas que antecipam o assunto – espere até que o professor chegue ao ponto que você deseja. Mesmo que você já tenha entendido os tópicos 1 e 2 e queira saber algo sobre o 3, respeite os outros alunos que não têm o mesmo ritmo que você. Espere para perguntar sobre o ítem 3 quando ele estiver sendo explicado, e não assim que o professor começar a explicar o ítem 1.

As perguntas são úteis e necessárias, mas esses 5 tipos de perguntas irritam qualquer professor, ainda mais se forem uma constante. Perguntar bem também é um hábito que você precisa cultivar e manter, pelo bem do seu aprendizado e de seu relacionamento com seu professor e colegas de classe.

Leia também:

Aprenda inglês no cinema

Ler para aprender

Aulas particulares

Material didático:

Apostilas de inglês

Apostilas de português

Apostilas de espanhol

ass verm

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: