10 dicas para interpretar um texto

leituraInterpretar um texto não é uma arte, é algo que todos nós deveríamos teoricamente estar aptos a fazer depois de devidamente alfabetizados, mas na verdade sabemos que na prática isso não é bem assim. Vários fatores podem contribuir para que tenhamos mais ou menos dificuldades para interpretar, como nossa cultura geral, se dominamos ou não o assunto tratado no texto, o vocabulário empregado e também o estilo do autor. Textos em estilo rebuscado, cheios de termos técnicos e frases longas (como essas que incluí aqui) podem confundir e o resultado vai deixar a desejar.

Não há como “ensinar” a interpretar um texto com um artigo apenas, é um longo processo que depende de uma ação global que leva tempo, mas aqui váo algumas dicas que poderão ajudar.

1- Leia todo o texto antes de começar a responder as perguntas. É necessário pelo menos saber do que se trata antes de tentar achar respostas. Desista da ideia de “ganhar tempo” sem ter que ler tudo, apenas “escaneando” as partes do texto que têm as respostas que procura. Para confundir, algumas vezes o que é afirmado em uma parte do texto é depois desmentido em outra parte mais abaixo. Veja no exemplo abaixo:

“Primeiramente escolhemos a segunda-feira para nossas reuniões mensais mas depois percebemos que esse era também o dia do maior número de faltas entre os funcionários, então optamos por transferir nossas reuniões para a terça-feira.

Se a pergunta for: “Em que dia acontecem as reuniões citadas no texto?” e você só ler a primeira parte, vai optar erroneamente pela opção “segunda-feira”, quando no final do mesmo parágrafo está escrito que elas foram transferidas para a terça-feira. Você tem que ler tudo antes de começar a responder para não cair nessa armadilha.

2- Leia o enunciado das perguntas antes de responder. Parece óbvio mas mais de um candidato perdeu pontos em provas de vestibular e concursos porque não reparou que o enunciado era: “marque a resposta que não é verdadeira” e, presumindo que deveria marcar a verdadeira, marcou a primeira que encontrou no texto e seguiu adiante. E isso nos leva à terceira dica.

3- Leia atentamente todas as alternativas antes de escolher. Uma alternativa que pode parecer verdadeira vai parecer menos apropriada depois que você tiver lido todas as outras. Nem sempre a primeira que parece verdadeira realmente é. Leia todas antes de se decidir.

4- Se as alternativas forem muito parecidas grife com o lápis a parte que é diferente. Nosso cérebro trabalha melhor com uma quantidade menor de informações de cada vez. Grifando as partes diferentes você irá focar apenas na parte que é diferente, já que a parte que é igual não irá determinar a alternativa correta. Veja nas alternativas abaixo e entenderá o que quero dizer:

a) O suspeito chegou ao escritório às 9 da manhã.

b) O suspeito deixou ao escritório às 9 da manhã.

c) O suspeito deu uma saída às 9 da manhã mas voltou logo em seguida.

d) O suspeito ficou no escritório por 9 horas.

Agora que já grifou a parte diferente, precisa voltar ao texto e ver se há referência à manhã (se não houver, já elimina a, b e c, sobrando apenas d); se retornou (elimina a, b, d e sobra c); e assim por diante.

5- Quando uma resposta pode estar contida em duas partes do texto grife-as e compare com cuidado. No exemplo dado na dica 1, você grifaria: “escolhemos a segunda-feira” e “optamos por transferir… terça-feira.” Depois você verá que se uma data é “escolhida” e depois “transferida”, vale a data para a qual foi transferida.

6- Preste atenção às palavras que parecem não ter importância. Essas palavras podem fazer toda a diferença. Veja as frases abaixo:

a) Ela não queria ir conosco, mas concordou no final.

b) Ela queria ir conosco, porém discordou no final.

c) Ela queria ir conosco, e concordou no final.

d) Ela não queria ir conosco, portanto discordou no final.

Vemos que há poucas diferenças nas frases, mas em a e c ela foi, enquanto que em b e d ela não foi. Também notem que em a e d ela não queria ir a princípio, enquanto que em b e c ela já demonstrou essa disposição de início. As palavras que determinam as diferenças são: não, mas, porém, e, portanto. Se você só lê superficialmente não vai perceber essas diferenças.

7- Em caso de dúvida, tente reduzir sua margem de erro. Se achar difícil responder a uma questão com quatro alternativas, tente reduzí-las a pelo menos duas, eliminando as que não podem ser. Geralmente esses testes contém pelo menos duas questões que são absurdas ou que podem ser eliminadas à primeira leitura. Com quatro questões em aberto, chutando sua margem de acerto será de 25% (a de erro será 75%, portanto bem maior). Eliminando duas respostas sua margem se equilibra, você tem 50% de chances de acertar ou errar. Não é o ideal mas a estatística já é bem mais favorável.

8- Responda primeiro o que sabe. Ficar perdendo tempo com questões mais difíceis fará com que acabe errando as mais fáceis. Nosso emocional pode nos ajudar ou atrapalhar e nós é que decidimos o que vai ser. Leia e se não conseguir achar a resposta, marque um “x” ao lado das questões que não consegue responder de primeira, responda as outras e siga assim, “pulando” e marcando as mais difíceis e resolvendo as mais fáceis. Quando terminar com as fáceis retorne às difíceis, se não puder responder reduza a duas alternativas e chute. Se você não sabe não há como descobrir a resposta.

9- Tente visualizar o que está escrito. Muitas vezes o que faz sentido no papel, quando visualizado não fará mais sentido e veremos que trata-se de uma “pegadinha”. Quando você lê “e ela entrou porta adentro esbravejando”, tente imaginar essa cena, assim ficará mais fácil entender o texto, as intenções do autor e perceber possíveis discrepâncias nas alternativas apresentadas.

10- Mantenha a calma. Não importa se o texto é longo, se é difícil, se há muitas questões. Desesperar-se só irá causar um bloqueio mental que o fará errar tudo e provocará o famoso e temido “branco”. Melhor responder calmamente (e corretamente) 70% das questões e chutar as outras (se não der tempo de resolver todas) do que fazer tudo às pressas e se enrolar todo.

Espero que essas dicas ajudem, voltarei com mais 10 em outra ocasião. Para receber notificações quando forem feitas atualizações, siga o blog ou algum dos links abaixo:

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10 Comentários

  1. Lucimar Vieira

    Obrigada Zailda, vou fazer bom proveito das dicas com meus alunos.

  2. jeannie

    Adorei o blog!

  3. Gilmara

    Oi Tudo bem você me ajudo muito aos pouco to conseguindo entender sobre a gramática
    To conseguindo interpreta texto eu to na 8° série mais nunca aprendi isso na quarta e fica muito difícil pra eu aprender isso porque eu na verdade nem sabia o que significava gramática
    Fim saber o que é isso na 8° mais não conseguia entender mais graça a seu site que encontrei
    Pelo Google eu to começando a entender poxa brigado por você existi meu como queria que você fosse minha professora de português pó você deve pensa que eu não sei por que eu não presto atenção não e bem isso e que eu nunca mesmo estudei isso vim começa a estuda na 8° a minha professora de hoje ela sempre chama agente de burros por não sabe o que e gramática por não sabe interpreta texto mais não e bem assim agente não tem culpa de não saber isso o professor que deve ensinar a nos alunos mais acho que essa professora minha não tem paciência pra ensina quem não sabe eu acho que ela e o tipo de professora que só que da aula pra quem já sabe :/ isso magoa por ela julgar agente por agente não sabe mais em fim ta me ajudando muito obrigado espero aprender muito mais com a senhora beijos

  4. Dione Paranhos

    Gostaria de saber o que o autor gostaria de saber nas questões..ex:quando? como?por quê? essas coisa intende?!
    ii preciso da resposta o mais rápido possível.

  5. Dione Paranhos

    i olha o site me ajudou muitxão viu?!

  6. Júnior

    Na boa você tem um QI muito elevado…
    Parabéns pelo seu site.

  7. Diva Aidar

    Oi Professora Zailda.
    Adorei seu blog. Gostaria de sua ajuda.
    Tô muuuito atrasada nos meus estudos. Todo fim de ano prometo pra mim que iniciarei o ano vencendo esse problema, mas lá se vai mais um ano sem resultado.
    Bom, novamente me prometi. O que acontece é que consigo manter disciplina por muito pouco tempo. Quando vou ver, novamente alguma coisa ou qualquer coisa já me tirou do rumo ( hoje mais usado”meta”).
    Professora vc tem alguma tecnica para me ensinar que reforce diariamente TER AUTO-DISCIPLINA?
    Obrigada
    Diva .

  8. João Vitor

    Olá Professora Zailda!Gostei muito desse site e gostaria q vc me ajudasse!Sou de São Luis – Ma e faço a 7ª serie.Queria me envisse provas de portugues com interrpretação de texto e questoes do conteudo da 7ª serie.De já agradeço a cooperação.Obrigado.

  9. Professora Zailda lhe desejo felicidade,gostei muito desse site.

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