Mnemônica–como ajudar sua memória

Veja abaixo o que encontrei na Wikipedia a respeito do assunto:

Uma mnemónica é um auxiliar de memória. São, tipicamente, verbais, e utilizados para memorizar listas ou fórmulas, e baseiam-se em formas simples de memorizar maiores construções, baseados no princípio de que a mente humana tem mais facilidade de memorizardados quando estes são associados a informação pessoal, espacial ou de carácter relativamente importante, do que dados organizados de forma não sugestiva (para o indivíduo) ou sem significado aparente. Porém, estas sequências têm que fazer algum sentido, ou serão igualmente difíceis de memorizar.

(Fonte: Wikipedia – Mnemônica)memo

Entendemos então que podemos criar recursos e fazer links para que consigamos recordar a matéria nova. Os recursos mnemônicos podem ser sugeridos pelo professor ou cada aluno poderá criar aqueles que irão funcionar para ele.

Para decorar os nomes dos imperadores romanos, por exemplo, e a ordem em que entraram no poder na Roma Antiga, minha professora de história passou algumas palavras para que decorássemos:

CESARION – CLANEGALO – VIVESTIDO

Cada sílaba dessas palavras corresponde à primeira sílaba do nome de um dos imperadores da Roma Antiga, na ordem em que estiveram no poder. Só para ter uma ideia da força desses recursos, isso foi há 40 anos e até hoje não me esqueci do nome dos imperadores ou da ordem em que estiveram no poder. Mesmo que eu raramente tenha usado essas informações elas ficaram “cravadas” em minha memória e acho que até a hora de minha morte (que espero que aconteça só daqui a mais uns 40 anos) imagino que serei capaz de puxar pela memória e acessar essa informação.

Quando ensino os possessivos para os alunos que estão começando a estudar inglês e eles têm dificuldade para lembrar qual se refere a ele (dele = his) ou ela (dela = her) eu escrevo no quadro:

mulher

A partir de então eles não se esquecem mais e não cometem mais erros nas tarefas ou provas.

Utilizo esses recursos para ensinar o nome das moedas americanas, a ordem dos adjetivos (até 6 deles), e vou sempre procurando formas mais fáceis para que meus alunos memorizem a informação importante. Alguns recursos “herdei” de alunos que também tinham o hábito de associar a informação nova à informação já retida na memória como forma de facilitar sua memorização.

Alguns professores utilizam poesias, acrósticos, e eu também uso formas verbais, o aluno associa uma palavra a um som da língua portuguesa, assim não terá dificuldades para repetí-lo quando necessário.

Você pode criar seus próprios recursos para decorar nomes, datas, fórmulas e outra informação que você achar difícil de reter na memória. Você pode também pedir a seu professor que a forneça, caso possível.

Falando em recursos mnemônicos, outro dia vi na internet algo sobre o “rap do verbo to be” e interessei-me pelo assunto. Infelizmente não consegui encontrar nada de concreto a respeito, só um site de um professor que promovia concursos com os alunos e premiava os que criavam uma música que ajudasse a lembrar as regras de uso e formação do verbo, mas vou continuar procurando.

Talvez fosse interessante criar uma seção no blog só com esses recursos nas áreas onde se concentram os maiores problemas para os alunos, não sei… estou aberta a sugestões e prometo ir publicando as que for me lembrando ou criando. Sintam-se à vontade para partilhar conosco as que você conhece ou já utilizou.

assinatura verde (2)

5 Comentários

  1. Obrigada pela sua boa vontade de ajudar-nos com seus conhecimentos!!!! A sua inicitiva é de grande importância para nós!!!!

  2. bana

    olá td bem?gostei muito da sua matéria,eu também usei por meios de signos p minha filha de seis anos os nomes dos países mais rico e ela guardou rapinho,aprendir essa tecna num livro de memorização foi muito bom.

  3. DORACY R. DOMINGUES

    obrigada vce é uma pessoa rica em conhecimentos!!!!!!!!!!!!
    Mais rica ainda em compartilhar seus conhecimentos.

  4. Nossa ONG Alfabeto Sem Amarras está divulgando seus estudos de simplificação das regras do idioma português. Não um sitema mnemônico, mas é interessante. É só acessar: http://www.alfabetosemamarras.org
    Obrigado. José Perea Martins. Presidente

  5. Lidia Lima Mota

    Obrigada pessoa especial enviada por Deus,por contribuir com as pessoas que tem difilculdades como eu,por favor me ajuda as vezes acho que tenho algum problema na cabeça.Me ajuda por favor.Fica com Deus.

%d blogueiros gostam disto: